Descubra a versatilidade do Apple Pencil para a educação

apple-pencil-na-educ-CRED-Apple_Divulgacao

Apesar de sua aparência familiar, o Apple Pencil oferece uma forma completamente nova de implementar o iPad na educação. Isso porque ele reúne uma seleção incrível de ferramentas e efeitos num único instrumento. Dessa forma, pode servir como um lápis, uma caneta, um giz e muito mais. Aliás, consegue até fazer as vezes de um bisturi (sem os riscos reais de cortes!) em aulas de ciências e biologia. Desse modo, é perfeito para impulsionar alunos e professores ao desenvolvimento e à liberdade criativa de ideias e projetos.

Inspire-se com a iPlace e descubra a versatilidade do Apple Pencil para apoiar o ensino – da educação básica à universidade.

O melhor de dois mundos com o Apple Pencil

Nos últimos anos, o valor do ensino da escrita cursiva vem sendo debatido e reavaliado entre profissionais da educação. Tanto que são poucas as escolas que ainda apostam em folhas pautadas e cadernos de caligrafia durante a alfabetização. Pois, de certa forma, eles representam um exercício mecânico de padronização contrário à filosofia de construtivismo defendida pela pedagogia moderna.

Ao mesmo tempo, a escrita manual (livre) é destacada como principal responsável por desenvolver importantes habilidades psicomotoras e cognitivas dos estudantes. Além disso, contribui para a coordenação motora fina e estimula capacidades como memorização, compreensão e foco. Assim, ainda que o mundo esteja num período de constante avanço tecnológico, há muitas vantagens em equilibrar as experiências ao combinar meios de ensino analógicos e digitais.

Para tanto, o iPad e o Apple Pencil são os recursos ideais, já que favorecem o maior engajamento dos alunos. Mais do que isso, no iPadOS, a sensação de escrever no papel é ainda maior. Especialmente porque seus sensores sofisticados de pressão e inclinação proporcionam a mesma sutileza de detalhes que as ferramentas tradicionais. Além disso, a resposta ultrarrápida cria uma experiência natural e suave. Assim, os alunos podem fazer de tudo: caligrafia, desenhos técnicos, efeito esfumado, pintura em aquarela ou a óleo. Exatamente como num papel de verdade, mas com recursos que vão além da realidade.

Aliás, recursos poderosos do Apple Pencil deixam mais fácil escrever ou desenhar em qualquer documento do Pages, Numbers ou Keynote. Assim como incluir no mesmo instante comentários, PDFs, fotos, links e muito mais. Ou seja: trata-se do acessório perfeito para tudo que alunos e professores precisam fazer.

Potencial dentro e fora da sala de aula

Além dos recursos nativos e gratuitos, na App Store você encontra uma vasta coleção de aplicativos incríveis para a educação. Com isso, alunos e professores podem explorar todo o potencial do iPad e do Apple Pencil dentro e fora das salas de aula.

Para Biologia

Com o app Froggipedia, é possível investir num aprendizado construtivo, envolvente, interativo e poderoso a partir do iPad. Afinal, ele dá aos estudantes uma visão completa do ciclo de vida de um sapo – de girino a anfíbio saltador. Desse modo, leva as aulas de anatomia a um novo nível de imersão. Para tanto, usa recursos de realidade aumentada, apresentando em detalhes os sistemas esquelético, muscular e nervoso de um sapo.

Ao mesmo tempo, o app transforma seu Apple Pencil num “bisturi” para simular a dissecação de um sapo. Inclusive, sua sensibilidade à pressão é capaz de indicar se as incisões virtuais estão muito profundas, por exemplo.

Para aulas de desenho

O app de desenho e arquitetura Morpholio Trace – Esboço CAD pode ser usado tanto profissionalmente quanto na sala de aula. Afinal, constitui uma ferramenta incrível e, ao mesmo tempo, fácil de lidar. Dessa forma, permite desenvolver ideias em camadas e com a ajuda de guias de perspectiva, sendo ideal para projetar edifícios, objetos, interiores e paisagismo.

Além disso, a grande variedade de canetas e pincéis realistas tornam a experiência ainda mais natural com o Apple Pencil. Especialmente no momento de tirar as ideias da cabeça e colocá‑las na tela no mesmo instante.

Para todas as matérias

O Explain EDU ajuda os alunos a agrupar desenhos, textos, fotos e vídeos de diversos aplicativos. Ou seja: facilita a criação de uma única apresentação que pode ser compartilhada com colegas e professores. Assim, nunca foi tão fácil importar e reordenar elementos num “quadro branco”. Inclusive, com o auxílio do Apple Pencil, fica ainda mais simples arrastar e soltar os arquivos de fotos e vídeos. Para completar, o app permite personalizar as apresentações com anotações e desenhos à mão.

Por uma sala sem papel

Já imaginou uma sala de aula sem papel? Pois o Showbie é um app que oferece exatamente essa experiência no iPad. Com ele, os professores podem carregar o conteúdo das aulas e as tarefas diretamente nos dispositivos dos estudantes. Ou escolher entre centenas de opções compartilhadas por outros educadores.

Antes de enviar as atividades para alunos e pais, também é possível incluir instruções personalizadas e até uma mensagem de voz. Além disso, o app mostra uma lista em tempo real do andamento dos trabalhos. Assim, os professores conseguem saber quais alunos já concluíram suas tarefas e quais ainda tenham perguntas a fazer. Inclusive, com o Apple Pencil, os estudantes conseguem fazer anotações à mão no aplicativo. Enquanto isso, os professores podem usar a ferramenta para corrigir e fazer marcações nos deveres de casa e testes – e sem manchar as mãos de tinta!

Que tal implementar a infraestrutura tecnológica e os recursos educacionais da Apple em sua instituição de ensino? Então contate agora mesmo um especialista da iPlace Educacional e saiba mais!

 

Foto: Apple/Divulgação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email