Recursos online para professor: confira 5 bons cursos gratuitos

Young asia student study in the public library, She making note on notebook and using laptop

Em 15 de outubro se celebra no Brasil o Dia do Professor – data de suma importância para a educação. Afinal, homenageia os responsáveis mais diretos pela qualidade do ensino e pela aprendizagem dos alunos. Aliás, como se sabe, esta profissão exige muito estudo, preparo e constantes atualizações. Ainda mais agora, com a adoção de sistemas como o ensino híbrido e com a chegada de novas tecnologias.

Portanto, pensando na capacitação dos profissionais do ensino, hoje a iPlace Educacional traz cinco sugestões de cursos para professores. Todos eles são online, gratuitos e ministrados pelo portal educacional Nova Escola, um dos mais respeitados do Brasil no setor.

 

5 cursos para qualificar o trabalho do professor e da escola

 

1.      BNCC: o que é e como levá-la para a sala de aula

Embora já esteja em vigor há algum tempo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda suscita dúvidas nos professores. Assim, este curso introdutório visa justamente apresentar a estrutura e os principais conceitos do documento. Além desta, o Nova Escola ainda oferece outras formações sobre o assunto, mais aprofundadas, focando nas competências abordadas na BNCC.

 

2.      Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos

Em 2020, a educação a distância foi implementada às pressas, por conta da pandemia. Já em 2021, grande parte das escolas migrou para um sistema que mescla aulas online e presenciais. Porém, o ensino híbrido envolve ainda mais modelos, que são explorados neste curso. Assim, o professor se familiariza com conceitos como o da sala de aula invertida e do trabalho por rotação de estações.

 

3.      Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais

O estímulo à criatividade é essencial dentro de sala de aula – e se torna ainda mais fácil com o uso da tecnologia. Logo, esse é justamente o foco do curso “mão na massa”, que atualiza o professor sobre os recursos e formatos de mídia atuais. A formação inclui dicas de educação midiática e até mesmo sugestões de aulas envolvendo o TikTok. E tudo isso tanto para os encontros presenciais quanto para os realizados de forma remota.

 

4.      Trabalho com jogos: aproveitando o interesse dos alunos

Neste curso o professor vai aprender a utilizar a gamificação nas aulas. Ou seja, a trabalhar com jogos digitais e analógicos para tornar a educação mais lúdica e atrativa para os alunos. A formação do Nova Escola traz dicas de atividades, tipos e exemplos de jogos, bem como suporte teórico e pedagógico.

 

5.      Apoiando a equipe no replanejamento contínuo

Por fim, uma formação que, na verdade, é mais voltada aos gestores de escolas. Neste curso, diretores e coordenadores vão aprender a elaborar um instrumento de planejamento que apoie o trabalho do professor. E o mais importante: de forma que o plano seja flexível. Assim, pode ser adaptado de acordo com eventuais mudanças no sistema de ensino, como ocorreu durante a pandemia.

 

Para acessar a lista completa de cursos gratuitos do Nova Escola, basta acessar o site da plataforma. E, para mais notícias e dicas sobre o setor de ensino, especialmente com foco em tecnologia, acompanhe sempre o blog da iPlace Educacional!

 

Foto: iStock/iBrave

 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email