Professores têm a responsabilidade de preparar os jovens para o futuro, embora ninguém saiba ao certo como será o amanhã. Então, neste cenário de mudanças constantes, é preciso estimular competências-chave e habilidades abrangentes – como a curiosidade e a criatividade. E, com recursos como o iPad para planejar aulas inovadoras, os educadores encontram a melhor estratégia para atingir tal objetivo.
Desenvolvendo competências para o futuro
A nova Base Nacional Comum Curricular apoia-se em pilares como desenvolvimento do pensamento crítico e capacidade de resolver conflitos. Isso porque essas são características consideradas essenciais para que os jovens assumam um papel de destaque em suas vidas. Inclusive, não apenas no mundo do trabalho, mas também na condição de cidadãos. Afinal, a sociedade demanda cada vez mais sujeitos pensantes, com potencial para realmente fazer a diferença.
Assim, nada mais oportuno que dar protagonismo aos estudantes. Para tanto, cada um deve estar no centro do próprio processo de aprendizagem, testando possibilidades e buscando soluções para os desafios do dia a dia. Trata-se de uma abordagem que prioriza as metodologias ativas e “mão na massa”. Consequentemente, oportuniza aos alunos que aprimorem desde cedo habilidades e competências que serão importantes para a vida toda.
Como o iPad proporciona aulas inovadoras
O uso de tecnologias digitais torna o aprendizado hands-on ainda mais interessante. Com o iPad, por exemplo, é possível elaborar aulas inovadoras, que instigam a curiosidade e a atenção dos jovens.
Aqui no blog, falamos recentemente das experiências imersivas com o Metaverse, um aplicativo que usa realidade aumentada e conteúdo interativo para transformar as lições. Mas as potencialidades vão muito além.
Outra dica é o guia Criatividade para Todos. Originalmente intitulado Everyone Can Create, consiste num currículo elaborado junto a professores e profissionais da indústria criativa. São quatro ebooks com atividades e exercícios nas áreas de desenho, fotografia, vídeo e música, mas que podem ser aplicados a qualquer disciplina. Por exemplo, os estudantes recorrem a ritmos musicais para memorizar equações matemáticas ou produzem vídeos debatendo questões de Filosofia e Sociologia.
Faça ainda mais com o Apple Pencil
Ainda, alguns recursos adicionais multiplicam as formas de uso do iPad na educação. Com o acessório Apple Pencil, ganha-se um nível extra de destreza nas tarefas. Dá para escrever, desenhar e pintar diretamente na tela – de forma absolutamente natural. Assim, o estudante consegue anotar comentários ao lado dos textos didáticos, ou então escolher entre os 130 pincéis do app Procreate para elaborar telas com altíssima qualidade gráfica.
Já no Froggiepedia, são os estudos de biologia que ganham novos contornos. Nesse caso, o Apple Pencil serve como instrumento para dissecar virtualmente um sapo. Isso aprofunda o aprendizado de anatomia animal sem agredir a natureza.
Graças à capacidade de processamento do iPad, o usuário trabalha cada detalhe com o mais alto nível de precisão, de maneira rápida e sem travar. Extremamente responsivo, o Apple Pencil representa a união perfeita entre habilidades manuais e tecnologia digital.
Quer ainda mais sugestões de como elaborar aulas inovadoras? Então continue acompanhando nosso blog, pois voltaremos com novidades em breve. Aliás, se sua instituição já está pronta para trazer o futuro à sala de aula, basta entrar em contato com um especialista iPlace Educacional. Nossa equipe está sempre a postos para ajudar você a dar o próximo passo!
Foto: iStock/BartekSzewczyk