Avanço na alfabetização passa pela interação com o professor

Child learning the alphabet on the tablet

Durante a pandemia, a alfabetização dos alunos se tornou um dos principais desafios da educação remota. Afinal, a interação com professores, colegas e ambientes é fundamental tanto no processo de letramento quanto da aprendizagem em geral. Diante disso, tal como no modo presencial, é imprescindível investir em criatividade e bom planejamento para as aulas virtuais. Aliás, especialmente no que tange às formas de comunicação, mediação e exploração do material didático e tecnológico.

Nesse sentido, algumas estratégias simples são capazes de potencializar o aprendizado e a evolução das crianças. Por exemplo, utilizar jogos e apps, incentivar a leitura, dedicar atenção individualizada, estimular a escrita manual e o engajamento familiar. Afinal de contas, a alfabetização é uma construção conjunta, desenvolvida especialmente na prática social – seja ela online ou offline. Para tanto, além da interação, é preciso que haja uma observação contínua e focada nas particularidades de cada aluno.

 

Comunicação e tecnologia na alfabetização remota

Mesmo com o distanciamento físico, a interação social também ocorre no ambiente online, sobretudo por redes sociais e aplicativos mensageiros. Dessa forma, a tecnologia é a melhor aliada do professor no momento de planejar suas aulas remotas, híbridas ou presenciais. Afinal, por meio de jogos e aplicativos, fica mais fácil motivar uma criança a aprender, refletir e avaliar situações. Assim, a dica é incluir alguns recursos digitais capazes de estimular a alfabetização de maneira lúdica e gamificada.

A partir desses recursos, professores e alunos conseguem identificar com maior clareza os principais pontos de progresso e de dificuldade. Consequentemente, o educador pode planejar atividades de reforço e desenvolvimento mais específicas para cada estudante. Aliás, por esse prisma, é pertinente até mesmo organizar pequenos grupos para dividir a turma e personalizar o ensino. Inclusive, é igualmente benéfico engajar a família do aluno em programações de leitura e contação de histórias, por exemplo. Afinal, incluir momentos de interação, debates e construção de hipóteses na rotina familiar também oferece ganhos importantes.

Com a tecnologia certa e comunicação adequada com alunos e seus responsáveis, o processo de alfabetização experimenta avanços substanciais. Além disso, há benefícios ao desenvolvimento geral das crianças, pois o letramento é a fase mais definidora da trajetória estudantil.

 

Gostou deste artigo? Para mais conteúdo de apoio a professores e gestores escolares, acompanhe semanalmente as publicações do blog da iPlace Educacional!

 

Foto: iStock/ gpointstudio

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email