Tecnologia e educação: mais produtividade na volta às aulas

Pupil In Class Using Digital Tablet Looking To Camera Smiling

Nos últimos anos, o ensino em geral precisou passar por forte processo de adaptação devido às condições impostas pela pandemia. Assim, estudantes, professores e gestores se reinventaram para se adequar, primeiro, ao modelo de ensino remoto; e, posteriormente, híbrido. Aliás, tudo isso só foi possível com auxílio das ferramentas digitais, é claro. Consequentemente, até quem duvidava da capacidade da tecnologia para criar pontes e elevar o patamar educacional acabou se rendendo. Em muitas escolas, tecnologia e educação estão em sintonia – e a tendência é que essa relação siga se aprofundando.

Aumente a produtividade

Com o cenário cada vez mais animador, a maioria das instituições de ensino do país planeja voltar às aulas presenciais. Todavia, após cerca de dois anos em sistemas atípicos, essa volta à “normalidade” pode ser um tanto desafiadora. De qualquer forma, seja qual for o contexto, a tecnologia pode tornar tudo mais fácil, inspirador e produtivo. Confira:

Otimizando a gestão de tempo e tarefas

Há muitos aplicativos e estratégias para deixar tudo mais organizado. Inclusive, para melhorar a gestão de tempo e tarefas, é interessante utilizar apps que ofereçam uma visão geral. Por exemplo, o Calendars – um aplicativo que sincroniza todos os seus calendários no mesmo lugar. Além disso, oferece uma interface bastante intuitiva e altamente personalizável. Assim, é também uma opção interessante para acostumar jovens estudantes a noções de planejamento diário, semanal e mensal.

No entanto, ainda que a organização esteja em dia, é igualmente fundamental manter o foco durante a realização das tarefas. O aplicativo Focus To-Do oferece uma plataforma de organização baseada no Método Pomodoro, que intercala períodos de foco com descanso. Além disso, disponibiliza outros recursos para otimizar o tempo, transformando seu dispositivo móvel num aliado da concentração!

Exercícios imersivos aliam tecnologia e educação

Aqui no blog da iPlace Educacional, costumamos abordar as vantagens oferecidas pela tecnologia Apple para educação. Aliás, a marca oferece currículos de programação e de criatividade para alunos da educação infantil até a universidade.

No Programação para Todos, os alunos aprendem a programar de forma divertida, por meio de exercícios práticos e lúdicos. Dessa forma, os estudantes são constantemente motivados a criar soluções inovadoras para problemas reais. Inclusive, o novo guia complementar de atividades traz sugestões para todo o período de formação escolar, com atividades diversificadas.

Já o Criatividade para Todos proporciona um currículo elaborado junto a professores e profissionais da indústria criativa. Assim, são oferecidas informações e sugestões de atividades com embasamento técnico e pedagógico. O aprendizado ocorre no iPad, através de quatro ebooks – cada um dedicado a um formato: desenho, fotografia, vídeo e música. É a perfeita simbiose entre tecnologia e educação!

Ambos os currículos oferecem o ensino das novas habilidades e competências fundamentais previstos na nova Base Nacional Comum Curricular. Afinal, o futuro precisa de pessoas com capacidade de pensar criticamente, argumentar e resolver conflitos.

Quer implementar a infraestrutura tecnológica e os recursos educacionais da Apple em sua instituição de ensino? Então contate um especialista da iPlace Educacional agora mesmo e saiba mais!

 

Foto: iStock/monkeybusinessimages

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email