Criatividade para Todos: um guia incrível para as suas aulas

Criatividade-Para-Todos-2

Referência em tecnologia educacional, a Apple desenvolve os melhores equipamentos para uso no ensino, seja ele presencial, remoto ou híbrido. Assim, especialmente com o iPad, os alunos têm em mãos a mais versátil ferramenta de aprendizagem. Oferecendo diferentes apps, o dispositivo se transforma em livro, caderno, câmera, estúdio musical e até ilha de edição cinematográfica. Além disso, todos esses usos são apresentados aos professores de forma clara e prática através do guia Criatividade para Todos. Ou seja, além de fornecer os equipamentos, a Apple ainda mostra aos educadores como aproveitar a tecnologia em aula.

O mais completo currículo de criatividade

Originalmente denominado Everyone Can Create, o currículo foi elaborado junto a professores e profissionais da indústria criativa. Logo, todas as informações e sugestões de atividades contidas no guia aliam embasamento técnico e pedagógico.

Consequentemente, fica muito mais fácil utilizar os recursos do iPad para estimular a criatividade dos alunos em qualquer disciplina. Por exemplo, os estudantes podem usar música para memorizar uma equação matemática ou produzir vídeos que recriem acontecimentos históricos. Ao mesmo tempo, dá para criar ilustrações a fim de demonstrar as mudanças de uma cidade ao longo dos anos… As possibilidades são virtualmente infinitas! Além disso, as atividades criativas são uma excelente maneira de trabalhar as habilidades socioemocionais em sala de aula.

Como funciona o Criatividade para Todos

O currículo é organizado em quatro ebooks – cada um dedicado a um tipo de mídia: desenho, fotografia, vídeo e música. Assim, em cada volume, a Apple mostra aos professores com quais apps trabalhar e sugere exercícios no iPad.

Desenho

Poucas atividades permitem tanta expressão criativa quanto o desenho. Logo, seu uso é recomendado para todas as disciplinas – especialmente nas turmas com crianças pequenas. Assim, utilizando o iPad e o Apple Pencil, os alunos aprendem técnicas de equilíbrio, simetria, sombras, cor e textura. Igualmente, utilizando apps como Pages, Keynote e Tayasui Sketches School, podem desenvolver trabalhos de tipografia, retratos, logotipos e até animação gráfica.

Fotografia

Usando a poderosa câmera do iPad, os alunos exercitam a observação de detalhes de tudo à sua volta. Assim, a fotografia é uma ótima ferramenta para aulas de biologia, matemática e física, por exemplo. Inclusive, além do caráter documental, a foto pode ser modificada ou desconstruída em apps como Fotos, Keynote e Photoshop. Consequentemente, ao dar asas à criatividade, os estudantes criam outras imagens e podem até desenvolver seus próprios memes.

Vídeo

Provavelmente a mídia mais popular na internet, o vídeo está sendo cada vez mais utilizado no ensino. Isso porque constitui uma ótima forma de se trabalhar a construção de narrativas – tópico muito importante na educação midiática. Além disso, fazer um curta-metragem em aula pode ser muito divertido! Afinal, com a edição no iMovie, os alunos conseguem usar diversos efeitos especiais, até mesmo montagens com tela verde.

Música

Qualquer assunto de aula fica mais atrativo quando há música envolvida. Aliás, isso se torna ainda mais verdade se os estudantes criam suas próprias composições. Para tanto, basta usar o GarageBand no iPad. Com esse app, os alunos conseguem explorar a sonoridade de diversos instrumentos, desenvolver batidas, editar faixas e gravar vocais. Logo, fica muito mais fácil e lúdico descobrir novas maneiras de expressar temas e ideias. 🙂

Quer adotar o Criatividade para Todos e outros recursos educacionais da Apple em sua escola, garantindo aulas interessantes e produtivas? Então contate um especialista da iPlace Educacional agora mesmo e saiba mais!

Fotos: Apple/Divulgação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email