Metodologia STEAM: saiba como usá-la nas suas aulas

Como sabemos, o setor educacional está em constante transformação, sempre em busca de aprimoramentos. Assim, nos últimos anos, vem incorporando cada vez mais tecnologia, dinamismo e multidisciplinaridade ao ensino. Afinal, com essas características a escola garante um melhor preparo de seus alunos para o mercado de trabalho do futuro. Ainda mais se usar técnicas como a metodologia STEAM, que exercita várias áreas do conhecimento de uma só vez.

Tudo sobre a metodologia STEAM

A sigla que dá nome a essa metodologia ativa é formada a partir das iniciais de cinco palavras em inglês: ScienceTechnologyEngineeringArt, Math. Ou seja: ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. Logo, trata-se de uma proposta educacional que visa trabalhar capacidades técnicas, lógicas e socioemocionais ao mesmo tempo. Dessa forma, inclusive, se alinha bastante às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já em vigor.

Além da multidisciplinaridade, a metodologia STEAM propõe o desenvolvimento de projetos baseados no dia a dia dos alunos. Assim, o professor deve encorajar o estudante a analisar sua realidade e identificar pontos que poderiam ser melhorados. Pode ser um problema em casa, no bairro ou mesmo em outra parte do mundo. Afinal, o importante é que o aluno se interesse pelo assunto e fique motivado para investigar uma solução. Então, cabe ao professor orientar seus estudantes para que busquem respostas através de atividades envolvendo ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

Vantagens para o ensino

Assim como outras metodologias ativas, este método tem como principal vantagem colocar o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizado. Isso porque incita a autonomia, a curiosidade, exercita a tomada de decisões e, inclusive, fomenta a vontade de aprender. Porém, também oferece algumas vantagens extras, como o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, decorrente do trabalho multidisciplinar. Afinal, além dos conhecimentos técnicos, a STEAM estimula bastante a criatividade e a consciência social.

Como implantar a metodologia STEAM na sua escola

É inegável que o preparo do professor para mediar o desenvolvimento dos projetos é fundamental. Porém, para chegar a isso, a escola precisa oferecer aos educadores e aos alunos a infraestrutura tecnológica adequada. Logo, idealmente, deve estar equipada com os melhores aparelhos e soluções digitais para o ensino: o ecossistema educacional da Apple. Afinal, escolas que utilizam o iPad têm em mãos o mais poderoso e versátil dispositivo para uso em sala de aula. Além disso, contam com acesso a currículos exclusivos, voltados a programação e criatividade. Ou seja, tudo que a instituição precisa para trabalhar a metodologia STEAM em todo seu potencial.

Quer mais detalhes de como a tecnologia Apple pode ajudar sua escola? Então entre em contato agora mesmo com a iPlace Educacional e fale com um de nossos especialistas!

Foto: iStock/StockRocket

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email