Programação: conheça novos recursos para escolas primárias

Apple_Early-Learners_Presentation_10052021

Cada vez mais, a programação e o design de apps tornam-se conhecimentos essenciais aos profissionais do futuro. Enquanto isso, no presente, também ajudam os estudantes a pensar de maneira crítica e criativa. Ou seja: mesmo que eles não pretendam atuar como programadores ou desenvolvedores de apps, os ganhos são valiosos.

A Apple está sempre atenta para oferecer novidades capazes de apoiar o ensino em todas as suas fases. Inclusive, disponibilizou recentemente novos recursos para alunos e educadores do ensino primário. Com isso, o aprendizado da programação pode ser potencializado desde o jardim de infância até a universidade.

Entre as novidades, destaca-se um guia de atividades do Programação para Todos voltado ao ensino básico. Também há uma atividade de design de apps inclusivos e atualizações no app Projeto Escolar. Assim, os materiais de apoio aos educadores ajudam os estudantes a se tornarem pessoas inovadoras.

As novidades da Apple para o ensino de programação

Com o design de apps inclusivos, os educadores podem experimentar a nova atividade com uma hora de duração. Desse modo, conseguem apresentar aos seus alunos o mundo da programação e do desenvolvimento de aplicativos. Além disso, as atualizações do app Projeto Escolar trazem fichas de avaliação e permitem que os educadores usem-no em seus próprios aparelhos.

Ao mesmo tempo, os designers instrutores da Apple colaboram com educadores para ajudar no ensino e aprendizado com Swift. A saber, uma linguagem de programação poderosa e de código aberto da Apple que também é usada por desenvolvedores profissionais. Assim, professores recebem o suporte necessário para orientar os estudantes em seus primeiros passos no desenvolvimento do pensamento computacional. Sobretudo ao aliar o app Swift Playgrounds ao novo guia complementar de atividades do currículo Programação para Todos.

Com interações e atividades longe das telas, estudantes do jardim de infância até o terceiro ano debatem, descobrem e jogam. Desse modo, desenvolvem a base dos conceitos de programação com temas como ciência, arte, música e educação física. Por exemplo, uma aula de comandos de programação é ensinada por meio de movimentos de dança. Já em uma atividade sobre funções, os estudantes devem debater técnicas de relaxamento em detalhes, conectando ao aprendizado socioemocional.

 

A importância do estímulo ao aprendizado desde o ensino primário

Aprender a base da programação desde cedo ajuda os estudantes a ouvir, comunicar e pensar de novas maneiras. Além disso, pode contribuir para melhorar a confiança dos alunos. Essa é a opinião de Leticia Batista, doutora em educação e professora bilíngue do jardim de infância da McKinna Elementary School em Oxnard, Califórnia. Segundo ela, a programação iguala os estudantes sem depender da língua que falam em casa. Ao mesmo tempo, ajuda a criar uma comunidade mais forte de pessoas que resolvem problemas.

 

Faça mais com as melhorias da Apple

Com a nova aula da Apple, os educadores podem ajudar estudantes a transformar ideias em apps inclusivos e acessíveis. Afinal, o processo de design de app auxilia estudantes a identificar problemas importantes e planejar, criar um protótipo e programar soluções criativas. Dessa forma, inspira os estudantes a pensar de maneira crítica para desenvolver apps inclusivos para todos. Assim como os prepara para serem os inovadores do futuro.

Com as novas atualizações, o app Projeto Escolar oferece uma ferramenta de pesquisa popular entre educadores chamada fichas de avaliação. Diante disso, os professores podem criar perguntas com facilidade para avaliar a compreensão, a reação e o engajamento dos estudantes. Seja durante ou após a aula. Além disso, as novas melhorias de configuração do Projeto Escolar dão aos professores a capacidade de criar contas no app. Desse modo é possível auxiliar os estudantes com pouco ou nenhum envolvimento da equipe de TI da escola.

O ensino básico do Programação para Todos já está disponível gratuitamente para famílias e educadores em apple.co/code-early. Inicialmente o guia está disponível em inglês, holandês, francês, alemão, italiano, norueguês, espanhol e sueco. Mas em breve ele será lançado em outros idiomas. Por sua vez, a atividade de design de apps inclusivos está disponível no Apple Teacher Learning Center. Já a versão beta do app Projeto Escolar pode ser acessada no AppleSeed para TI.

Quer implementar o ensino de programação e outros recursos educacionais da Apple em sua escola primária? Então contate um especialista da iPlace Educacional agora mesmo e saiba mais!

 

Foto: Apple/Divulgação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email