Zoom: 5 passos para comandar reuniões online no trabalho

Back view of male employee speaking on video call with diverse colleagues on online briefing with laptop at home.

Eleito o app do ano para iPad em 2020, o Zoom é uma das ferramentas multiplataforma mais utilizadas para videoconferências. Principalmente para aquelas relacionadas a negócios. Afinal, ele oferece muitos recursos e facilidades para acompanhar a rotina do trabalho remoto. Por exemplo: o plano básico do app permite organizar videochamadas com até 100 pessoas por até 40 minutos. Da mesma forma, possibilita compartilhar a tela e gravar suas reuniões. Logo, é ideal para fazer apresentações e manter uma ata digital de tudo o que foi tratado. Além disso, o app não impõe limites para encontros entre duas pessoas, e conectar-se com alguém é tão fácil quanto mandar uma mensagem. Portanto, veja a seguir tudo que você precisa saber para propor uma comunicação mais direta com sua equipe.

 

1.    Iniciando uma reunião pelo Zoom

Depois de criar sua conta no Zoom, você receberá uma ID pessoal para realizar suas próprias videoconferências. Então, para organizar um encontro virtual, toque no ícone Nova reunião. Em seguida, toque em Iniciar uma reunião para abrir sua sala virtual. Já para convidar outras pessoas a participar, toque em Participantes, na parte inferior da tela, e em Convidar. Aliás, você pode enviar convites por e-mail ou Mensagens. Se preferir, deixe o app analisar seus contatos e adicionar pessoas que já têm uma conta no Zoom. Para habilitar este recurso, acesse Configurações > Contatos > Importar contatos do telefone.

 

2.    Entrando numa reunião

A maneira mais simples de participar da reunião de outra pessoa é usando o link informado no convite. Se não encontrar um, procure o código de ID da reunião (uma série de números separados por traços). Depois de localizá-lo, entre no app Zoom, toque em Ingressar, e cole o código na caixa ID de reunião.

 

3.    Interagindo com os participantes

Agora você está numa reunião no Zoom! Se estiver conversando com duas ou mais pessoas, pode arrastar para a esquerda para ver todos ao mesmo tempo na sua tela. Caso precise sair rapidamente e silenciar o microfone, arraste para a direita. Isso ativará o modo Direção Segura (que é bem útil mesmo quando se está em casa). Em caso de problemas de conexão, você pode tocar em Interromper vídeo. Desse modo, desligará sua câmera para seguir apenas com o áudio.

 

4.    Preparando o seu “close”

Um dos recursos mais sofisticados do Zoom é o Retocar minha aparência. Com ele, é possível fazer uma “mágica digital” para deixar você mais preparado para a câmera. Apesar de não lhe dar músculos de super-herói, a ferramenta ajuda a suavizar seus traços. Então, para ativar, acesse Configurações > Reuniões e desça até Retocar minha aparência.

 

5.    Usando planos de fundo

Sempre que quiser ocultar seu cenário real, você pode ativar o Plano de fundo virtual. Para tanto, basta tocar em Mais durante uma reunião. Primeiro, o app oferece uma imagem como amostra, mas você pode adicionar qualquer foto que deseje utilizar com fundo.

 

Combinado aos dispositivos Apple, o Zoom oferece a melhor qualidade de vídeo, áudio e compartilhamento de tela disponível no mercado. Então, caso ainda não use o iPhone, iPad ou Mac com sua equipe, entre em contato com a iPlace Corporativo.

 

Foto: iStock/nensuria

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email