Os melhores influenciadores digitais já estão em sua equipe

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Associar celebridades a campanhas publicitárias sempre foi uma prática comum para tornar qualquer marca amplamente conhecida entre o público. Hoje, essa estratégia para conquistar mais visibilidade, reconhecimento e conversão é desenvolvida com o apoio de influenciadores digitais.

Com isso, muitos gestores imaginam que é preciso destinar alto investimento para ter pessoas recomendando sua empresa nas redes sociais. No entanto, alguns dos melhores nomes para desempenhar essa função já estão relacionados em sua folha de pagamento. Inclusive, não são apenas os executivos e chefes de departamento, mas também os colaboradores, freelancers, estagiários e profissionais recém-contratados. Afinal, as novas tecnologias empoderam pessoas “comuns” que, atualmente, têm tanta relevância ou mais do que o tradicional “figurão”.

Além disso, cada integrante de sua equipe é capaz de atribuir um rosto e uma voz autêntica para sua marca. Tanto em função de credibilidade quanto pelo conhecimento profundo sobre seus produtos e serviços. Ou seja: seus colaboradores são os melhores embaixadores que sua empresa pode ter.

 

Influenciadores digitais e o poder dos defensores de marca

Basicamente existem cinco tipos de influenciadores digitais: celebridades, influenciadores de nicho, microinfluenciadores, avatares e defensores de marca. Apesar do grande número de seguidores dos três primeiros, diversos estudos comprovam o poder do trabalho essencialmente orgânico. Conforme o Social Media Today, conteúdo compartilhado por colaboradores apresentam 8x mais engajamento do que conteúdos compartilhados por canais da marca. Outros números divulgados pelo Kredible apontam que, com 1.000 colaboradores, é possível gerar quase dois milhões de dólares em publicidade. Isso porque as pessoas tendem a confiar mais em recomendações de produtos e serviços feitas por amigos ou conhecidos.

Desenvolvendo seus influenciadores digitais internos

Antes de tudo, é importante contribuir para posicionar seus colaboradores como especialistas em seu setor. Afinal, influenciadores digitais são tidos como referências para os consumidores e precisam demonstrar que trabalham com o que realmente gostam. Portanto, busque incentivar o desenvolvimento de habilidades profissionais consideradas indispensáveis ao mercado atual. Além disso, é fundamental equipar sua equipe com ferramentas capazes de tornar a rotina mais intuitiva, segura e produtiva. Dessa forma, será possível implementar estas três estratégias para transformar seus colaboradores nos principais defensores de sua marca:

 

1.     Mantenha sua equipe motivada

Para começar, lembre-se que o colaborador é o primeiro cliente de sua empresa. Por isso é tão importante saber como desenvolver a imagem da organização junto aos funcionários. Então, ao conquistar o engajamento de sua equipe, a interação dos profissionais como defensores da marca se tornará mais espontânea. Afinal, eles se sentirão motivados a compartilhar suas experiências positivas dentro da empresa com familiares, amigos e conhecidos. Ao mesmo tempo, inspire a boa comunicação e o entusiasmo por oportunidades e inovação.

 

2.     Aposte na criação de conteúdo de valor

Além de investir no desenvolvimento profissional e na motivação da equipe, aposte na criação de conteúdo relevante ao público externo. Tanto por meio de suas redes sociais quanto a partir de ambientes mais específicos, como os blogs corporativos. Desse modo, é possível oferecer material alinhado aos valores da empresa para que os colaboradores possam compartilhar. Além disso, essa prática ajuda a ampliar o senso de autoridade da empresa e dos profissionais no mercado.

 

3.     Incentive seus colaboradores a compartilhar informações

Abra espaço nos canais de mídia da empresa para que seus colaboradores possam compartilhar suas próprias experiências. Seja em relação à sua atuação no desenvolvimento de projetos ou no contato com clientes e possíveis clientes, por exemplo. Afinal, isso ajuda a humanizar a imagem da organização e, ao mesmo tempo, dar maior visibilidade ao colaborador. Consequentemente, os perfis sociais de seus influenciadores digitais internos poderão se expandir e alcançar uma rede ainda maior de seguidores. Inclusive, nesse sentido, o iPhone pode cumprir um papel essencial. Afinal, é uma ferramenta portátil e acessível que se transforma numa verdadeira estação de trabalho móvel.

 

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Foto: iStock/Xxxxxxxxxxxxxxx

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