Utilizado globalmente por empresas de todo os tamanhos, o ecossistema Apple é perfeito para organizações que adotam regime de teletrabalho. Afinal, a plataforma permite implementar e configurar dispositivos de forma totalmente remota. Assim, gestores, colaboradores e equipes de TI podem atuar de suas casas sem nenhum prejuízo a suas atividades. Até mesmo porque os equipamentos da Apple são os maiores aliados da produtividade, garantindo desempenho e segurança em todas as ocasiões.
Como configurar dispositivos remotamente
No ecossistema Apple, o gerenciamento remoto de dispositivos se dá pelo uso conjunto de duas ferramentas. São elas: um serviço de Mobile Device Management (MDM) e o portal online Apple Business Manager.
Com o MDM, cria-se uma conexão a cada dispositivo da empresa, permitindo fazer a configuração remota desses aparelhos. Já o Apple Business Manager torna o processo ainda mais eficiente ao possibilitar a gestão de dispositivos e usuários por lotes. Esse portal é gratuito para clientes corporativos da Apple que fazem a aquisição de aparelhos através de revendedores premium como a iPlace. A solução de MDM, por sua vez, deve ser contratada à parte – Mosyle e Jamf são ótimas opções.
Realizada a implementação dessas duas ferramentas, basta executar as três etapas abaixo para configurar dispositivos Apple para o trabalho remoto.
1. Registro de equipamentos
Utilizando o serviço de MDM e o Apple Business Manager, registre todos os dispositivos Apple da empresa. Isso pode ser feito com Mac, iPad, iPhone e Apple TV tanto novos quanto já em uso. É possível ainda registrar aparelhos pessoais dos funcionários. Dessa forma, eles podem usar em casa seus próprios dispositivos Apple e acessar todos os apps e documentos corporativos.
2. Gestão de dispositivos e usuários
Após o registro dos equipamentos, use as ferramentas de gerenciamento remoto para configurar dispositivos de forma customizada. É possível implementar apps e habilitar ou desativar recursos nativos, como a App Store. Com o Apple Business Manager, tais configurações podem ser vinculadas não apenas a dispositivos, mas também a usuários. Assim, sempre que fizer login num novo aparelho, o usuário encontrará apenas apps e recursos aos quais já está acostumado.
3. Distribuição de conteúdo
Todos os dispositivos Apple já vêm equipados com apps e recursos de produtividade, como a suíte iWork. Porém, na App Store você encontra uma infinidade de aplicativos voltados aos negócios. São mais de 200 mil apps profissionais, incluindo as melhores opções para garantir resultados e produtividade em home office. E, com o Apple Business Manager, apps podem ser comprados em volume e instalados via comando remoto. Ou seja, através do portal, você pode equipar com apps de trabalho todos os equipamentos de uma equipe ou mesmo da empresa de uma só vez. Assim, basta navegar pela loja de aplicativos e escolher as ferramentas mais apropriadas para o seu negócio!
Quer saber mais sobre o ecossistema Apple e sobre como configurar dispositivos de forma remota em sua empresa? Então contate agora mesmo a iPlace Corporativo e fale com um de nossos especialistas!