Um iPad por aluno: escolas relatam vantagens do formato

iPad-CRED-Apple_Divulgacao (6)

No blog da iPlace Educacional, procuramos sempre apresentar as tecnologias educacionais da Apple e as possibilidades abertas por ela. Por isso, hoje trazemos relatos de instituições que adotam as soluções Apple – sobretudo o modelo de um iPad por aluno. Os dados foram extraídos de um relatório oficial da marca e abrangem desde a Educação Infantil até o nível universitário.  Além disso, compreendem os resultados globais do iPad na Educação, trazendo à luz experiências em diferentes partes do mundo. Acompanhe:

Melhor desempenho acadêmico com o iPad

Dingtuna skola (Västerås, Suécia)

Em 2011, a Dingtuna skola relatou que seu programa-piloto de iPad individualizado criou um rico ambiente de aprendizagem. Devido ao foco nas necessidades específicas de cada aluno, estes aprenderam a ler mais rápido e maiores volumes de texto. Além disso, foi percebida uma melhora na compreensão geral de leitura. Aliás, apenas três anos após a adoção do iPad individualizado, os resultados já podiam ser medidos em números. No exame nacional de compreensão de leitura, 98% dos alunos do 4º ano alcançaram as notas de aprovação.

A partir de sua experiência, a instituição criou o programa educacional “Ambientes de aprendizagem inovadora”. Inspiradas pelo programa, escolas de todo o município de Västerås passaram a adotar o formato de um iPad por aluno. Além disso, estudantes e professores relataram que o ambiente ficou mais divertido e criativo, instigando maior engajamento.

Faculdade de Odontologia, Universidade de Münster (Münster, Alemanha)

Em 2011, a Universidade de Münster (uma das maiores da Alemanha) experimentou o iPad individualizado em seu Departamento de Ortodontia. Como consequência, a instituição relatou um impacto positivo no ambiente de aprendizagem e no desempenho dos alunos. Isso porque o iPad permitiu a distribuição de casos anônimos de pacientes que facilitaram a aprendizagem baseada em problemas. Além disso, viabilizou o acesso a artigos científicos, livros didáticos e conteúdos gerados por alunos, culminando numa aprendizagem mais flexível.

A implementação do iPad individualizado foi importante, ainda, na preparação para o Exame Nacional para Dentistas. De acordo com a universidade, alunos que utilizaram o iPad tiveram resultados 66% maiores no exame do que os demais.

Mais motivação e participação

Escola Estadual Hilliard (Brisbane, Austrália)

A Escola Estadual Hilliard começou sua jornada com o iPad em 2011, com um programa de dispositivos compartilhados entre professores. Em 2016, a escola decidiu expandir o programa para todos os alunos e turmas da pré-escola ao 6º ano.

De acordo com a instituição, 90% dos estudantes relataram a percepção de um melhor ambiente de aprendizagem com o iPad. Além disso, 100% dos pais expressaram confiança na aprendizagem dos alunos em sala de aula usando o iPad. Aliás, em Matemática, 82% dos pais observaram uma melhora na participação.

Eficiência de recursos

Escolas String Theory (Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos)

Esta rede escolar do jardim de infância ao Ensino Médio passou por um grande processo de transformação. Para isso, foi adotado o ecossistema Apple para gerar inovação no currículo e inspirar líderes entre os alunos. Entre as ações-chave tomadas pela instituição estão a substituição de todos o material didático por conteúdo digital. Além disso, apostou-se no desenvolvimento colaborativo do currículo e na publicação do conteúdo na plataforma da Apple. Assim, foi possível obter uma economia de US$ 100 mil por ano.

Foco integrado no design e na qualidade de conteúdo

Na área da Educação, conteúdos de qualidade provocam avanços maiores. Inclusive, pesquisas mostram a importância de desenvolver recursos que melhorem a aprendizagem e instiguem jovens alunos sem distraí-los do conteúdo. Nesse sentido, o iPad oferece uma série de aplicativos exclusivos que otimizam e ampliam o aprendizado de forma inovadora.

Quer saber mais sobre os recursos educacionais da Apple que podem ser adotados por sua escola para melhorar os resultados? Então contate um especialista da iPlace Educacional agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

 

Foto: Apple/Divulgação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email