Programação para Todos: fique por dentro das novidades

Apple_Early-Learners_Presentation_10052021

Recentemente, falamos aqui no blog da iPlace Educacional sobre a importância e as vantagens do ensino de programação nas escolas. Na ocasião, explicamos por que a linguagem Swift é a mais indicada para introduzir o ensino de programação. Também mostramos como o aplicativo Swift Playgrounds funciona como a porta de entrada para o ensino de programação nas escolas. Aliás, ele integra o currículo Programação para Todos, que busca ensinar essa habilidade de forma divertida.

No referido aplicativo, os alunos conhecem o mundo da programação por meio de puzzles interativos, personagens divertidos e atividades envolventes. Além disso, o Swift Playgrounds utiliza a mesma linguagem de programação empregada por desenvolvedores profissionais – e é disponibilizado gratuitamente.

No artigo de hoje, nos debruçaremos sobre os recursos mais recentes apresentados pela Apple como parte do Programação para Todos. Confira:

Novo guia de atividades

O novo guia complementar de atividades do Programação para Todos inclui sugestões para todo o período de formação escolar. Assim, os educadores podem apresentar a programação aos estudantes ainda nos primeiros anos, começando a desenvolver o pensamento computacional. Por meio do aplicativo Swift Playgrounds, os alunos têm acesso a atividades diversificadas –  inclusive longe das telas. Aliás, numa das aulas de comandos de programação, os estudantes aprendem o conteúdo por meio de movimentos de dança! Da mesma forma, uma atividade sobre funções conecta os alunos ao aprendizado socioemocional, debatendo técnicas de relaxamento em detalhes. Consequentemente, os estudantes desenvolvem a base dos conceitos de programação com temas como ciência, arte, música e educação física.

Outra novidade é uma atividade introdutória de design de app inclusivo, já disponível no Apple Teacher Learning Center. Após realizarem a nova atividade, os educadores estarão capacitados para ajudar estudantes a transformar ideias em apps inclusivos e acessíveis.

O processo de design de app promove que os alunos identifiquem problemas importantes e criem protótipos com soluções criativas. Logo, promove o pensamento crítico entre os estudantes e os prepara para serem os inovadores do futuro.

Visão da Apple

De acordo com Susan Prescott, uma das vice-presidentes da Apple, “a programação e o design de apps são conhecimentos essenciais”. Isso porque ajudam os estudantes a pensar de maneira crítica e criativa, mesmo que não se tornem desenvolvedores de apps. Para ela, esse currículo “ajuda os estudantes a se tornarem pessoas inovadoras no futuro”. Isso porque o Programação para Todos auxilia em toda a jornada do pensamento computacional – dos primeiros passos ao primeiro app.

Atualizações no app Projeto Escolar

O app Projeto Escolar agora oferece fichas de avaliação. Com elas, os professores podem criar perguntas com muita facilidade. Além disso, a ferramenta de pesquisa serve para avaliar a compreensão, a reação e o engajamento dos estudantes durante ou após a aula. Para completar, as novas atualizações trouxeram também melhorias de configuração. Assim, os professores conseguem criar contas no app para os estudantes com pouco ou nenhum envolvimento da equipe de TI.

Quer adotar o Programação para Todos e outros recursos educacionais da Apple em sua escola, garantindo um futuro mais inovador? Então contate um especialista da iPlace Educacional agora mesmo e dê o primeiro passo!

 

Foto: Apple/Divulgação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email