Design Gráfico: conheça alguns dos melhores apps para iPad

dia-do-design-grafico-CRED-Apple_Divulgacao

Desde 1995, em 27 de abril comemora-se o Dia Mundial do Design Gráfico. A data é uma referência à fundação do International Council of Design, que ocorreu em 1963. Mas, também, uma homenagem à profissão de designer e um reconhecimento à importância de sua atuação para a comunicação visual. Afinal, a história do Design Gráfico coincide com as primeiras formas de linguagem – sobretudo, pictogramas e símbolos desenhados em cavernas.

Já no século XXI, o design gráfico ganhou destaque nos meios digitais, especialmente na criação de sites e softwares. Nesse contexto, o iPad se destaca como uma das melhores ferramentas – e até mesmo estação de trabalho – para a indústria criativa. Pois, para além dos recursos nativos, pode ser combinado com uma vasta coleção de apps dedicados à arte digital. Não apenas para as tarefas de traço livre, como desenhos e pintura. Mas, também, para explorar inovações como a realidade aumentada, muito utilizada no design industrial para a visualização de peças 3D.

7 apps para soltar a criatividade no Design Gráfico

O iPad é capaz de tornar a rotina profissional mais ágil, simples e produtiva. Então, veja algumas dicas da iPlace para explorar suas habilidades e todo o seu potencial para o trabalho criativo:

1.     Vectornator: Design Software

Vectornator é um software de design gráfico vetorial intuitivo que permite que você crie qualquer coisa que possa imaginar. Desde ilustrações sofisticadas, passando por interfaces, designs e layouts incríveis. Para tanto, o app gratuito combina ferramentas poderosas, recursos avançados e alto desempenho. Tanto quanto os softwares voltados ao Mac, por exemplo. Além disso, traz uma interface de usuário revolucionária, criada especialmente para o toque do dedo e a precisão do Apple Pencil.

2.     Paper by Wetransfer

Seja qual for a inspiração, o Paper  ajuda você a criá-la. Pois, com este app gratuito é possível transformar suas ideias em lindos diários em 3D que mantêm o usuário focado em seu fluxo criativo. Desse modo, você pode utilizá-lo para fazer rascunhos, desenhos e pinturas, criar notas, diagramas, esboços e muito mais. Além disso, a correção automática transforma desenhos irregulares em linhas retas e formas nítidas. Diante disso, ele facilita a criação de rascunhos rápidos de arquiteturas e diagramas, por exemplo.

3.     Comic Draw

Se você gosta de histórias em quadrinhos, o Comic Draw é o aplicativo perfeito para ter no iPad. Afinal, ele traz pincéis, fontes e ferramentas para tornar a leitura e criação de desenhos animados e quadrinhos fácil e divertida. Enquanto a versão básica permite a visualização e o compartilhamento de quadrinhos, a paga desbloqueia todos os recursos de edição. Além disso, o app é otimizado para o iPad Pro e Apple Pencil, o que torna sua experiência ainda mais surpreendente.

4.     Assembly

Já para criar logotipos, ícones, ilustrações e muitas outras peças de design gráfico, o Assembly é uma ótima opção. Afinal, une recursos poderosos de softwares profissionais e que, ao mesmo tempo, são muito fáceis de utilizar. Aliás, Assambly é uma ferramenta revolucionária de design vetorial, que permite produzir um trabalho de qualidade na metade do tempo. Especialmente por oferecer elementos básicos até ilustrações ornamentadas. Além disso, pode ser utilizado por pessoas com qualquer nível de habilidade e experiência.

5.     Notability

Apesar de não ser propriamente um app de design gráfico, o Notability é uma ferramenta eficaz para criar notas multimídia. Inclusive, o app permite trabalhar com uma grande variedade de recursos, com desenhos, tintas, marcadores, textos e até mesmo áudio. Desse modo, você consegue explorar ideias de maneira ilimitada, sem nunca perder um momento de criatividade. Ao mesmo tempo, o app é ideal para garantir mais produtividade a rotina pessoal e profissional no iPad.

6.     iFontMaker 3

Já imaginou criar suas próprias fontes feitas à mão para tornar seus designs únicos e ainda mais personalizados? Pois, com o iFontMaker, suas fontes originais para Mac, iOS e Web podem ser feitas em 4 minutos. Seja você um iniciante ou um especialista em design gráfico. Afinal, o app permite trabalhar com curvas Bézier, SVGs, kernings e muito mais. Para tanto, basta adquirir o iFontMaker por R$ 44,90 na App Store.

7.     Procreate

Outro aplicativo pago, mas que vale cada centavo, é o Procreate. Amado por profissionais de criação e artistas aspirantes, o Procreate é “o” app de design gráfico para iPad. Principalmente porque é repleto de ferramentas intuitivas e de recursos exclusivos que transformam seu dispositivo num estúdio de arte completo. Ainda mais com o uso do Apple Pencil. Afinal, o Procreate dá acesso a mais de 200 ferramentas artesanais como lápis, tintas, carvão, que também são personalizáveis. Logo, você garante o controle total de suas artes no iPad.

Por essas e por tantas outras razões, a Apple é a favorita de empresas e profissionais das mais diversas áreas. Tanto de design quanto de arquitetura, programação e publicidade, para citar alguns exemplos.

Homenagens aos profissionais de Design Gráfico

Além do Dia Mundial do Design Gráfico, o Brasil também comemora o Dia Nacional do Designer Gráfico, em 5 de novembro. Por aqui, a homenagem faz menção à data de nascimento de um dos nomes mais importantes do design brasileiro: Aloíso Magalhães. Inclusive, entre suas várias obras, estão a criação da logo da Petrobras e o desenho das cédulas de Cruzeiro Novo.

Se sua agência ainda não usa o iPad, aproveite o Dia do Design Gráfico para garantir o upgrade. Para tanto, basta entrar em contato com a iPlace Corporativo!

 

Foto: Apple/Divulgação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email