Games modernos ajudam a aprimorar tomada de decisão

Profile view and video game addiction

A ciência comprova: games são muito mais do que uma válvula de escape para o estresse do dia a dia. Eles podem, inclusive, ser importantes aliados para melhorar os processos de tomada de decisão no mundo corporativo.

Com gráficos evoluídos, os jogos de videogame têm proporcionado experiências cada vez mais próximas às da vida real. Afinal, além da agilidade para apertar botões, os games modernos demandam maior interação do jogador com a história. Assim, cada uma de suas escolhas é transformada numa consequência real dentro da narrativa, podendo modificá-la por completo. Consequentemente, o jogador é incentivado a ponderar todas as suas ações, pois estas serão determinantes para sua trajetória.

Tudo isso, mesmo que vivenciado num ambiente lúdico, pode contribuir para aprimorar determinadas situações da vida real. Foi isso que demonstrou uma pesquisa realizada pela Universidade de Rochester, em Nova York. Segundo o estudo, os jogos de ação fortalecem a capacidade do cérebro para transformar rapidamente informações sensoriais em decisões precisas. Afinal, funcionam como um ambiente de experimentação e treinamento.

 

Para simular e fortalecer as tomadas de decisão

De maneira contínua, ao analisar uma cena, o cérebro guarda pequenos pedaços de informação visual e sonora. Assim, antes da tomada de decisão, ele reúne os dados necessários para, só então, fornecer uma resposta. Nesse contexto, a partir de testes realizados pelos pesquisadores, os gamers responderam consideravelmente mais rápido que os não gamers. Ou seja: por estarem treinados, os cérebros dos jogadores agem como coletores mais eficientes daquelas informações visuais e sonoras. Consequentemente, acessam os dados necessários à tomada de decisão com muito mais agilidade que os não gamers.

Assim, em vez de se enxergar os jogos de ação como mero entretenimento, pode-se aproveitá-los como uma estratégia profissional. Aliás, não é nem preciso ter um console propriamente dito. Muitos jogos para iPhone contêm todos os elementos descritos pela pesquisa. Além disso, outra maneira de treinar a tomada de decisões é gamificando os processos. Não por acaso, trata-se de uma tendência cada vez mais prevalente nas mais diversas áreas.

A gamificação baseia-se em métodos que os desenvolvedores de jogos utilizam para envolver os jogadores e mantê-los motivados. Basicamente, é preciso incorporar sistemas de pontos e recompensas às tarefas do cotidiano, estimulando assim o engajamento das pessoas. A técnica é eficaz por explorar os desejos naturais do ser humano por competição e realização. Professores, gerentes e outros líderes organizacionais empregam a gamificação inclusive para turbinar a produtividade de suas equipes. Assim, ela se aplica tanto a desafios pessoais quanto a metas profissionais e ao aprendizado em geral. Afinal, acompanhar seu progresso é mais divertido quando a trajetória se parece com um jogo, apresentando desafios e conquistas bem-delineadas.

 

Mais liberdade em ambientes controlados

A capacidade de tomar boas decisões está entre as habilidades mais valorizadas no mundo corporativo. Quando se fala em cargos de liderança, então, é critério eliminatório. Mas, ainda que em diferentes graus, essa característica é esperada em todos os níveis da organização. Especialmente em função da velocidade em que ocorrem as mudanças e a transformação digital. Por isso, muitas empresas estão adotando treinamentos neste modo gamificado.

Chamados de Jogos Sérios (Serious Games), eles são divididos em duas categorias: intuitiva e informativa. Com a primeira, os jogadores aprendem pela experiência, errando e tentando novamente. Já na segunda, a ênfase é dada à exploração e coleta de informações. Ou seja, os jogadores devem analisar os riscos e apostar na tomada de decisão. Dessa forma, por fornecerem liberdade para errar e recomeçar, os games são ótimas maneiras de aprimorar tais habilidades. Logo, são capazes de ajudar a fazer a diferença nos negócios. Afinal, a capacidade de processar informações com rapidez e eficiência pode significar a diferença entre sucesso e fracasso em todas as profissões.

Foto: iStock/Nazan Akpolat

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: