Keynote: 5 dicas para construir apresentações que engajam

keynote draw

Parte integrante da suíte de produtividade iWork, o Keynote é uma ferramenta poderosa para tornar suas apresentações marcantes e atrativas. Com efeitos práticos e surpreendentes, garante rapidez e facilidade para criar slides memoráveis. Além disso, o aplicativo da Apple permite a colaboração em tempo real entre usuários e sincronização com outros dispositivos. Dessa forma, é possível integrar várias pessoas na criação ativa e simultânea dos projetos.

O Keynote conta com mais de 30 modelos de design, efeitos especiais cinematográficos e ferramentas gráficas incríveis. Ou seja, é o parceiro ideal para expor seus projetos de maneira imbatível. Afinal, não poderia ser diferente para a marca que tem o poder da apresentação em seu DNA. Prova disso está nos anúncios de novidades feitos pela Apple desde sempre, especialmente no “jeito Steve Jobs de comunicar”. Que tal, então, juntar as ferramentas e novidades mais recentes do Keynote com dicas e inspirações ao estilo de Jobs? Veja:

 

  1. Faça um roteiro

Planejar sua apresentação antes de sair incluindo informações nos slides é uma forma de agir com produtividade. Focando em seu objetivo, é muito mais fácil e rápido criar um projeto incrível. Assim, roteirize suas ideias, crie um slogan que traduza o conceito a ser transmitido à plateia. Isso é exatamente o que Steve Jobs fazia em suas apresentações. “Hoje a Apple reinventa o telefone” e “iPod, mil músicas no seu bolso” são alguns dos seus slogans. A partir dessas inspirações, pense no objetivo que você quer atingir com a apresentação. Indique os passos do seu projeto e mostre seus argumentos.

 

  1. Crie significado para o público

Os primeiros 30 segundos de sua exposição são determinantes para conquistar a atenção da plateia. Dessa forma, é importante demonstrar logo de início por que o assunto será interessante aos ouvintes. Assim, o público reconhecerá o significado da apresentação, com reflexos positivos ao engajamento.

 

  1. Promova comparações

Outro ensinamento de Steve Jobs é sobre a eficiência das metáforas para tornar suas mensagens mais atrativas e marcantes. Veja: “O computador é, para mim, a ferramenta mais notável que já inventamos. É como uma bicicleta para nossa mente”. Comparações curiosas e pertinentes ajudam a fixar as principais ideias da apresentação.

 

  1. Contextualize seus números

Sozinhos, os números não costumam criar impacto. Por isso, colocá-los num contexto ajuda a garantir um sentido mais real às estatísticas. Novamente, a inspiração vem de Jobs. “Vendemos 4 milhões de iPhones até hoje. Se você dividir 4 milhões por 200 dias, são 20 mil iPhones por dia, em média”. Ou “A bateria do iPad dura 10 horas em uso, o que significa que você pode pegar um voo de São Francisco a Tóquio e usar o aparelho sem precisar recarregá-lo”. Ou seja, também nesse caso, criar interrelações ajuda na memorização.

 

  1. Use os recursos do Keynote para ensaiar a apresentação

Quando o apresentador domina o assunto e transmite sua mensagem com naturalidade, fica mais fácil conquistar o engajamento do público. Assim, pratique antes de fazer sua apresentação. Treine em voz alta, grave sua apresentação, analise cada slide e cada mensagem-chave.

No Mac, você também pode ativar o modo escuro para se concentrar melhor na apresentação. Essa opção apareceu entre as novidades da mais recente versão do Keynote. Dessa forma, é possível destacar melhor o conteúdo da apresentação, enquanto janelas e controles escurecem, ficando em segundo plano. Outras duas inovações do Keynote são a câmera de continuidade e a gravação de áudios. A partir da câmera do iPhone, iPad ou iPod touch você pode digitalizar documentos ou tirar fotos que são exibidas instantaneamente no Mac. A função também é compatível com vários outros apps, como Finder, Mail e Mensagens. Além disso, no Keynote os áudios podem ser gravados diretamente no iPhone, iPad, iPod touch ou Mac. Também é possível editar a gravação a qualquer momento.

Gostou deste conteúdo? Então é hora de colocá-lo em prática, criando cada vez mais engajamento com o público nas suas apresentações. Faça o teste!

 

Foto: iStock/Jirsak

Compartilhe este post

Veja também: