Mobilidade: apps para iPhone e iPad facilitam tarefas remotas

Conheça os apps para iPhone e iPad que facilitam a realização das tarefas de trabalho mais frequentes de sua empresa

Sua empresa já tem ou pensa em adotar um parque de dispositivos móveis da Apple? Esse, sem dúvidas, é um dos melhores investimentos em infraestrutura que você pode fazer em benefício do seu negócio. Ainda mais neste momento de transição para o regime de home office, em que as tarefas precisam ser resolvidas remotamente. Afinal, com o iPhone, você e seus funcionários ganham muito mais mobilidade, sem perder o foco no trabalho. E, com a versatilidade do iPad, qualquer lugar pode se tornar um escritório completo. Aliás, ambos oferecem desempenho e poder de processamento incríveis. Além disso, a riquíssima oferta de apps é outra variável importante na equação do ganho de produtividade. Na App Store, são mais de 200 mil aplicativos voltados aos negócios.

 

Apps para todas as tarefas

Para demonstrar esta ampla variedade, iniciamos hoje uma série de posts sobre os melhores aplicativos profissionais da App Store. Dividimos o conteúdo por áreas e setores de atuação dentro das empresas. Para começar, abordaremos os apps voltados às atividades mais frequentes no mundo corporativo: elaboração de textos, planilhas e apresentações.

 

Edição de texto

Muito associadas aos computadores, as tarefas de texto podem ser executadas sem problemas no iPhone e, especialmente, no iPad. Isso porque, além do teclado virtual, as versões mais recentes do dispositivo podem ser usadas em conjunto ao Smart Keyboard. Em qualquer um dos aparelhos, o app Pages – gratuito e nativos dos sistemas Apple – já vem pronto para uso. Com ele, é possível criar documentos e relatórios totalmente personalizados. Outra opção é o bastante popular Microsoft Word. Ele é totalmente compatível com dispositivos Apple, e na sua versão paga oferece recursos similares ao Pages. Já o Google Docs é gratuito e pode ser boa opção caso sua empresa necessite apenas de uma ferramenta mais básica.

 

Elaboração de planilhas

Para o trabalho com planilhas, os dispositivos Apple trazem o app nativo Numbers. Disponíveis na App Store, o Microsoft Excel (pago) e o Google Sheets (gratuito) também podem ser boas opções. Todos são voltados a tarefas de organização e controle de inventário, automatização de cálculos e análise de dados através de tabelas e gráficos. No entanto, quando usado no iPad, o Numbers leva certa vantagem em relação aos demais. Isso porque o app é otimizado para o Apple Pencil, que assegura mais precisão e criatividade no trabalho com planilhas.

 

Criação de apresentações

A mesma compatibilidade com o Apple Pencil é o que torna o Keynote um dos melhores apps para elaboração de apresentações multimídia. Integrante da suíte iWork – assim como Pages e Numbers –, ele é nativo nos dispositivos Apple. Para facilitar as tarefas de criação, o app traz inúmeros modelos prontos de apresentações: basta substituir o conteúdo. Se preferir, crie seu trabalho do zero, incluindo textos, fotos, vídeos, animações e transições. Alternativa ao Keynote, o Microsoft PowerPoint traz recursos bastante semelhantes, mas, infelizmente, sem a compatibilidade com o Apple Pencil. O Google Slides, por sua vez, é um pouco mais simples – mas ainda assim uma boa escolha para apresentações básicas.

 

Construção de formulários

Pesquisa, coleta de dados e validação de assinaturas também ficam muito mais fáceis no iPhone e no iPad. Basta conhecer os melhores aplicativos para a realização dessas tarefas. O DocuSign, por exemplo, é um dos mais utilizados para inserção de assinaturas digitalizadas e envio de ofícios. Já com o Adobe Fill & Sign é possível escanear documentos em papel e depois preenchê-los digitalmente. E, quando o trabalho exigir a criação de um formulário próprio, uma boa opção pode ser o FastField. Com ele, é possível criar pesquisas e questionários diretamente na tela no iPhone e do iPad. Depois, basta compartilhá-los com o público-alvo e coletar as respostas.

 

Implementação de aplicativos mais fácil e prática

Escolhidos os aplicativos que serão utilizados na empresa, deve ser realizada a instalação dos apps nos dispositivos. No ecossistema Apple, essa etapa pode ser realizada de forma completamente remota, facilitando as tarefas para as equipes de TI. Isso porque clientes corporativos da Apple têm acesso ao Apple Business Manager. Trata-se de um portal online que permite a aquisição de apps por volume, bem como a gestão de dispositivos e usuários. Ou seja, é possível gerenciar quais equipamentos receberão os apps e quais colaboradores terão acesso a eles. Caso algum dispositivo ou funcionário seja realocado, basta atualizar as configurações. Assim, além de contar com os melhores apps profissionais, sua empresa fica mais organizada e produtiva.

 

Quer saber como adotar o iPhone e o iPad em seu negócio e usufruir de todas as vantagens de um parque de dispositivos Apple? Então contate agora mesmo a iPlace Corporativo e converse com um de nossos especialistas!

 

Foto: iStock/StockRocket

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email