Swift: um código aberto que ajuda a transformar a educação

swift-CRED-Apple_Divulgacao

Desde 2014, quando foi criada pela Apple, a Swift se propõe a ser uma linguagem de programação simples e poderosa. Afinal, ela garante um aprendizado fácil, divertido e intuitivo nas mais diversas etapas do ensino: da educação básica à profissional. Aliás, por ser em código aberto, permite que qualquer pessoa com uma boa ideia consiga fazer coisas surpreendentes. Tanto ao desenvolver apps para iOS quanto para Mac, Apple TV e Apple Watch.

 

Vantagens de utilizar código aberto

Tanto para quem trabalha com tecnologia quanto para estudantes em fase de aprendizado, o código aberto proporciona inúmeras vantagens. Aliás, eles vão além do acesso gratuito que dispensa os custos de licenciamento, veja:

Disponibilidade

Quando se trabalha com um código fechado, os softwares e produtos relacionados podem ser descontinuados a qualquer momento. Logo, o fato poderá deixar os usuários sem acesso e suporte para seus projetos. Enquanto isso, o código aberto conta com muitos desenvolvedores atuando constantemente para mantê-lo em atividade. Sobretudo porque qualquer pessoa com habilidades suficientes em programação consegue contribuir para realizar atualizações.

Agilidade e segurança

Com uma grande quantidade de usuários trabalhando em softwares de código aberto, a resolução de erros se tornam mais rápidas. Assim como a criação de novas funcionalidades. Ao mesmo tempo, a agilidade em corrigir problemas também é um ponto a favor da segurança. Não apenas para contornar situações, como ainda para prevenir e evitar possíveis riscos. Visto que é possível analisar o código para se certificar de que ele realmente não executa nenhuma ação indesejada.

Colaboração e aprendizado

Uma linguagem de programação de código aberto incentiva a realização de projetos com caráter colaborativo. Afinal, inspira a troca de ideias dentro das diversas comunidades de desenvolvedores. Ao mesmo tempo, os usuários conseguem utilizar os códigos para melhorar suas habilidades. Sobretudo ao analisar e estudar o código-fonte disponibilizado.

 

É por isso que o Swift também está nas salas de aula

Por ser uma linguagem rápida e eficiente, a Swift é uma das principais escolhas dos desenvolvedores. Visto que responde em tempo real e pode ser agregada com facilidade a um código Objective-C existente. Além disso, ela permite criar códigos mais seguros e confiáveis para oferecer uma experiência ainda mais rica nos apps. Por exemplo: um algoritmo comum de busca obtém o resultado muito mais rápido com Swift. Até 2,6x mais rápido que Objective-C e até 8,4x mais rápido que Python 2.7.

Logo, os desenvolvedores não são os únicos que conhecem o potencial da linguagem Swift. Pois universidades e instituições acadêmicas do mundo todo ensinam com Swift e Xcode no Mac. Dessa forma, oferecem aos alunos as melhores ferramentas para criar apps incríveis. Além disso, com o currículo gratuito Desenvolva em Swift da Apple, nunca foi tão fácil passar das noções básicas de código ao desenvolvimento de apps com Swift.

 

O código Swift está aberto para todos

Swift é grátis e em código aberto, e está disponível para desenvolvedores, educadores e alunos sob a licença Apache 2.0. Aliás, a Apple oferece binários para macOS e Linux que podem compilar código para iOS, macOS, watchOS, tvOS e Linux. Já para ajudar a linguagem a crescer ainda mais, a Apple criou uma comunidade onde os usuários podem contribuir diretamente no código fonte da plataforma Swift.

 

Comece a usar Swift

Para começar a usar Swift em sua escola, baixe The Swift Programming Language de graça na Apple Books Store. Assim será possível aprender como a linguagem Swift deixa a programação mais fácil, flexível e divertida. Em seguida, conheça o Xcode, o app do Mac usado para criar vários apps para Mac e iOS. Afinal, ele tem todas as ferramentas que você precisa para criar um app fantástico. Além disso, pode ser baixado de graça na Mac App Store. Enquanto isso, também é possível aprender e ensinar programação diretamente no iPad, de maneira fácil e divertida com o Swift Playgrounds.

Caso queira ficar em dia com as últimas notícias relacionadas, basta acessar o blog dos desenvolvedores. Desse modo você obtém informações detalhadas e confere um panorama avançado sobre a plataforma Swift. Ao mesmo tempo, pode acessar excelentes recursos como guias, vídeos e código de amostra totalmente gratuitos.

Quer saber mais detalhes sobre o uso da linguagem Swift e de dispositivos Apple em sua escola? Então entre em contato agora mesmo com a iPlace Educacional e fale com um de nossos especialistas!

Foto: Apple/Divulgação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email