Quem trabalha no mercado de inovação sabe como a velocidade de implementação pode ser decisiva no sucesso dos negócios. Muitas vezes, bastam algumas semanas de atraso no desenvolvimento para jogar por terra o potencial disruptivo de um projeto. Logo, numa startup, que está sempre em busca de crescimento, faz todo sentido procurar formas de acelerar processos de criação. E é a exatamente isso que propõe a metodologia Design Sprint. Criada pelo Google Ventures, trata-se de uma técnica de imersão capaz de revelar a solução completa para desafios em apenas cinco dias.
Como usar o Design Sprint em sua startup?
O método foi elaborado para ser uma forma rápida e eficaz de criar e testar ideias no mercado de inovação. Assim, pode ser aplicado no desenvolvimento de produtos inteiros ou de funcionalidades específicas. Em ambos os casos, o roteiro é o mesmo: levantar hipóteses, medir resultados, firmar conclusões. Tais ações são divididas em cinco etapas, a serem realizadas em cinco dias. Dessa forma, ao longo de uma semana de trabalho, uma ideia pode ser concebida, maturada e ficar pronta para implementação. Confira o passo a passo de como executar a metodologia em sua empresa:
Defina a equipe
Idealmente, o Design Sprint deve contar com ao menos cinco profissionais da área de inovação, com pontos de vistas diferentes. São eles: um designer, um gerente de produto, um gestor executivo (como o CEO), um desenvolvedor técnico e um mediador. Cada um dos integrantes será capaz de contribuir com sua própria bagagem, tornando o projeto mais robusto. Quanto ao mediador, cabe a ele comandar as dinâmicas, colher feedbacks e organizar o processo ao longo dos cinco dias.
Dia 1:
No Design Sprint, o primeiro dia de trabalhos é batizado de “Unpack”. Ou seja, é o momento de explorar em minúcias o desafio que a equipe tem pela frente. Cada participante deve expor as informações que conhece, de forma que todos entrem em sintonia. Também deve ser elaborada uma meta: ao fim da semana, qual o real objetivo do grupo?
Dia 2:
Conhecido o problema – ou desafio – a ser resolvido, no segundo dia cada participante deve elaborar hipóteses de como solucioná-lo. Essa etapa deve preferencialmente ser realizada de forma individual, para que as ideias não sofram influências. Ao fim do dia o grupo se reúne e compartilha suas sugestões.
Dia 3:
É chegado o momento de decidir qual das sugestões levantadas no dia anterior será levada adiante. Obviamente, ideias diferentes podem sem integradas, gerando uma solução mais robusta. Porém, o importante aqui é manter o foco: o grupo deve conseguir definir a ideia “vencedora”. Em seguida, deve ser esquematizado, em um storyboard, como ela será colocada em prática.
Dia 4:
É a hora de a inovação tomar forma. Baseado no storyboard, o grupo deve elaborar um protótipo da solução eleita no dia 3. O grau de acabamento desse protótipo, claro, vai depender da complexidade do projeto. Entretanto, é absolutamente essencial que a ideia se torne algo concreto, que possa ser analisado e experimentado pelo cliente ou usuário.
Dia 5:
Elaborado o protótipo, ele deve ser testado o máximo possível. Assim, no quinto dia, chame potenciais clientes e usuários para experimentar a solução desenvolvida. Observe suas reações e colha feedbacks detalhados. Por fim, os participantes do Design Sprint devem voltar a se reunir e analisar os dados coletados. Dessa forma, podem definir as próximas etapas de aperfeiçoamento e de implementação definitiva.
Método de inovação em forma de app
Para tornar o gerenciamento de todas essas etapas mais fácil, pode ser uma boa ideia usar um app dedicado à tarefa. É o caso do Duco – Design Sprint Guide, disponível gratuitamente para iPhone e iPad na App Store, assim como tantos outras soluções de gestão. Com interface bastante intuitiva, o aplicativo disponibiliza uma agenda completa para guiar o processo. Inclui até mesmo cronogramas diários detalhados, prevendo horários para cada atividade e para pausas – que também são essenciais para a produtividade. Além disso, traz ilustrações e imagens explicativas para orientar cada um dos exercícios propostos.
Assim, com as melhores ferramentas de Design Sprint, sua startup tem tudo para se tornar ainda mais inovadora e competitiva!
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