Design Sprint: acelerando a inovação em sua startup

Saiba como aplicar este método de inovação em sua empresa e colher resultados em apenas cinco dias

Quem trabalha no mercado de inovação sabe como a velocidade de implementação pode ser decisiva no sucesso dos negócios. Muitas vezes, bastam algumas semanas de atraso no desenvolvimento para jogar por terra o potencial disruptivo de um projeto. Logo, numa startup, que está sempre em busca de crescimento, faz todo sentido procurar formas de acelerar processos de criação. E é a exatamente isso que propõe a metodologia Design Sprint. Criada pelo Google Ventures, trata-se de uma técnica de imersão capaz de revelar a solução completa para desafios em apenas cinco dias.

 

Como usar o Design Sprint em sua startup?

O método foi elaborado para ser uma forma rápida e eficaz de criar e testar ideias no mercado de inovação. Assim, pode ser aplicado no desenvolvimento de produtos inteiros ou de funcionalidades específicas. Em ambos os casos, o roteiro é o mesmo: levantar hipóteses, medir resultados, firmar conclusões. Tais ações são divididas em cinco etapas, a serem realizadas em cinco dias. Dessa forma, ao longo de uma semana de trabalho, uma ideia pode ser concebida, maturada e ficar pronta para implementação. Confira o passo a passo de como executar a metodologia em sua empresa:

 

Defina a equipe

Idealmente, o Design Sprint deve contar com ao menos cinco profissionais da área de inovação, com pontos de vistas diferentes. São eles: um designer, um gerente de produto, um gestor executivo (como o CEO), um desenvolvedor técnico e um mediador. Cada um dos integrantes será capaz de contribuir com sua própria bagagem, tornando o projeto mais robusto. Quanto ao mediador, cabe a ele comandar as dinâmicas, colher feedbacks e organizar o processo ao longo dos cinco dias.

 

Dia 1:

No Design Sprint, o primeiro dia de trabalhos é batizado de “Unpack”. Ou seja, é o momento de explorar em minúcias o desafio que a equipe tem pela frente. Cada participante deve expor as informações que conhece, de forma que todos entrem em sintonia. Também deve ser elaborada uma meta: ao fim da semana, qual o real objetivo do grupo?

 

Dia 2:

Conhecido o problema – ou desafio – a ser resolvido, no segundo dia cada participante deve elaborar hipóteses de como solucioná-lo. Essa etapa deve preferencialmente ser realizada de forma individual, para que as ideias não sofram influências. Ao fim do dia o grupo se reúne e compartilha suas sugestões.

 

Dia 3:

É chegado o momento de decidir qual das sugestões levantadas no dia anterior será levada adiante. Obviamente, ideias diferentes podem sem integradas, gerando uma solução mais robusta. Porém, o importante aqui é manter o foco: o grupo deve conseguir definir a ideia “vencedora”. Em seguida, deve ser esquematizado, em um storyboard, como ela será colocada em prática.

 

Dia 4:

É a hora de a inovação tomar forma. Baseado no storyboard, o grupo deve elaborar um protótipo da solução eleita no dia 3. O grau de acabamento desse protótipo, claro, vai depender da complexidade do projeto. Entretanto, é absolutamente essencial que a ideia se torne algo concreto, que possa ser analisado e experimentado pelo cliente ou usuário.

 

Dia 5:

Elaborado o protótipo, ele deve ser testado o máximo possível. Assim, no quinto dia, chame potenciais clientes e usuários para experimentar a solução desenvolvida. Observe suas reações e colha feedbacks detalhados. Por fim, os participantes do Design Sprint devem voltar a se reunir e analisar os dados coletados. Dessa forma, podem definir as próximas etapas de aperfeiçoamento e de implementação definitiva.

 

Método de inovação em forma de app

Para tornar o gerenciamento de todas essas etapas mais fácil, pode ser uma boa ideia usar um app dedicado à tarefa. É o caso do Duco – Design Sprint Guide, disponível gratuitamente para iPhone e iPad na App Store, assim como tantos outras soluções de gestão. Com interface bastante intuitiva, o aplicativo disponibiliza uma agenda completa para guiar o processo. Inclui até mesmo cronogramas diários detalhados, prevendo horários para cada atividade e para pausas – que também são essenciais para a produtividade. Além disso, traz ilustrações e imagens explicativas para orientar cada um dos exercícios propostos.

Assim, com as melhores ferramentas de Design Sprint, sua startup tem tudo para se tornar ainda mais inovadora e competitiva!

 

Quer saber como levar a inovação também para dentro da sua empresa? Então conheça todos os benefícios que um parque de dispositivos Apple pode trazer para os seus negócios. Para mais detalhes, entre em contato com a iPlace Corporativo e fale diretamente com um de nossos especialistas.

 

Foto: iStock/imtmphoto

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email