Propósito: como construir um legado ao longo de sua carreira

legado-profissional

Os alicerces da formação profissional são construídos desde cedo, a partir da educação formal. No entanto, para além do ensino, há as expectativas geradas pelos pais, pela sociedade e pelo próprio indivíduo.

Afinal, quem é que não almeja ter uma carreira de sucesso? Em busca, primeiro, de boas notas; e, depois, de altos cargos e salários, muitas pessoas acabam relegando aspectos essenciais. Entre estes estão, primordialmente, o amor pelo que se faz e o legado que se deixa.

Assim, mesmo no mundo adulto, vale a pena preservar certas características da infância. Afinal, crianças costumam ser movidas por sonhos, imaginação e criatividade, habilidades essenciais para impulsionar a inovação.

 

Carreira: uma questão de legado

Enquanto se criam grandes projeções em cima de cargos e títulos, pouco se considera sobre ser feliz desempenhando determinada função. Aliás, essa é uma das lições compartilhadas por Steve Jobs em seu discurso na Universidade de Stanford, em 2005.

Em sua fala, ele destaca que o trabalho preenche grande parte da vida. Dessa forma, para ficar realmente satisfeito seria fundamental fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. “E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”, afirma Jobs. Assim, ele recomenda não sossegar – e seguir procurando a profissão ideal até que você a encontre.

Claro que você dificilmente encontrará uma função em que seja possível fazer tão somente o que gosta. No entanto, quanto menos você precisar encarar tarefas como obrigações, maior será sua satisfação com o trabalho.

Além disso, uma verdadeira carreira de sucesso é aquela capaz de deixar um legado. Ou seja, uma marca pessoal e profissional que o fará ser lembrado por todos. Mesmo quando você deixar de existir. Nesse sentido, o discurso de Jobs também ressalta que não há razão para deixar de seguir seu coração.

Por isso, ele recomenda viver cada dia como se fosse o último. Afinal, quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de falhar – cai por terra diante da morte. Por isso, invista diariamente na construção do seu legado.

Pense em como você tem contribuído com a carreira de seus colegas e como os tem inspirado. Avalie também de que forma sua carreira impacta a sociedade e o meio ambiente – e busque maneiras de agir positivamente.

Afinal, diferentemente dos processos produtivos, sua carreira não pode ser tão automatizada. Use, sim, a tecnologia para garantir produtividade e inovação, mas tenha certeza de quais são os seus propósitos de vida.

Foto: iStock/Ridofranz

Compartilhe este post

Veja também: