A importância do ensino de programação para crianças

Young asia student remotely learn online at home in coding robot car and electronic board cable in STEM, STEAM, mathematics engineering science technology computer code in robotics for kids concept.

Frequentemente, trazemos aqui no blog assuntos relacionados aos benefícios e às novidades do ensino de programação para alunos de todas as idades. Afinal, dominar a linguagem da tecnologia está entre as habilidades profissionais que serão essenciais para o futuro. Logo, para maximizar os resultados, é interessante que os estudantes sejam introduzidos ao tema desde cedo. Principalmente porque com ferramentas como o Swift Playgrounds, é possível aprender o básico da nova linguagem brincando.

Invista no ensino de programação com a Apple

Como visto, é importante que o ensino de programação seja pensado para as fases e níveis específicos dos alunos. Afinal, o aprendizado tem que ser acessível e inspirador, para que os estudantes se mantenham sempre interessados. Aliás, foi assim que a Apple desenvolveu o Programação para Todos – um currículo que abrange lições da pré-escola à pós-graduação. Saiba mais a seguir:

Swift

Tudo começa com o Swift, uma linguagem de programação criada pela Apple que é usada por desenvolvedores profissionais. Os comandos utilizados no Swift são baseados em palavras simples. Ou seja, é uma linguagem de programação tão fácil de aprender quanto poderosa de usar. Aliás, os apps mais populares para iPhone, iPad, Mac, Apple TV e Apple Watch foram criados com o Swift.

Swift Playgrounds

O Swift Playgrounds é um app que ensina a programar em um mundo de quebra-cabeças e personagens divertidos. Através dele, os alunos têm seu primeiro contato com a linguagem de programação da Apple. Para isso o app oferece atividades simples e divertidas. Por exemplo, com a resolução de quebra-cabeças para dominar as noções básicas. Depois, gradativamente, os alunos têm acesso a atividades mais complexas. Afinal, o app foi desenvolvido para respeitar o ritmo de aprendizagem de cada estudante.

Tudo ocorre através de guias que incluem atividades em sala de aula que ajudam os alunos a entender os conceitos por trás do código. Além de exercícios digitais para praticarem programação e a solução de problemas. Esses guias possuem versões para alunos e professores, que estarão aptos a apoiar seus alunos em qualquer nível de aprendizado.

Quer adotar o Programação para Todos e outros recursos educacionais da Apple em sua escola, garantindo aulas interessantes e produtivas? Então contate um especialista da iPlace Educacional agora mesmo e saiba mais!

 

Foto: iStock/Chaay_Tee

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email