Apple anuncia M2 Pro e M2 Max: chips avançados para tarefas de alto nível

Apple-M2-chips-hero-230117_big.jpg.large

CUPERTINO, CALIFÓRNIA – A Apple anunciou hoje os chips M2 Pro e M2 Max, dois sistemas em um chip (SoCs, na sigla em inglês) avançados que levam a eficiência revolucionária no consumo de energia dos chips da Apple para um novo patamar. O chip M2 Pro aperfeiçoa a arquitetura do M2 para incluir uma CPU de até 12 núcleos e uma GPU de até 19 núcleos, além de 32 GB de memória unificada rápida.O chip M2 Max também traz os recursos do M2 Pro, incluindo uma GPU de 38 núcleos, o dobro da largura de banda de memória unificada e até 96 GB de memória unificada. Com o melhor desempenho por watt do mercado, ele é o chip mais potente e eficiente para um notebook profissional. Os dois chips incluem tecnologias personalizadas, como Neural Engine de 16 núcleos mais rápido e o mecanismo de mídia potente da Apple. O chip M2 Pro traz o desempenho Pro para o Mac mini pela primeira vez, enquanto os chips M2 Pro e M2 Max levam os recursos e o desempenho revolucionário do MacBook Pro de 14 polegadas e de 16 polegadas ainda mais longe.

“Somente a Apple está criando SoCs como o M2 Pro e o M2 Max. Eles trazem desempenho profissional incrível e o consumo de energia mais eficiente da indústria”, disse Johny Srouji, senior vice president of Hardware Technologies da Apple. “Com CPU e GPU ainda mais potentes, capacidade para um sistema de memória unificada ainda maior e um mecanismo de mídia avançado, o M2 Pro e o M2 Max representam avanços impressionantes nos chips da Apple.”
O chip M2 Pro tem 40 bilhões de transistores e oferece 200 GB/s de largura de banda de memória unificada e até 32 GB de memória rápida de baixa latência.
O chip M2 Max tem 67 bilhões de transistores e oferece 400 GB/s de largura de banda de memória unificada e até 96 GB de memória rápida de baixa latência.

M2 Pro: desempenho avançado para tarefas profissionais

Criado usando uma tecnologia avançada de processamento de cinco nanômetros, o chip M2 Pro consiste em 40 bilhões de transistores, quase 20% a mais que o chip M1 Pro e o dobro do M2. Ele oferece 200 GB/s de largura de banda de memória unifica (o dobro do chip M2) e até 32 GB de memória de baixa latência. A CPU de 10 ou 12 núcleos consiste em até oito núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de alta eficiência. O resulto é um desempenho com múltiplas threads 20% mais veloz que a CPU de 10 núcleos do chip M1 Pro Apps como Photoshop executam tarefas pesadas com mais rapidez do que nunca, e compilam em Xcode em até 2,5 vezes a velocidade do modelo mais rápido de MacBook Pro com Intel1.
A GPU do M2 Pro pode ser configurada com até 19 núcleos (o triplo da GPU do M1 Pro) e inclui L2 cache maior. As velocidades do chip gráfico são até 30% superiores às do chip M1 Pro, resultando em melhorias enormes no processamento de imagens e permitindo jogar games com qualidade de console.
O MacBook Pro com chip M2 Pro consegue processar imagens no Photoshop 40% mais rápido que o chip M1 Pro e 80% mais rápido que o MacBook Pro com processor Intel Core i9.
Com CPU potente, o chip M2 Pro consegue compilar códigos até 25% mais rápido que o chip M1 Pro, e até 2,5 vezes mais rápido que o MacBook Pro com processador Intel Core i9.

M2 Max: o chip mais poderoso e eficiente do mundo para um notebook profissional

Com 67 bilhões de transistores (10 bilhões a mais que o chip M1 Max e mais de três vezes a quantidade do M2), o chip M2 Max leva o desempenho e os recursos do chip da Apple ainda mais longe. Com 400 GB/s, a largura de banda de memória unificada é duas vezes maior que a do chip M2 Pro, quatro vezes maior que a do M2, e suporta até 96 GB de memória rápida. Isso garante que arquivos enormes abram instantaneamente e que o trabalho em múltiplos apps profissionais seja rápido e fluido.
Os recursos do chip M2 Max incluem a mesma GPU avançada de 12 núcleos do M2 Pro. A GPU é ainda mais potente com até 38 núcleos e traz cache L2 maior. As velocidades do gráfico são até 30% mais rápidas do que o chip M2 Max. Junto com a memória de 96 GB, o novo MacBook Pro com chip M2 Max roda projetos com gráficos pesados que sistemas concorrentes não conseguem processar2. De efeitos visuais ao treinamento de modelos de aprendizado de máquina e edição de imagens com gigapixels, o MacBook Pro com chip M2 Max oferece rendimento incrível, seja ligado na tomada ou só na bateria. O M2 Max é mais poderoso e eficiente do mundo para um notebook profissional.
Com o consumo de energia eficiente do chip da Apple, o M2 Max roda projetos com gráficos pesados enquanto mantém a duração excelente da bateria.

Ampliando recursos com tecnologias personalizadas

Os chips M2 Pro e M2 Max incluem tecnologias personalizadas:
  • ambos os chips incluem o Neural Engine avançado de 16 núcleos da Apple, capaz de realizar 15,8 trilhões de operações por segundo em velocidades até 40% mais rápidas que a geração anterior.
  • O chip M2 Pro traz um mecanismo de mídia eficiente e potente, incluindo H.264 e HEVC com aceleração por hardware e codificação e decodificação ProRes. Assim, ele consegue reproduzir vários vídeos em 4K e 8K ProRes consumindo pouquíssima energia. O chip M2 Max inclui dois mecanismos de codificação de vídeo e dois mecanismos ProRes, dobrando a velocidade de codificação de vídeo do M2 Pro.
  • O mais recente processador de imagem da Apple reduz ainda mais o ruído e melhora a qualidade de imagem da câmera usando vídeo computacional junto com Neural Engine.
  • O Secure Enclave avançado é uma parte importante da melhor segurança da Apple.
As tecnologias personalizadas dos chips M2 Pro e M2 Max incluem o Neural Engine avançado de 16 núcleos da Apple e novos mecanismos de mídia potentes com H.264 e HEVC com aceleração por hardware e codificação e decodificação de vídeo ProRes.

macOS Ventura com chip M2 Pro e M2 Max

O macOS foi criado para o chip da Apple, e a combinação do macOS Ventura com o novo chip oferece desempenho e produtividade sem precedentes para os usuários. Os computadores Mac com o chip da Apple têm acesso a mais de 15 mil apps nativos e plugins que revelam toda a potência dos chips da série M.
O macOS Ventura traz novos recursos, como Organizador Visual, e novas funcionalidades, como Câmera de Continuidade e Handoff no FaceTime. O sistema operacional também inclui grandes atualizações no Safari, Mail, Mensagens, Spotlight e muito mais, tudo com mais rapidez e eficiência nos chips M2 Pro e M2 Max.

O chip da Apple e o meio ambiente

Os chips M2 Pro e M2 Max também ajudam o novo MacBook Pro e Mac mini a atender aos altos padrões de eficiência no consumo de energia da Apple. Inclusive, o consumo de energia eficiente do chip da Apple ajuda o novo MacBook Pro a oferecer até 22 horas de duração da bateria, a maior em um Mac até hoje3. Como resultado, o notebook fica menos tempo conectado à tomada e consome menos energia durante o uso.
Hoje, todas as operações corporativas globais da Apple são neutras em emissões de carbono. Até 2030, a Apple planeja zerar seu impacto climático em todos os negócios da empresa, incluindo cadeias de produção e o ciclo de vida de todos os produtos. Isso significa que cada chip que a Apple criar, do design à fabricação, será neutro em emissão de carbono.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email