Produtividade: descubra os recursos mais recentes do iPad!

Apple_iPadOS15-user-on-iPadPro_060721-1068x600

Apresentado em meados deste ano pela Apple, o iPadOS15 tem levado a versatilidade do iPad ainda mais longe. Afinal, os novos recursos aproveitam os avanços exclusivos do dispositivo para garantir a máxima produtividade para a rotina dos usuários. Aliás, o iPadOS 15 traz uma experiência multitarefa ainda mais intuitiva, facilitando a descoberta e o uso de suas ferramentas. Como o Split View e Slide Over, por exemplo.

Agora também é possível fazer anotações em todo o sistema com o Quick Note. Ao mesmo tempo, ele oferece novas maneiras de colaborar e se organizar. Seja com notas digitadas ou escritas com o Apple Pencil. Outros destaques são os novos layouts de widgets para a tela de Início e Biblioteca de Apps. Afinal, oferecerem um jeito simples de personalizar a experiência do iPad e organizar seus aplicativos.

Por sua vez, o app Traduzir inclui novos recursos para traduzir textos e conversas. Enquanto isso, com o Swift Playgrounds, os usuários podem criar apps para iPhone e iPad, agora no próprio iPad.

Tudo pensado para otimizar ainda mais a sua produtividade.

Como se não bastasse, o iPadOS 15 também incluiu novos controles de privacidade. Tanto na Siri quanto no Mail e em mais lugares no sistema todo. Logo, é perfeito para oferecer proteção superior às informações do usuário.

Mais produtividade com o multitarefa e atalhos de teclado

Com o iPadOS 15, está mais fácil do que nunca trabalhar em vários apps ao mesmo tempo. Assim, um novo menu multitarefa aparece na parte superior dos apps, permitindo acesso aos modos Split View ou Slide Over. Aliás, com apenas um toque.

Agora, os usuários também têm acesso rápido à tela de Início ao usar o Split View. Logo, conseguem chegar ao app certo num instante. Além disso, a partir da nova prateleira, eles também podem usar apps com várias janelas ao mesmo tempo. Como Safari e Pages, bem como visualizar e-mails rapidamente.

Com os novíssimos atalhos de teclado e uma barra de menu redesenhada, a experiência com teclado externo é ainda melhor. Inclusive, é possível configurar rapidamente e alternar entre Split View e Slide Over com novos atalhos para multitarefa diretamente do teclado.

Organize e personalize o iPad com widgets e a Biblioteca de Apps

Agora é possível colocar widgets entre os apps nas páginas da tela de Início. Tanto para receber mais informações de forma rápida quanto para garantir uma experiência mais personalizada. A

liás, criado especialmente para a tela grande do iPad, o novo widget maior é perfeito para mostrar conteúdo. Como vídeo, música, jogos, fotos e muito mais. Além disso, o iPadOS 15 também traz widgets novíssimos para App Store, Buscar, Game Center, Mail e Contatos. A Biblioteca de Apps também chega ao iPad, organizando automaticamente apps em categorias úteis, como Produtividade, Jogos e Adições Recentes. Além disso, permite aos usuários acessar todos esses apps no próprio Dock.

Anote tudo com o Quick Note e organize com Etiquetas

As anotações no iPad ficam ainda melhores com novos recursos que ajudam a organizar e registrar ideias. Afinal, elas chegam em todo o sistema com o Quick Note. Logo, representa uma maneira rápida e fácil de fazer anotações presente no sistema todo. Seja navegando no Safari ou procurando por um restaurante no Yelp. Assim, os usuários podem usar o Quick Note para fazer anotações em qualquer lugar e adicionar links, o que facilita voltar exatamente para o que estavam buscando.

Por sua vez, o Notas também tem novas maneiras de organizar, colaborar e registrar informações. As Etiquetas facilitam a categorização e localização rápida das notas com um novo Tag Browser e Pastas Inteligentes baseadas em etiquetas. Para aqueles que trabalham com outras pessoas em anotações compartilhadas, as Menções criam uma maneira de notificar amigos e vinculá-los à nota. Além disso, uma nova Visualização de Atividade mostra as atualizações mais recentes das anotações.

FaceTime e SharePlay

O FaceTime ajuda os usuários a se conectarem facilmente com quem mais importa para eles. Logo, no iPadOS 15, as conversas com a família e os amigos ficam ainda mais naturais.

Aliás, agora os usuários também podem compartilhar experiências usando o SharePlay enquanto se conectam com amigos pelo FaceTime. Como, por exemplo, ouvir músicas juntos pelo Apple Music e assistir a um programa de TV ou filme em sincronia. Ou, ainda, compartilhar suas telas para ver apps juntos.

Afinal, os controles de reprodução compartilhados permitem que qualquer pessoa reproduza, pause ou avance o que está sendo visto. Inclusive, os usuários podem passar a reprodução para a Apple TV e assistir de suas TVs. Ao mesmo tempo em que compartilham o momento com amigos, conectados pelo FaceTime. O SharePlay também permite aos usuários compartilhar a tela, ideal para navegar na internet juntos.

Uma experiência de navegação reinventada com o Safari

O Safari recebe um novo design de abas que permite ver mais da página durante a navegação. Logo, uma nova barra de abas ganha a cor do site e combina as abas, a barra de ferramentas e o campo de busca em um design único e compacto.

Já os Grupos de Abas oferecem uma nova forma simples de salvar e gerenciar as abas. Desse modo, é ótimo para planejar viagens, fazer compras ou salvar as abas acessadas frequentemente. Além disso, os Grupos de Abas também ficam sincronizados no Mac e no iPhone. Especialmente para que os usuários possam continuar seus projetos de qualquer lugar ou compartilhá-los facilmente com a família e amigos.

[Agora, o Safari no iPad também é compatível com extensões da web de terceiros, disponíveis na App Store. Aquele “up” na sua produtividade está garantido.

Inteligência do aparelho em novos recursos para fotos

O Texto ao Vivo usa a inteligência do aparelho para reconhecer o texto em uma foto e permitir aos usuários façam o que precisam. Por exemplo, uma foto de uma vitrine com um número de telefone pode revelar a opção de fazer uma ligação. Com o Visual Look Up, os usuários podem identificar objetos de uma foto. Como um tipo de flor ou raça de cachorro, por exemplo.

O Spotlight agora é capaz de pesquisar no app Fotos e por imagens da internet. Além disso, tem resultados novos e com informações para contatos com contexto, como conversas recentes, fotos compartilhadas e sua localização. Desde que compartilhadas usando o app Buscar. Aproveitando o recurso Texto ao Vivo, o Spotlight facilita a busca de uma foto de um mapa de transporte público, recibo ou captura de tela de uma receita culinária. O Texto ao Vivo também funciona com texto manuscrito, ótimo para procurar fotos de quadros brancos ou anotações.

Recurso Traduzir chega ao iPad com novas maneiras de se comunicar

O app Traduzir chega ao iPad com novos recursos que deixam as conversas mais fáceis e naturais. Assim, ao usar o app Traduzir, o recurso Traduzir Automaticamente detecta quando alguém está falando e em qual idioma. Dessa forma, os usuários conseguem conversar naturalmente sem ter que tocar em um botão de microfone. Para conversas ainda mais pessoais, a visão presencial permite que duas pessoas se sentem frente a frente com o iPad. Então, entre elas, vejam as traduções da conversa no seu próprio aparelho.

Agora, textos podem ser traduzidos em qualquer lugar do iPad. Para tanto, basta selecionar e tocar em Traduzir, e o texto escrito à mão também pode ser traduzido. Quando combinado com o Texto ao Vivo, os usuários podem até traduzir texto em fotos.

Crie apps com o Swift Playgrounds

O Swift Playgrounds é o jeito melhor e mais fácil de aprender a programar. E agora, com o Swift Playgrounds 4, os usuários têm as ferramentas para criar apps para iPhone e iPad no próprio iPad. Em seguida, podem enviá-los diretamente para a App Store, oferecendo novas maneiras para qualquer pessoa criar e compartilhar apps.

Aliás, o código é imediatamente refletido na visualização ao vivo durante a criação dos apps. Além disso, os usuários podem executá-los em tela cheia para fazer os testes. Um novo formato de projeto aberto baseado em pacotes Swift pode ser aberto e editado no Swift Playgrounds para iPad. Assim como no Xcode no Mac, oferecendo aos usuários ainda mais versatilidade para desenvolver apps no iPad e no Mac.

Mais recursos do iPadOS 15

  • O Universal Control permite trabalhar com um único mouse e teclado no iPad e no Mac. Logo, oferece uma experiência fluida, sem a necessidade de qualquer configuração. Além disso, os usuários podem até arrastar e soltar conteúdo de um aparelho para o outro. O que é ótimo para criar o rascunho de um desenho com o Apple Pencil no iPad e colocá-lo em um slide do Keynote no Mac.
  • O recurso Compartilhado com Você funciona em todo o sistema para encontrar artigos, músicas, programas de TV, fotos e muito mais. Assim, são compartilhados em conversas do Mensagens, e facilmente os coloca em apps. Como Fotos, Safari, Apple News, Apple Music, Podcasts e no app Apple TV, agilizando o acesso às informações em contexto.
  • O Fotos inclui a maior atualização do Memórias, com um novo visual: uma interface envolvente e interativa. Sem falar na integração com o Apple Music, que usa a inteligência do aparelho para personalizar as sugestões de músicas. Assim, dão vida às memórias.
  • O Mapas oferece novas maneiras de se deslocar e explorar o mundo. Com ele, os usuários podem ver detalhes completos de cidades sobre bairros residenciais, bairros comerciais, diferenças de elevação, prédios. Assim como novas cores e identificação das ruas, pontos de referência personalizados e um novo modo noturno com o brilho da lua.
  • A Privacidade é elevada a outro nível, com novas proteções, recursos de transparência e controles. Aliás, a Proteção de Privacidade do app Mail ajuda a impedir que os rastreadores bisbilhotem um e-mail. Por sua vez, o App Privacy Report oferece transparência sobre como os apps compartilham informações com outras empresas.

Siri, iCloud e acessibilidade

  • A Siri foi projetada para proteger a privacidade. Com o reconhecimento de fala no aparelho, os áudios de solicitações feitas à Siri são totalmente processadas no iPad. Por padrão e com melhoria significativa de desempenho. Outra novidade é que a Siri também traz o recurso Ler Notificações nos AirPods. Assim, oferece aos usuários a opção de pedir para compartilhar o que está na tela e muito mais.
  • O iCloud+ combina tudo que os usuários adoram no iCloud com novos recursos exclusivos, incluindo o Ocultar Meu E-mail. Além de compatibilidade aumentada com o Vídeo Seguro do HomeKit e um novo serviço inovador de privacidade na internet, o iCloud Private Relay, sem custo adicional. Os assinantes atuais do iCloud terão a atualização automática para o iCloud+ em breve. Todos os planos do iCloud+ podem ser compartilhados com pessoas do mesmo grupo de Compartilhamento Familiar. Assim, todos podem desfrutar dos novos recursos, armazenamento e experiência elevada que vêm com o serviço.
  • Novos recursos de acessibilidade foram criados para funcionar da maneira que os usuários precisam. Agora, o leitor de tela VoiceOver usa a inteligência do aparelho para explorar objetos dentro de imagens. Dessa forma, permite que os usuários descubram mais detalhes sobre as pessoas, textos, dados de tabelas e outros objetos contidos nas imagens. Enquanto isso, a compatibilidade com hardware de terceiros de rastreamento de olhos permite controlar o iPad usando apenas os olhos. Já os sons de fundo tocam continuamente e se misturam ou ficam mais baixos que outros áudios e sons do sistema. Sobretudo para mascarar ruídos indesejados do ambiente ou externos, e ajudam o usuário a se concentrar, ficar calmo ou descansar. Já o recurso Sound Actions permite personalizar o Controle Assistivo para trabalhar com sons bucais. Agora, os usuários também podem personalizar a tela e o tamanho do texto em cada app.

Agora que você já sabe tudo sobre o iPadOS 15, garanta seu iPad na iPlace e invista em sua produtividade!

Foto: Apple/Divulgação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email