Tecnologia educacional: 5 razões para adotar o Mac

Já faz um bom tempo que há consenso entre especialistas sobre as vantagens do uso da tecnologia educacional nas escolas. Afinal, são inúmeros os benefícios que o contato com recursos digitais pode proporcionar aos estudantes. Incluem-se aí desde a melhora do aprendizado nas séries iniciais, com apps educativos, até a capacitação para o mercado.

Porém, para se obter os melhores resultados, não basta adotar qualquer tipo de tecnologia educacional. Portanto, escolas que buscam excelência no ensino precisam sempre considerar a adoção do Mac em seus parques de dispositivos. Afinal, o computador da Apple oferece desempenho de ponta, além de ferramentas nativas que são perfeitas para o uso na educação. Assim, hoje listamos aqui no blog da iPlace Educacional 5 motivos pelos quais o Mac deve ser usado nas escolas. Confira!

 

5 razões que fazem do Mac a melhor tecnologia educacional

1.     Fomento à criatividade

Graças ao seu alto poder de processamento, o Mac consegue executar qualquer tipo de software voltado ao trabalho criativo. Assim, os alunos podem trabalhar até mesmo em programas profissionais, como o Final Cut Pro, voltado à edição de vídeo. Além disso, o computador da Apple oferece apps de criatividade nativos e gratuitos, a exemplo do GarageBand e do iMovie.

2.     Aplicativos para as aulas

Assim como o iPhone e o iPad, o Mac conta com a suíte iWork, que já vem instalada no sistema operacional. Dela fazem parte os apps Pages, Numbers e Keynote, dedicados a criação e edição de textos, planilhas e apresentações multimídia, respectivamente. Ou seja, o Mac já vem de fábrica com praticamente tudo de que os estudantes precisam para elaborar seus trabalhos.

3.     Incentivo à programação

Quando o assunto é tecnologia educacional, a Apple definitivamente não poupa esforços. Afinal, seu ecossistema pode ser usado até para o ensino de programação, habilidade cada vez mais requisitada pelo mercado. Assim, tanto Mac quanto iPad são compatíveis com o Swift Playgrounds, app que torna lúdico o aprendizado de códigos. Por isso, é altamente recomendado para os alunos das séries iniciais. Depois, à medida que ficam mais experientes, os estudantes podem migrar para o Xcode, software profissional exclusivo para Mac. E tudo isso, claro, adequadamente orientado pelo currículo Programação Para Todos, que é oferecido de forma gratuita pela Apple.

4.     Acessibilidade e inclusão

No Mac, todas as ferramentas citadas, assim como inúmeros outros apps, são compatíveis com recursos de acessibilidade. Dessa forma, mesmo que possuam alguma deficiência visual, auditiva ou motora, os alunos continuam com acesso ao melhor da tecnologia educacional. Afinal, o Mac oferece ferramentas de leitura de tela, comandos por voz e até mesmo controle alternativo de cursor por movimentos de cabeça.

5.     Suporte ao gerenciamento remoto

Por fim, vale salientar que o Mac dispõe de benefícios não apenas para estudantes e professores. Isso porque o dispositivo é totalmente compatível com sistemas de gerenciamento remoto, algo muito útil especialmente do contexto do EaD. Assim, através do Apple School Manager e de uma solução de MDM, o Mac pode ser configurado a distância. Com esse trabalho inteligentemente simplificado, a equipe de TI também ganha tempo para outras demandas, propiciando o aumento da produtividade.

 

Quer usufruir do melhor da tecnologia educacional com o Mac em sua escola? Então entre em contato agora mesmo com a iPlace e converse com um de nossos especialistas!

 

Foto: iStock/ake1150sb

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email