O macOS Ventura traz ferramentas poderosas de produtividade para o Mac

macOS Apple
A Apple apresentou o novo macOS Ventura, a versão mais recente do sistema operacional mais avançado do mundo, que eleva a experiência do Mac a um novo nível. O Stage Manager oferece aos usuários do Mac uma maneira totalmente nova de manter o foco na tarefa que estão realizando e permite alternar entre apps e janelas. A Câmera de Continuidade usa o iPhone como uma webcam no Mac para fazer coisas que antes não eram possíveis1, e com o Handoff no FaceTime os usuários podem começar uma chamada FaceTime no iPhone ou iPad e passá-la para o Mac sem problemas. Tanto o Mail como o Mensagens vêm com novos recursos que deixam os apps ainda melhores, enquanto o Safari – o navegador mais rápido do mundo no Mac2– evoluiu para um futuro sem senhas e com chaves-senha. E, com o poder e a popularidade do chip da Apple e novas ferramentas para desenvolvedores no Metal 3, jogar no Mac nunca foi tão bom.
“O macOS Ventura inclui recursos poderosos e inovações que ajudam a tornar a experiência do Mac ainda melhor. Novas ferramentas, como o Stage Manager, garantem que seja mais rápido e fácil do que nunca manter o foco nas tarefas e alternar entre apps e janelas, e a Câmera de Continuidade traz novos recursos de videoconferência para qualquer Mac, incluindo Desk View, Luz de Estúdio e muito mais”, disse Craig Federighi, senior vice president of Software Engineering da Apple. “Com novos recursos úteis no Mensagens, tecnologias de pesquisa de última geração no Mail e um design atualizado para o Spotlight, o Ventura tem muito a oferecer e enriquece as diferentes maneiras de usar o Mac.”

Nova maneira de trabalhar em vários apps e janelas

O Stage Manager organiza automaticamente as janelas e os apps abertos para os usuários se concentrarem no trabalho e ainda verem tudo de uma só vez. A janela em que os usuários estão trabalhando é exibida em destaque no centro, e outras janelas abertas aparecem no lado esquerdo para alternar entre tarefas de maneira rápida e fácil. Os usuários também podem agrupar janelas enquanto trabalham em uma tarefa específica que requer apps diferentes. O Stage Manager funciona em perfeita sintonia com outras ferramentas para janelas do macOS, incluindo Mission Control e Espaços, e os usuários podem ir para a Mesa com um só clique.

Os aparelhos Apple trabalham juntos com Continuidade

A Câmera de Continuidade agora traz aos usuários do Mac a opção de usar o iPhone como webcam e explorar novos recursos que nunca foram possíveis em um aparelho assim. Com o poder do recurso Continuidade, o Mac pode reconhecer e usar automaticamente a câmera no iPhone quando ela estiver por perto. Não é necessário despertar ou selecionar a câmera: o iPhone se conecta sem fios ao Mac, garantindo ainda mais flexibilidade3. A Câmera de Continuidade traz recursos inovadores para todos os computadores Mac, incluindo o Palco Central, modo Retrato e a nova Luz de Estúdio, um efeito que ilumina o rosto do usuário e diminui o brilho do fundo. Além disso, a Câmera de Continuidade usa a câmera ultra-angular do iPhone para exibir a Desk View, que mostra ao mesmo tempo o rosto do usuário e uma visão superior da mesa. É um ótimo recurso para criar vídeos de tutoriais, mostrar rascunhos pelo FaceTime e muito mais.
O Handoff agora chegou ao FaceTime, permitindo que os usuários comecem uma chamada FaceTime em um aparelho Apple e transfiram com facilidade para outro por perto. Os usuários podem estar em uma chamada FaceTime no iPhone ou iPad e continuá-la no Mac com apenas um clique, ou começar uma chamada no Mac e passá-la para o iPhone ou iPad quando precisarem se deslocar.

Atualizações poderosas nos principais recursos e apps do macOS

O Safari oferece a experiência de navegação mais rápida e eficiente no consumo de energia no Mac, sem deixar de lado os incríveis recursos de privacidade. No macOS Ventura, o Safari apresenta uma nova maneira poderosa para usuários navegarem juntos. Com a aba compartilhada Grupos de Abas, familiares, amigos e colegas podem compartilhar seus sites preferidos no Safari e ver as abas que outros estão vendo naquele momento. Os usuários também podem criar uma lista de favoritos em uma página inicial compartilhada e até começar uma conversa no Mensagens ou chamada FaceTime direto do Safari, o que é ótimo para planejar uma viagem ou fazer pesquisa para um projeto juntos.
Na sua maior reformulação em anos, o Mail agora usa técnicas avançadas para entregar resultados mais relevantes, precisos e completos. Os usuários podem localizar rapidamente o que procuram assim que clicam em pesquisar, incluindo e-mails recentes, contatos, documentos, fotos e muito mais, tudo antes mesmo de começar a digitar. Também é possível agendar um e-mail e até cancelar o envio depois de clicar em enviar5, e o Mail agora detecta de maneira inteligente se um item, como um anexo ou destinatário em cópia, não está presente na mensagem. No Mail, os usuários podem criar lembretes para voltar a uma mensagem em um dia e horário específico e receber sugestões automáticas para acompanhar um e-mail caso ele não tenha sido respondido.
O app Mensagens no Mac agora inclui o recurso para editar ou desfazer o envio de uma mensagem recente, marcar uma mensagem como não lida ou até recuperar mensagens apagadas sem querer. Novos recursos de colaboração tornam o trabalho com outras pessoas rápido e fácil. Agora, quando um usuário compartilha um arquivo no Mensagens usando a tela de compartilhamento ou arrastando e soltando, existe a opção de compartilhar uma cópia ou colaborar. Quando se escolhe colaborar, todos que estão na conversa são adicionados automaticamente. E, quando alguém faz uma edição em um arquivo compartilhado, as atualizações de atividade aparecem no topo da conversa. Os usuários também podem entrar em sessões do SharePlay do Mac diretamente do Mensagens, para conversar e participar de experiências totalmente sincronizadas.
O Spotlight está com um design atualizado que facilita a navegação, novos recursos que garantem uma experiência mais consistente em todos os aparelhos Apple e a Visualização Rápida, que permite ver uma prévia dos arquivos. Os usuários agora podem localizar imagens na sua biblioteca de fotos, em todo o sistema e também na web. Eles ainda podem pesquisar fotos por localização, pessoas, cenas ou objetos, e o Texto ao Vivo permite fazer a busca pelo texto contido em imagens. Para aumentar a produtividade, o usuário agora pode fazer mais no Spotlight, como iniciar um timer, criar um novo documento ou executar um atalho. E o Spotlight agora traz resultados sobre artistas, filmes, atores e séries, além de informações sobre negócios e esportes.
Com a Fototeca Compartilhada do iCloud, os usuários agora podem criar e compartilhar uma biblioteca de fotos separada com até seis pessoas da família, para que todos possam rever os bons momentos. Os usuários podem optar por compartilhar todas as fotos de sua biblioteca pessoal ou fotos classificadas por data ou pessoas específicas. Para ajudar a manter a Fototeca Compartilhada sempre atualizada, os usuários receberão sugestões inteligentes para compartilhar momentos de fotos relevantes que incluem participantes na fototeca e com qualquer outra pessoa que eles escolherem. Cada usuário da Fototeca Compartilhada pode adicionar, excluir, editar ou favoritar fotos e vídeos compartilhados, que aparecerão nas Memórias e nas Fotos em Destaque de cada usuário. Assim, toda a família pode reviver momentos mais completos.

Mais segurança para navegar com o Safari

Navegar usando o Safari ficou mais seguro com as chaves-senha, que são credenciais mais seguras com tecnologia de ponta, fáceis de usar e criadas para substituir as senhas tradicionais. As chaves-senha são chaves digitais únicas que ficam no aparelho e nunca são armazenadas em um servidor na web, por isso os hackers não conseguem vazá-las ou enganar os usuários para que eles as compartilhem. Elas simplificam o início de sessão seguro e o uso do Touch ID ou Face ID para uma verificação biométrica. Além disso, as Chaves do iCloud ficam sincronizadas no Mac, no iPhone, no iPad e na Apple TV com criptografia de ponta a ponta. As chaves-senha também funcionam em apps e na web, e os usuários podem iniciar sessões em outros aparelhos que não são fabricados pela Apple usando o iPhone.

Experiência envolvente com jogos

Com o poder do chip da Apple, todo Mac novo executa jogos padrão AAA com facilidade, incluindo títulos que serão lançados em breve, como o GRID Legends da EA e o Resident Evil Village da Capcom. Como o chip da Apple também está presente no iPad, desenvolvedores podem levar seus jogos AAA a mais usuários, como o No Man’s Sky, da Hello Games, que será compatível com o Mac e o iPad ainda este ano.
O Metal 3, a versão mais recente do software responsável pela experiência de jogos em todas as plataformas da Apple, apresenta novos recursos que elevam a jogabilidade no Mac às alturas e aproveitam todo o potencial que o chip da Apple tem a oferecer. Com o MetalFX Upscaling, desenvolvedores podem renderizar cenas complexas com rapidez usando quadros mais leves e aplicando redimensionamento de resolução e filtro de suavização temporal. O resultado é um desempenho acelerado que oferece aos jogadores uma experiência mais responsiva e gráficos impressionantes. Desenvolvedores de jogos também podem aproveitar a nova API Fast Resource Loading, que reduz o tempo de espera proporcionando um caminho mais direto do armazenamento à GPU. Assim, os jogos podem ser executados com as texturas e geometrias de alta qualidade necessárias para criar mundos abertos em uma experiência realista e envolvente.

Experiências ainda mais incríveis com o macOS Ventura

  • O Texto ao Vivo usa a inteligência do aparelho para reconhecer o texto em imagens por todo o sistema e agora é compatível com vídeos pausados, além de reconhecer texto em coreano e japonês. Os usuários também podem extrair o objeto de uma imagem e colar em outro app. E a Pesquisa Visualexpande os recursos de reconhecimento para incluir animais, pássaros, insetos, estátuas e ainda mais pontos turísticos.
  • Os apps Tempo e Relógio, com todos os recursos que os usuários adoram e já conhecem, foram otimizados para o Mac.
  • Novas ferramentas de acessibilidade incluem Legendas ao Vivo para todos os conteúdos de áudio, Type to Speak em chamadas, Text Checker para fazer a revisão para os usuários do VoiceOver e muito mais 7.
  • As Preferências do Sistema passam a se chamar Ajustes do Sistema e trazem a experiência que os usuários do iPhone e do iPad já conhecem com um design renovado e simplificado, mais fácil de navegar.
  • A segurança do macOS está ainda mais reforçada com novas ferramentas que deixam o Mac mais resistente a ataques, incluindo Rapid Security Response, que trabalha entre atualizações normais para manter a segurança em dia sem precisar reiniciar o sistema.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email