Processamento de linguagem natural: um aliado para sua TI

linguagem natural

Assim como tudo que envolve tecnologia, o conceito de transformação digital vem evoluindo rapidamente ano após ano. Afinal, até pouco tempo atrás, o termo se referia “apenas” à migração de dispositivos e processos para o digital. Porém, hoje já pode significar até mesmo a adoção de inteligência artificial para diversos setores da empresa, incluindo o atendimento ao consumidor. Nesse contexto, uma das ferramentas mais importantes é o processamento de linguagem natural (PLN), que pode fazer toda diferença na hora de conquistar um cliente.

Por isso, hoje a iPlace Corporativo traz mais detalhes sobre o PLN e explica como esse recurso pode influenciar o sucesso das organizações.

 

O que é processamento de linguagem natural?

De maneira resumida, PLN é a área da computação que estuda e desenvolve as formas como a inteligência artificial se comunica com os humanos. Afinal, se para nós o domínio da comunicação é algo bastante simples, para as ferramentas de I.A. as coisas são bem mais complexas.

Isso porque nossa linguagem natural é recheada de nuances e palavras ou expressões com mais de um sentido. Além disso, há que se considerar que, em muitos casos, a fala e a escrita de uma pessoa podem conter vários erros gramaticais. E, idealmente, toda essa complexidade deve ser decifrada e compreendida pelas ferramentas de I.A., como chatbots e avatares.

 

Os benefícios do PLN para sua empresa

Segundo o estudo Global AI Adoption Index 2021, o processamento de linguagem natural está sendo cada vez mais adotado no Brasil. Assim, neste ano, 46% dos profissionais de TI já dizem estar usando aplicativos de PLN. Essa procura, aliás, é facilmente justificada pelas vantagens que a ferramenta pode trazer aos negócios.

Afinal, com processos cada vez mais automatizados, hoje já são muitas as empresas que utilizam chatbots como primeiro contato com o consumidor. Dessa forma, quanto mais rápida e eficiente for a comunicação, maior é a probabilidade de o cliente ficar satisfeito com o atendimento. E isso, numa etapa seguinte, pode significar mais vendas e maior taxa de fidelização de consumidores.

Além disso, o processamento de linguagem natural ainda pode ser usado em processos internos da empresa. Afinal, uma I.A. com compreensão de leitura mais eficiente faz buscas e análises de documentos no banco de dados com mais velocidade e precisão. Dessa forma, diminui o tempo gasto nas operações, aumenta a produtividade e pode inclusive reduzir custos.

 

Para acompanhar mais materiais e tendências sobre o mundo dos negócios, fique sempre atento às novas postagens do blog da iPlace Corporativo!

 

Foto: iStock/Peach_iStock

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