Mercado de apps: prepare seus alunos para construir o futuro

apple_au-edu-swift-coding_coding-ipad_07212021

A constante revolução da tecnologia e do mercado de trabalho desafia o preparo dos estudantes para as profissões do futuro. Por isso, é essencial adotar ferramentas capazes de promover o desenvolvimento de novas habilidades em sala de aula. Nesse contexto, a Apple é a escolha ideal para apoiar a educação em todo o mundo. Não apenas por oferecer dispositivos robustos, seguros, de fácil utilização e gerenciamento. Mas, principalmente, pelo currículo Programação para Todos e apps como o Swift Playgrounds, que favorecem o aprendizado do pensamento computacional. Aliás, é justamente isso que os principais educadores e instituições de Queensland, na Austrália, estão fazendo. Sobretudo com o objetivo de preparar seus alunos para prosperar na crescente economia do mercado de apps.

Conforme Jackie French, diretora de artes criativas e design digital da TAFE Queensland, os currículos criados pela Apple são incomparáveis. “O desenvolvimento em Swift une criatividade e programação para resolver problemas de uma forma que nenhuma outra linguagem é capaz”. Assim, segundo ela, os estudantes desenvolvem as habilidades básicas necessárias para produzir os apps mais transformadores do mundo. “Desde a idealização, o design, o desenvolvimento, até a distribuição pela App Store”, enumera Jackie. De acordo com ela, a demanda dos estudantes e do setor continua crescendo. Consequentemente, prova a necessidade de um maior fluxo de profissionais formados e qualificados para as oportunidades de trabalho atuais. Bem como, é claro, para manter Queensland e a Austrália à frente em termos de criatividade e inovação.

Mas… Será que isso não pode servir de inspiração para a sua escola? Para descobrir, siga a leitura deste artigo!

 

Brasil é vice-líder em crescimento do mercado de apps

Conforme dados da Pew Research Center, o Brasil é o segundo país em que o mercado de apps mais cresce. Diante disso, escolas que souberem aproveitar os indicativos do mercado contribuirão para que seus alunos tenham sucesso profissional. Inclusive, desde 2017, diversas instituições de ensino brasileiras vêm aderindo ao currículo Programação para Todos, da Apple. Portanto, pode-se de dizer que muitos dos nossos estudantes já estão sendo preparados para prosperar nesta carreira em plena ascensão. Isso porque as plataformas digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Não apenas para trocar mensagens e usar as redes sociais, por exemplo; mas também para aprender, solicitar serviços, praticar atividades físicas… Ou seja: o aquecimento do mercado de apps não deve ser interrompido tão cedo.

Ao mesmo tempo, o ensino da programação nas escolas ajuda a reter alunos e a mantê-los motivados. Principalmente porque as atividades envolvem por completo as novas gerações. Além disso, incentivam a trabalhar na resolução de problemas e a desenvolver o pensamento computacional.

Os estudantes de Queensland estão despertando sua criatividade e aperfeiçoando a inovação a partir dos fundamentos do Swift. Se quiser saber mais sobre os avanços nas escolas de lá, acesse o conteúdo completo publicado pela Apple! Já para capacitar seus alunos ao segundo mercado de apps que mais cresce no mundo, conte com a iPlace Educacional! 🙂

 

Foto: Apple/Divulgação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email