Use a Realidade Aumentada no iPad para transformar a experiência em sala de aula

2

Não é novidade que a tecnologia chegou para transformar o processo de ensino e aprendizagem. Ainda assim, existem ferramentas super inovadoras que são pouco exploradas no contexto educacional. É o caso da Realidade Aumentada (RA). Isso porque, as plataformas de RA proporcionam experiências imersivas, inspirando alunos e professores e fornecendo novas formas de aprender e ensinar. 

Essas ferramentas possuem a capacidade de transformar conceitos abstratos em experiências tangíveis, o que promove uma aprendizagem mais profunda e duradoura. Em sala de aula, elas permitem que alunos e professores sobreponham informações, imagens e outros tipos de conteúdo ao mundo real, facilitando a compreensão dos temas através de uma visão palpável e detalhada. 

Além disso, a RA facilita a personalização do ensino, o que é muito importante para impulsionar o progresso de cada aluno, afinal, cada um tem o seu próprio ritmo de aprendizado. Mas, da mesma forma que ainda existem dificuldades para usar a tecnologia como um todo em sala de aula, aplicar ferramentas de RA pode ser um desafio para os professores. 

Por isso, de forma simples e intuitiva, o iPad oferece tudo o que é preciso para colocar isso em prática. Com hardware e software desenvolvidos desde o início para aproveitar as vantagens da Realidade Aumentada, a Apple conta com a maior plataforma de RA do mundo.  

O equipamento é compatível com milhares de apps de RA, criados para transformar a maneira como o usuário trabalha, aprende, joga e se conecta com o mundo ao redor. E é claro que isso se reflete em sala de aula. No contexto educacional, o iPad permite visualizar elementos que de outro modo seriam impossíveis ou muito difíceis de ver.

Bom, agora que você já sabe disso, que tal descobrir alguns apps que vão impulsionar o ensino de disciplinas como matemática, ciências e literatura? Confira a seguir: 

 

Froggipedia

Ideal para o ensino de ciências, o app Froggipedia oferece um aprendizado construtivo envolvente, interativo e poderoso. Ele permite que os alunos visualizem o ciclo de vida do sapo, estudem o animal vivo em Realidade Aumentada e explorem órgãos, sistemas e vocabulário com um modelo realista. 

 

AR Makr

Recomendado para trabalhar disciplinas de alfabetização e literatura, o app AR Makr possibilita aos alunos aplicar a criatividade e seus próprios desenhos em um ambiente interativo para contar histórias. Com ele, os estudantes podem desenhar ou fotografar o próprio cenário, personagens e objetos, e depois importar e colocar esses elementos em um espaço físico usando a RA. 

 

Medida

Disponível no iOS 12 ou posterior, o app Medida usa a câmera e a Realidade Aumentada para medir as dimensões ou área de objetos ao seu redor. Nele, os alunos podem estimar o tamanho e a área de itens específicos e explorar o ambiente de um jeito novo e divertido. Para isso, a ferramenta marca extremidades e é capaz de reconhecer automaticamente algumas formas geométricas.

 

Tecnologia para ir além 

Mais do que um recurso tecnológico, a RA inspira e prepara os estudantes para os desafios e oportunidades que os aguardam. E os apps que utilizam essa inovação são perfeitos para promover uma aprendizagem sofisticada, em que a participação e a motivação dos alunos em todas as disciplinas é uma prioridade. 

 

Nesse sentido, o iPad é a melhor plataforma para aplicar recursos como estes, afinal, ele é equipado com tecnologias avançadas como acelerômetros, sensores de movimento, câmeras sofisticadas e um sistema operacional criado especialmente para o uso dessas ferramentas. 

Incrível, não é mesmo?! Fale com um especialista iPlace Educacional pelo link https://www.iplacecorp.com.br/educacional e descubra todos os benefícios que o ecossistema Apple oferece para a educação.  

 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email