O iPadOS 16 leva versatilidade do iPad ainda mais longe

iPadOS Apple
A Apple apresentou a prévia do iPadOS 16, uma atualização substancial que torna a experiência do iPad ainda mais versátil. Aproveitando todo o poder do chip M1, o Stage Manager traz uma nova maneira de realizar várias tarefas ao mesmo tempo com janelas sobrepostas e compatibilidade total para ser usado como tela externa. A colaboração ficou mais fácil que nunca com novas formas de começar a trabalhar com os outros em apps no sistema todo usando o Mensagens, e o novo app Freeform que oferece uma tela flexível para fazer brainstorm juntos. Novas ferramentas no Mail ajudam os usuários na produtividade, o Safari vem com Grupos de Abas para navegar na web com os outros, e a experiência de explorar tudo fica ainda mais segura com as chaves-senha. O novo app Tempo aproveita a linda tela do iPad, e o Texto ao Vivo agora interage com texto que aparece em vídeos. Os novos recursos profissionais, incluindo o Modo de imagem e Zoom da Tela, tornam o iPad um estúdio móvel ainda mais poderoso. Combinado com o poder do chip da Apple, o iPadOS 16 deixa mais fácil e rápido realizar várias coisas no iPad.
“O iPad é o nosso aparelho mais versátil e estamos felizes em levar tudo que ele pode fazer ainda mais longe com o iPadOS 16”, disse Craig Federighi, senior vice president of Software Engineering da Apple. “Com o Stage Manager, que eleva a experiência multitarefa no iPad para um novo nível, as novas maneiras de compartilhar e colaborar por meio do Mensagens, do Safari e do novo app Freeform, e os novos recursos profissionais, como o Modo de imagem e Zoom da Tela, os usuários podem fazer ainda mais no iPad”.

Novas formas de compartilhar e se conectar no Mensagens

Novos recursos no Mensagens deixam mais fácil de começar a colaborar e gerenciar conteúdo compartilhado nos apps Arquivos, Keynote, Numbers, Pages, Notas, Lembretes e Safari, além de apps de terceiros. Quando os usuários enviarem um convite para colaborar pelo Mensagens, todos na conversa são colocados automaticamente no documento, planilha ou projeto. Quando alguém fizer uma alteração em um arquivo compartilhado, todos podem ver as atualizações no topo da conversa. E quando um usuário estiver trabalhando em um projeto em colaboração, todos podem entrar diretamente na conversa do mensagens ou só tocar para começar uma chamada FaceTime com os colaboradores.
O iPadOS 16 facilita ainda mais a troca de mensagens no dia a dia. Usuários agora podem editar ou desfazer o envio de mensagens recentes e marcar uma mensagem como não lida para deixá-la para depois1. Além disso, os usuários podem começar uma sessão SharePlay por meio do Mensagens, para que eles possam escolher uma atividade a ser compartilhada, como um filme, série, exercício ou jogo para aproveitarem juntos em sincronia enquanto conversam pelo Mensagens.

Um espaço de colaboração em tempo real usando o Freeform

O Freeform, um novo app de colaboração poderoso com uma tela flexível, dá aos usuários maneiras de ver, compartilhar e colaborar em um só lugar sem a preocupação com layouts ou tamanho de página, e é totalmente compatível com o Apple Pencil. Os usuários podem ver as contribuições dos outros enquanto eles adicionam conteúdo ou fazem edições, tudo isso em um espaço de colaboração em tempo real. Ainda este ano no iPadOS, o Freeform permite que os colaboradores iniciem uma sessão no FaceTime e vejam as atualizações dos outros diretamente na conversa do Mensagens.

O Mail traz novas ferramentas inteligentes

Aumentar a produtividade nunca foi tão fácil com as novas ferramentas do Mail. Os usuários terão alguns instantes para cancelar o envio de uma mensagem antes que ela chegue à caixa de entrada do destinatário2, poderão agendar e-mails para serem enviados na hora certa e mover e-mails enviados para o topo da caixa de entrada para enviar respostas e acompanhar rapidamente. As mensagens também podem ser destacadas a qualquer momento com o Remind Later e os usuários podem ser notificados caso eles se esqueçam de incluir uma parte importante do e-mail, como um destinatário ou um anexo. Além disso, a experiência de busca totalmente nova traz resultados mais precisos e completos ao corrigir erros de digitação e usar sinônimos para os termos da busca. Isso permite também que os usuários tenham uma visão mais detalhada dos contatos, conteúdo compartilhado e mais.

Reviva as memórias com a nova Fototeca Compartilhada do iCloud

A Fototeca Compartilhada do iCloud é a forma mais fácil de compartilhar fotos automaticamente com até seis membros da família para que todos possam colaborar e aproveitar a coleção nas Memórias, Fotos em Destaque e no widget Fotos. Os usuários podem compartilhar fotos antigas ou usar as ferramentas de ajustes para contribuir com fotos específicas com base em uma data de início ou pessoas nas fotos. As fotos podem ser adicionadas à coleção manualmente, por meio de proximidade com Bluetooth ou compartilhando sugestões em Para Você. Quando alguém da Fototeca Compartilhada adiciona, edita ou apaga fotos, a biblioteca é atualizada para todos.

Novos recursos de colaboração e segurança agora no Safari

O Safari recebe grandes atualizações, deixando-o mais fácil de colaborar e personalizar e mais seguro. Os Grupos de Abas permitem que os usuários colaborem em um conjunto de abas com amigos e vejam atualizações na hora enquanto trabalham juntos, compartilham abas e favoritos e iniciam uma conversa diretamente do Safari. Os Grupos de Abas têm páginas de início dedicadas que podem ser personalizadas com uma imagem de fundo, favoritos e seções exclusivas que todos podem ver e editar.
A navegação no Safari ficou mais segura com as chaves-senha, uma maneira mais fácil e segura de iniciar sessões criada para substituir as senhas usadas em apps e na web. As chaves-senha são armazenadas no iPad e específicas para serem usadas nos sites para os quais os usuários as criaram. E como as chaves-senha são chaves digitais únicas que ficam no aparelho e nunca são armazenadas em um servidor na web, os hackers não conseguem vazá-las ou enganar os usuários para que eles as compartilhem. Os usuários podem iniciar sessões em sites ou apps em aparelhos que não são fabricados pela Apple com suas chaves-senha salvas escaneando um código QR com o iPad e usando o Face ID ou Touch ID para fazer a autenticação.

O app Tempo chega ao iPad

Criado para aproveitar ao máximo a linda tela do iPad, o app Tempo chega com belas animações. Com apenas um toque, os usuários podem ver as informações mais importantes do clima ou explorar mapas para ver a possibilidade de chuvas, qualidade do ar e temperatura. Os usuários também podem ser notificados quando há um alerta de clima severo local ou verificar a qualidade do ar usando uma escala com cores diferentes.

O Texto ao Vivo e a Pesquisa Visual recebem atualizações poderosas

Usando a inteligência do aparelho, o Texto ao Vivo reconhece o texto em imagens no sistema todo e esse recurso agora é aplicado a vídeos, deixando o texto totalmente interativo em quadros pausados. Com apenas um toque em um vídeo, os usuários conseguem traduzir idiomas ou verificar a conversão de moedas rapidamente. E a Pesquisa Visual agora permite que os usuários extraiam ou isolem o objeto de uma imagem removendo o fundo com apenas um toque e expande os recursos de reconhecimento para aves, insetos, estátuas e muito mais.

Recursos profissionais levam os fluxos de trabalho pesados ainda mais longe

O iPadOS 16 traz novos recursos poderosos que tornam o iPad Pro uma ferramenta indispensável para profissionais criativos. O Modo de imagem permite que a tela Liquid Retina XDR de 12,9 polegadas do iPad Pro alcance os padrões de cores exigidos em fluxos de trabalho como revisão e aprovação, nivelamento e composição de cores, quando é essencial ver cores precisas e ter uma qualidade de imagem consistente.
Com o poder do desempenho do chip M1 criado pela Apple, o Zoom de Tela agora permite que os usuários aumentem a densidade de pixels da tela para que eles vejam os apps em mais detalhes, o que é muito útil quando se está usando o Split View. Com o Virtual Memory Swap, o armazenamento do iPad pode ser usado para expandir a memória para todos os apps e oferecer até 16 gigabytes de memória para os apps mais pesados, ajudando a manter a multitarefa funcionando perfeitamente.

Multitarefa mais poderosa com o Stage Manager e compatibilidade total para ser usado como um monitor externo

O Stage Manager é uma experiência multitarefa totalmente nova que organiza automaticamente apps e janelas, deixando fácil e rápido alternar entre tarefas. Pela primeira vez no iPad, os usuários podem abrir janelas sobrepostas de diferentes tamanhos em uma mesma visualização, arrastar janelas para o lado ou abrir apps do Dock para criar grupos de apps para realizar várias tarefas ao mesmo tempo de uma maneira mais rápida e flexível. A janela do app que os usuários estão utilizando fica em destaque no centro e outras janelas de apps abertos ficam organizadas no lado esquerdo na ordem em que foram abertas.
Disponível no iPad Pro e iPad Air com o chip M1, o Stage Manager também oferece compatibilidade total para usar um monitor externo com resolução até 6K, para que os usuários possam criar o espaço de trabalho ideal e usar até quatro apps no iPad e quatro apps no monitor externo.

Outros recursos do iPadOS 16

  • O Ditado oferece uma nova experiência no aparelho que permite que os usuários alternem facilmente entre voz, toque e Escrever à mão com o Apple Pencil. Os usuários podem digitar no teclado ou usar o recurso Escrever à mão, tocar no próximo campo, mover o cursor e inserir sugestões do QuickType sem precisar parar o Ditado. O Ditado também tem pontuação automática e ditado de emoji3.
  • A Siri traz a capacidade de executar atalhos de apps automaticamente, sem precisar de configuração. Os usuários agora podem inserir emoji quando enviarem mensagens com a Siri e podem pular o passo de confirmação no envio ativando esse recurso nos Ajustes. A Siri agora pode processar mais tipos de pedidos offline e os usuários podem encerrar uma chamada sem precisar usar as mãos apenas dizendo “E aí, Siri, desligar”4.
  • O app Casa vem com um design totalmente novo que deixa fácil navegar, organizar visualizar e controlar acessórios da casa inteligente em uma visualização única, além de compatibilidade com o Matter5, um novo padrão de conectividade para casa inteligente que permite que acessórios compatíveis funcionem juntos perfeitamente em diferentes plataformas e que oferece mais opções e operações conjuntas. Tudo isso mantendo o maior nível de segurança.
  • Os apps de classe desktop trazem os novos recursos otimizados para a tela do iPad, de elementos do sistema e interações a novos recursos disponíveis no Mac, incluindo uma experiência consistente de fazer e refazer em todo o sistema, uma experiência de localizar e substituir redesenhada, barras de ferramentas personalizáveis, a capacidade de alterar extensões de arquivos e ver o tamanho de pastas no Arquivos e muito mais.
  • O Apple News apresenta o My Sports, permitindo que os usuários acompanhem seus times, ligas e atletas preferidos e vejam histórias personalizadas e selecionadas por curadoria de centenas das melhores publicações locais, nacionais e internacionais, tudo em um app6.
  • O Notas permite aos usuários criar notas lindas escritas à mão com o recurso de endireitar o manuscrito, usar a senha do iCloud para bloquear notas pessoais, adicionar capturas de tela na Nota Rápida e levar a organização ainda mais longe com as Pastas Inteligentes e recursos de filtros.
  • O Handoff no FaceTime permite que os usuários iniciem uma chamada FaceTime em um aparelho Apple e passem para outro aparelho próximo de maneira imperceptível. Ao mudar para um aparelho diferente, os fones de ouvido Bluetooth conectados são transferidos automaticamente para que os usuários não percam nenhuma parte da conversa.
  • Novas ferramentas de acessibilidade incluem Legendas ao Vivo no FaceTime7, um novo modo da Lupa que traz descrições mais detalhadas do que há ao redor8, o Texto sob Cursor, que ajuda os usuários a ler facilmente os campos de texto, itens do menu, rótulos de botões e outros textos no iPad, compatibilidade com mais 20 idiomas no VoiceOver e Conteúdo Falado e muito mais.
  • Ainda este ano, o Game Center vai trazer um painel redesenhado que permite que o jogador veja quais games os amigos estão jogando, além de ver suas conquistas e pontuações em um só lugar. E com a integração com o SharePlay, um jogador pode começar a jogar games multiplayer com amigos na hora em uma chamada FaceTime.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email