Tendências 2022: o que esperar para o mundo do trabalho

African young man in eyeglasses sitting at the table in front of laptop computer and looking at monitor at home

A pandemia de covid-19 acelerou processos de transformação no mundo do trabalho. Por exemplo, o antes raro modelo híbrido agora está consolidado em muitas empresas. Resta saber o que vem depois de toda essa digitalização. Assim, consultorias no mundo inteiro analisam o mercado para entender quais serão os próximos caminhos corporativos. O texto de hoje traz uma amostra do que vem por aí. A seguir, confira algumas tendências para 2022.

Digitalização do trabalho veio para ficar

Durante a fase aguda do distanciamento social, empreendimentos tiveram que se reinventar. O fechamento do comércio e a suspensão de serviços impactaram a renda de milhões de brasileiros.

Para quem tinha o próprio negócio, uma saída estava no digital. Isso porque aumentou a procura do público por compras on-line e delivery de produtos. Resultado: segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o e-commerce cresceu 38% no país em 2021, alcançando um faturamento de R$ 304 bilhões.

Além das vendas, a relação com os consumidores também mudou. O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021 aponta adoção expressiva dos chats automatizados. A quantidade de robôs de conversação cresceu de 24 mil para 47 mil em um ano, confirmando como essa é uma maneira prática e eficiente de atender a clientela.

Tendências corporativas: a busca pela flexibilidade

Falando do público interno, a escolha pelo teletrabalho não é mais novidade. Se antes o home office veio como imposição devido às circunstâncias sanitárias, agora é uma opção consciente em diversas companhias. Afinal, com equipes remotas, as organizações conseguem ter sedes enxutas, gastando menos com aluguel e energia elétrica. Além disso, podem contratar talentos que morem em qualquer canto do mundo.

Os encontros presenciais ainda são valorizados, mas deixaram de ser obrigatórios. Tanto é que os colaboradores preferem a flexibilidade do modelo híbrido, que intercala idas ao escritório com dias de trabalho em casa. Essa é a opinião de 64,7% dos respondentes em um levantamento do Great Place to Work. Outros 16,4% gostam de atuar o tempo todo a distância.

Aliás, o termo home office vem sendo substituído por um mais atual: anywhere office. Trata-se de trabalhar numa cafeteria, num espaço de coworking ou mesmo na praia. Ou seja: já não importa o local físico, desde que haja entrega de resultados.

Com isso, os acordos entre profissionais e empregadores também precisam se atualizar. Jornadas flexíveis, sem horários rígidos e com mais oportunidade para folgas, serão bastante valorizadas daqui em diante. Afinal, o tempo é um dos ativos mais preciosos do indivíduo. Melhor aproveitar com qualidade.

ESG projeta um futuro mais sustentável

Essa procura por mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal está, de certa forma, relacionada ao cenário macro. A pandemia mostrou ao mundo como a vida é frágil. Junto a isso, vêm as mudanças climáticas ameaçando o futuro no planeta Terra.

Nesse contexto, a sociedade cobra mais comprometimento por parte das organizações. Ou seja: é hora de assumir metas responsáveis, que levem em conta o bem-estar humano e a sustentabilidade dos ecossistemas. Aliás, tal postura se resume nos princípios “ESG”. A sigla em inglês se refere a boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Basicamente, espera-se que as empresas sejam responsáveis quanto aos resíduos e à poluição que geram. O respeito aos direitos humanos, às leis trabalhistas e à satisfação do público devem ser observados. No mais, é importante adotar modelos de gestão transparentes, nos quais seja possível receber críticas e ajustar as condutas após a detecção de problemas.

Uma boa reputação fortalece qualquer empreendimento. Por isso, o ESG pode significar, inclusive, mais faturamento e fidelização dos clientes!

Gostou de ficar por dentro das tendências corporativas para 2022? Se quiser outras dicas de tecnologia e produtividade nos negócios, continue acompanhando o blog da iPlace Corporativo. Aliás, se estiver em busca das melhores tecnologias para turbinar a produtividade na sua empresa, contate nosso time de especialistas!

 

Foto: iStock; AnnaStills

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email