Abrir e manter uma empresa não é uma tarefa fácil, seja qual for o tamanho ou área de atuação. Sobretudo no contexto atual, em que os modelos de trabalho e negócio tradicionais vêm sofrendo mudanças constantes. Em meio a essas transformações, manter a organização e a produtividade é um desafio. Mas, felizmente, a tecnologia pode ser – e vem sendo – uma grande aliada. Afinal, existem hoje aplicativos acessíveis que facilitam a rotina de empreendedores, oferecendo soluções eficientes para organizar diversos tipos de tarefa.
Aplicativos que facilitam sua rotina
A seguir, conheça alguns aplicativos que ajudam a organizar seus projetos, seus arquivos e a comunicação das equipes.
a) Para organizar e acompanhar projetos
1. Trello
Com mais de 50 milhões de usuários mundo afora, o Trello permite que você organize e gerencie qualquer coisa. Para tanto, traz uma série de ferramentas que tornam essa missão muito fácil e visualmente organizada. No Trello, você pode criar quadros, cartões e checklists, para utilizar individualmente ou de forma colaborativa. Seja para gerenciar um time, personalizando fluxos de trabalho e dividindo tarefas; ou apenas fazer uma lista de compras. Além disso, é possível fazer comentários nos itens criados, anexar arquivos e carregar fotos e vídeos. Assim, esse aplicativo é um grande aliado para aumentar a produtividade. Para completar, ele está disponível também em versão web, que pode ser acessada através de qualquer dispositivo.
2. Asana
O Asana é um app semelhante ao Trello, mas com um foco maior no mercado corporativo. Aliás, o app possui algumas das maiores empresas do mundo em seu portfólio. No Asana você encontra recursos otimizados para áreas como Marketing, Operações, Vendas e Produtos. Tudo isso de forma integrada, possibilitando acessar cronogramas e gráficos que mostram o andamento de seus projetos em tempo real. Assim, você pode obter uma melhora significativa na visibilidade e na coordenação entre departamentos e equipes.
b) Para organizar seus arquivos
3. Evernote
Você costuma perder papéis ou deixa de registrar seus insights? Talvez isso cause prejuízos no futuro… Mas fique tranquilo! Depois que você começar a utilizar o Evernote, isso não vai mais acontecer. Afinal, tudo estará salvo e seguro na nuvem. Assim, você pode substituir o papel pela tecnologia, usando o aplicativo como organizador de arquivos, agenda e bloco de notas. Inclusive, o Evernote sincroniza no seu iPhone, iPad e Mac para manter a produtividade onde você estiver! Também é possível criar lembretes e listas no próprio app, sem complicação. Você pode até criar cadernos temáticos e distribuir seus documentos de forma organizada. Além disso, dá para adicionar diferentes tipos de arquivos nas suas notas, como textos, PDFs, desenhos, fotos, áudios e afins. Para completar, o Evernote pode digitalizar documentos de papel, cartões de visita, quadros brancos e notas escritas à mão. Assim, você não vai perder – nem esquecer – mais nada!
c) Para gerir a comunicação de sua equipe
4. Microsoft Teams
Se estiver buscando maneiras de melhorar a comunicação da sua equipe, o Microsoft Teams pode ser uma ótima alternativa. Afinal, ele oferece uma plataforma de comunicação completa, com recursos como salas de reunião, bate-papo e espaços de trabalho colaborativos. Aliás, isso tudo sem nenhum ruído externo, como é comum acontecer em aplicativos de mensagens usados também no âmbito pessoal.
Quer melhorar ainda mais a organização e, consequentemente, os resultados na sua empresa? Então invista em tecnologia! Entre com contato com a iPlace Corporativo e fale diretamente com um de nossos especialistas.
Foto: iStock/SeventyFour