Ensino Superior: EaD já é opção dominante entre novos alunos

Conforme levantamento da Educa Insights, o número de matrículas para educação a distância (EaD) vem aumentando vigorosamente no Ensino Superior. Aliás, mesmo antes da pandemia, a busca dos estudantes por vagas de graduação nessa modalidade já era crescente. Não apenas em função da economia gerada por mensalidades mais acessíveis e ausência de gastos extras com transporte e alimentação. Mas, sobretudo, pela democratização do ensino e pela flexibilidade que a EaD proporciona a todos que queiram acompanhar as aulas.

Além disso, vale salientar que esse avanço só vem sendo possível graças aos investimentos tecnológicos realizados por faculdades e universidades. Tanto em termos de estrutura e equipamentos quanto de adaptação de currículos e capacitação das equipes docentes. Isso porque, mais do que assegurar boa conexão à internet, foi preciso realizar melhorias em hardware e software. Afinal, para garantir a qualidade na educação, é fundamental tornar o ensino remoto tão efetivo quanto o presencial.

Os números da EaD

Ainda em relação ao levantamento da Educa Insights em parceira com a ABMES, é válido ressaltar alguns números. Por exemplo: em 2020, conforme o estudo, mais calouros se matricularam em cursos a distância do que nos presenciais. Ao todo, foram mais de 3,7 milhões de novas matrículas em instituições públicas e privadas – sendo 1,7 milhão (46,6%) em cursos presenciais e mais de 2 milhões (53,4%) na modalidade EaD.

Já entre as áreas que registraram maior interesse dos alunos na EaD, a saúde avançou 78% em relação a 2019. Nesse contexto, os cursos mais procurados no ensino a distância em 2020 foram Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem.

Como a Apple ajuda a transformar a EaD

Sem dúvida, os o ecossistema Apple é o melhor aliado da educação a distância. Afinal, a marca prioriza questões como produtividade, desempenho, segurança e privacidade – e ainda facilita a configuração e o gerenciamento remoto. Além disso, adotar os dispositivos da Apple em sua instituição de ensino pode cortar gastos sem perder qualidade. Isso porque os equipamentos trazem diversos recursos nativos – sem falar de outras oportunidades exclusivas. Por exemplo, o Pacote Pro Apps para educação, com produtos líderes no mercado a preços especiais. Desse modo, é possível levar a produção de videoaulas, projetos e apresentações a outro nível com facilidade.

Então, se sua instituição ainda não trabalha com o ecossistema Apple, entre em contato com nosso canal educacional! Nós ajudamos a fazer o melhor uso da tecnologia, com suporte profissional, tanto no ensino presencial quanto na modalidade remota. Além disso, oferecemos excelentes condições de aquisição. Consulte-nos e sinta a diferença!

 

Foto: iStock/fizkes

Compartilhe este post

Veja também: