Apple apresenta os chips M3, M3 Pro e M3 Max, os mais avançados já feitos para um computador pessoal

 

CUPERTINO, CALIFÓRNIA A Apple anunciou hoje o M3, o M3 Pro e o M3 Max, três chips com tecnologias inovadoras que oferecem desempenho inacreditavelmente maior e desbloqueiam novas possibilidades para o Mac. Eles são os primeiros chips para computador pessoal a usarem um processo de três nanômetros líder do setor, permitindo ter um maior número de transistores em um espaço menor e melhorando a velocidade e a eficiência. Juntos, o M3, o M3 Pro e o M3 Max mostram até onde chegou o chip da Apple para o Mac desde o lançamento da linha de chips M1.

A linha de chips M3 tem uma GPU de última geração que representa o maior salto em arquitetura gráfica para o chip da Apple até o momento. A GPU, que está mais rápida e eficiente, apresenta uma nova tecnologia chamada Dynamic Caching e traz pela primeira vez ao Mac novos recursos de renderização, como traçado de raios acelerado por hardware e Mesh Shading. As velocidades de renderização são até 2,5x maiores que na linha de chips M11. Os núcleos de desempenho e de eficiência da CPU estão 30% e 50% mais rápidos que no M1, respectivamente, e o Neural Engine está 60% mais rápido que na linha de chips M1. Além disso, um novo mecanismo de mídia agora oferece compatibilidade com decodificação AV1 para uma experiência de vídeo mais eficiente e de alta qualidade em serviços de streaming. A linha de chips M3 continua o acelerado ritmo de inovação do chip da Apple, trazendo melhorias e recursos inéditos para os novos MacBook Pro e iMac.

“O chip da Apple redefiniu por completo a experiência do Mac. Todos os aspectos da sua arquitetura são projetados pensando em desempenho e consumo eficiente de energia”, afirmou Johny Srouji, senior vice president of Hardware Technologies da Apple. “Com a tecnologia de três nanômetros, arquitetura de GPU de última geração, CPU de melhor desempenho, Neural Engine mais rápido e compatibilidade com mais memória unificada, os chips M3, M3 Pro e M3 Max são os mais avançados já feitos para um computador pessoal.”

A linha de chips M3 foi criada usando um processo de três nanômetros líder do setor e dá sequência ao ritmo de inovação acelerado do chip da Apple

Nova GPU com Dynamic Caching, Mesh Shading e traçado de raios acelerado por hardware

A GPU de última geração dentro da linha de chips M3 representa o maior salto em arquitetura gráfica para o chip da Apple. Ela conta com Dynamic Caching que, diferente das GPUs tradicionais, aloca dinamicamente o uso de memória local no hardware em tempo real. Com essa tecnologia, cada tarefa usa apenas a quantidade exata de memória necessária. Isso é algo sem precedentes nesse setor, transparente para os desenvolvedores e uma das bases para a nova arquitetura de GPU. Ele aumenta consideravelmente o uso médio da GPU, o que melhora em muito o desempenho para apps profissionais e jogos mais exigentes.

Com a linha de chips M3, o traçado de raios acelerado por hardware chega ao Mac pela primeira vez. Essa tecnologia modela as propriedades da luz ao interagir com uma cena para criar imagens hiper-realistas e fisicamente precisas nos apps. E, graças à nova arquitetura gráfica, os apps profissionais atingem uma velocidade até 2,5x superior à da linha de chips M1. Desenvolvedores de games podem usar o traçado de raios acelerado por hardware para obter sombras e reflexos mais precisos, criando ambientes profundamente imersivos. A nova GPU também leva ao Mac o Mesh Shading acelerado por hardware, que aumenta a potência e a eficiência do processamento de geometria e permite obter cenas visualmente mais complexas nos jogos e nos apps com gráficos exigentes. Essa arquitetura de GPU revolucionária possibilita todas essas melhorias e recursos sem afetar a lendária eficiência em consumo de energia do chip da Apple. Na verdade, a GPU do chip M3 oferece o mesmo desempenho que a do M1, mas consome somente a metade da energia, e o pico de desempenho é 65% maior.

CPU mais rápida e eficiente

A CPU de última geração dos chips M3, M3 Pro e M3 Max inclui melhorias de arquitetura nos núcleos de desempenho e eficiência. Como os núcleos de desempenho são até 30% mais rápidos que os da linha M1, é possível compilar e testar milhões de linhas de código no Xcode em velocidades ainda maiores, e músicos podem usar centenas de faixas de áudio, plugins e instrumentos digitais no Logic Pro. Já os núcleos de eficiência são até 50% mais rápidos que os da linha M1 e oferecem mais velocidade para as tarefas do dia a dia, otimizando a duração da bateria. Juntos, esses núcleos criam uma CPU que garante o mesmo desempenho em multithreads que o M1 com a metade do consumo e até 35% mais desempenho na potência máxima.

Arquitetura de memória unificada insuperável com até 128 GB

Todos os chips da linha M3 incluem arquitetura de memória unificada, uma marca distintiva dos chips da Apple, que oferece alta largura de banda, baixa latência e uma eficiência de bateria sem igual. Ter uma única unidade de memória dentro de um pacote personalizado significa que todas as tecnologias do chip podem acessar os mesmos dados sem precisar copiá-los entre diferentes unidades. Isso melhora ainda mais o desempenho e a eficiência, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de memória que o sistema necessita para executar a maioria das tarefas. Além disso, a compatibilidade com até 128 GB de memória permite realizar processos que antes eram impensáveis em um notebook. Desenvolvedores de apps com inteligência artificial, por exemplo, podem usar modelos de transformação ainda maiores com bilhões de parâmetros.

Mecanismos exclusivos para IA e vídeo

Os chips M3, M3 Pro e M3 Max também têm Neural Engine aprimorado que acelera os modelos de aprendizado de máquina mais potentes. O Neural Engine está até 60% mais veloz que nos chips da linha M1, o que permite trabalhar em processos de IA e aprendizado de máquina ainda mais rápido sem comprometer a privacidade dos dados no aparelho. As ferramentas de IA mais poderosas para o processamento de imagens, como redução de ruído e resolução superalta no Topaz, estão mais rápidas do que nunca. A detecção de edição de cenas no Adobe Premiere e o recurso Smart Conform no Final Cut Pro também atingem altos níveis de rendimento.

Os três chips da linha M3 contam com um mecanismo de mídia avançado que leva a aceleração de hardware aos codecs de vídeo mais populares, como H.264, HEVC, ProRes e ProRes RAW. E, pela primeira vez, o mecanismo de vídeo é compatível com a decodificação AV1, que permite a reprodução de conteúdo em serviços de streaming com economia de energia para preservar a duração da bateria.

O Neural Engine nos chips M3, M3 Pro e M3 Max é até 60% mais rápido que na linha M1, sendo capaz de processar tarefas de IA e aprendizado automático mais rápido do que nunca.

M3: desempenho espetacular para os sistemas mais populares

O M3 tem 25 bilhões de transistores — 5 bilhões a mais que o M2. Ele também conta com uma GPU de 10 núcleos com arquitetura de última geração que é 65% superior ao M1 em desempenho gráfico. Jogos como Myst ganham iluminação, sombras e reflexos incrivelmente realistas. O chip M3 tem uma CPU de 8 núcleos (4 de desempenho e 4 de eficiência) que oferece rendimento até 35% superior ao da CPU do M1 e aceita até 24 GB de memória unificada.

M3 Pro: para quem precisa de ainda mais desempenho

O M3 Pro inclui 37 bilhões de transistores e uma GPU de 18 núcleos que oferece desempenho ultrarrápido em tarefas com gráficos pesados. A GPU está até 40% mais rápida que no M1 Pro. A possibilidade de configurar a memória unificada com até 36 GB permite usar o MacBook Pro para trabalhar em projetos mais complexos em qualquer lugar. A CPU de 12 núcleos (6 de desempenho e 6 de eficiência) oferece rendimento em tarefas de um thread até 30% superior que no M1 Pro. Com o chip M3 Pro no novo MacBook Pro, é possível realizar ações como unir e manipular enormes fotos panorâmicas no Adobe Photoshop mais rápido do que nunca.

M3 Max: um grande salto de desempenho para as tarefas profissionais mais exigentes

No chip M3 Max, o número de transistores atinge a marca de 92 bilhões, levando o desempenho nas tarefas profissionais a outro nível. A GPU de 40 núcleos é até 50% mais rápida que no chip M1 Max e aceita até 128 GB de memória unificada, o que permite a desenvolvedores de apps com IA usar modelos de transformação com bilhões de parâmetros. A CPU de 16 núcleos conta com 12 núcleos de desempenho e 4 de eficiência, e atinge velocidades de processamento até 80% superiores às do chip M1 Max. E, graças aos dois mecanismos ProRes, o M3 Max tira de letra até as tarefas de pós-produção de vídeo com maior resolução, seja no DaVinci Resolve, Adobe Premiere Pro ou Final Cut Pro. O chip M3 Max foi criado para profissionais que precisam do maior desempenho possível em um MacBook Pro com a maior duração de bateria do mercado em um notebook profissional.

O chip M3 Max consiste em 92 bilhões de transistores e oferece um enorme aumento de desempenho nas tarefas profissionais mais exigentes.

Melhor para o meio ambiente

Graças ao consumo eficiente de energia dos chips M3, M3 Pro e M3 Max, os novos MacBook Pro e iMac atendem aos mais altos padrões da Apple em relação à eficiência energética e permitem ao novo MacBook Pro ter a bateria de maior duração em um Mac: até 22 horas2. Como resultado, o notebook fica menos tempo conectado à tomada e consome menos energia durante o uso.

Hoje, todas as operações corporativas globais da Apple são neutras em emissões de carbono e, até 2030, a Apple planeja zerar seu impacto climático em todos os negócios da empresa, incluindo a cadeia de produção inteira e o ciclo de vida de todos os produtos. Isso significa que cada chip em cada Mac, do design à fabricação, será neutro em emissão de carbono.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email