Como a leitura digital pode auxiliar no aprendizado

Como a leitura digital pode auxiliar no aprendizado

Num mundo cada vez mais conectado, hábitos simples frequentemente vão sendo deixados de lado. Por exemplo, a leitura – principalmente aquela mais concentrada e profunda. Por isso, é essencial que saibamos usar a tecnologia a nosso favor, incorporando-a adequadamente em nosso dia a dia. Se destacando nesse cenário, a leitura digital é um formato não tão recente, mas que se popularizou nos últimos tempos. Sem dúvida, representa uma prática que veio para ficar – e tem um potencial grandioso para auxiliar na educação em todas as suas frentes.

Quer saber como utilizar esse recurso da melhor forma para o aprendizado? Então, confira a seguir.

O que é a leitura digital?

Em primeiro lugar, é importante entender o que é a leitura digital. Ela pode ser caracterizada como a leitura em ambientes virtuais, notadamente a partir de dispositivos com acesso à internet. Mas já existem muitas opções offline também. Esse tipo de leitura não se dá somente com livros, abarcando também artigos, notícias, blogs e informações em geral. Dinâmica e multifacetada, a leitura digital pode incorporar ainda recursos como jogos, áudios e vídeos – sempre bem-vindos na educação.

Benefícios da leitura digital

Perdendo força e espaço gradualmente nos últimos anos, a leitura é parte fundamental no aprendizado e desenvolvimento de crianças e adultos. Por isso, é importante que se empreendam esforços para reabilitar ou renovar esse hábito. Presente desde a alfabetização, passando por todos os estágios da vida escolar até a graduação, a leitura ajuda também a descobrir o mundo, instigando a imaginação e desenvolvendo diversas habilidades mentais e sociais. A seguir, elencamos algumas das características que demonstram por que a leitura digital é tão importante. Acompanhe:

  • Acessibilidade e inclusão. A leitura digital é muito mais acessível, com todos os títulos a um clique de distância. Além disso, dispõe de recursos que incluem pessoas com deficiência. Assim, é uma forma plural e inclusiva de aprender e educar.
  • Democratização. Acervos digitais costumam ter custo menor que livros físicos. Além disso, abrangem uma infinidade de títulos, que em outras situações poderiam ser inacessíveis. Aliás, a partir deles e dos dispositivos móveis, a leitura pode ser realizada de qualquer local, a qualquer momento.
  • Diversidade. Como dito, nos dispositivos que permitem a leitura digital é possível ter acesso a um extenso volume de conteúdo. Por essa razão, é de grande auxílio nas salas de aula e no próprio dia a dia. Afinal, com acesso a múltiplos títulos, de diferentes autores e ideias, o discurso fica mais variado – e o aprendizado, muito mais rico.

Por onde começar?

Uma coisa é certa: a leitura será cada vez mais digital. Apesar de muitos serem saudosistas ou apegados aos livros físicos, hoje em dia as pessoas “vivem” o digital. Logo, esse é, definitivamente, um movimento sem volta. Nesse sentido, inclusive, os usuários Apple possuem recursos valiosos ao seu dispor. Por exemplo, o Apple Books – plataforma pensada para estimular e facilitar a leitura através de diferentes títulos. Além disso, o iPad é outro grande aliado – já que, entre suas inúmeras funcionalidades – serve também como leitor de ebooks, artigos, notícias e outras mídias.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios que a tecnologia Apple tem para a leitura digital? Entre em contato agora mesmo com a iPlace Educacional e converse com um de nossos especialistas!

 

Foto: iStock

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: