Xadrez no EaD: prática ajuda a trabalhar diretrizes da BNCC

Brilliant Little Boy Playing Chess with His Distant Relative or Uncle, Uses Laptop for Video Call. Remote Online Education, E-Education, Communication with Family, Homeschooling.

Desde que a Base Nacional Comum Curricular foi proposta, muito se fala sobre os caminhos para se adaptar às novas diretrizes. Afinal, a BNCC demanda a abordagem de diversas áreas em aula, desde a questão étnico-racial até o raciocínio computacional. Da mesma forma, requisita que sejam trabalhados o pensamento analítico e habilidades socioemocionais como resiliência, empatia, paciência e tolerância. Nesse contexto, há um esporte milenar que pode ser uma ótima ferramenta de aula: o xadrez.

 

Trabalhando o xadrez no ensino remoto

O jogo, conhecido praticamente por todo mundo, na verdade sempre foi bastante usado no campo educacional. Porém, com a acelerada adoção do EaD por conta da pandemia, parece ter sido deixado um pouco de lado. Afinal, a implementação da educação remota priorizou a migração dos sistemas de aula para as plataformas digitais. Assim, diretores e professores se concentraram nas ferramentas necessárias para que o ensino remoto fosse tão efetivo quanto o presencial.

No entanto, agora que o processo de adaptação já se estabilizou, é possível retomar expedientes lúdicos como o xadrez. Aliás, o jogo tem como uma de suas principais características o exercício do foco e do poder de concentração. Ou seja, habilidades especialmente importantes no contexto do EaD. Afinal, nas aulas virtuais, manter-se atento às atividades é um desafio bem grande para boa parte dos alunos.

Além disso, o xadrez trabalha bastante outras áreas demandadas pela BNCC. Não à toa, o próprio site do Ministério da Educação traz um guia de como implantar o jogo nas escolas. Embora não trate especificamente de EaD, com as ferramentas certas não é difícil adaptar o projeto para o contexto online.

 

Xadrez virtual e educativo

Nesse sentido, a iPlace Educacional indica o app ChessMatec, recomendado pela Federação Internacional de Xadrez. Disponível para iPhone, iPad e Mac, o aplicativo foi concebido para mediar o primeiro contato das crianças com a modalidade. Assim, traz interface e recursos bastante lúdicos, descomplicando o aprendizado das regras e táticas. Além disso, no site da plataforma há um currículo completo voltado aos professores. Dessa forma, o ChessMatec é a ferramenta de xadrez perfeita para colocar em prática no ensino remoto as diretrizes da BNCC. Xeque-mate! 😉

 

Foto: iStock/ gorodenkoff

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email