Trabalho remoto: conheça as possibilidades da suíte iWork

Nativa dos sistemas Apple, a suíte iWork proporciona todas as ferramentas de colaboração necessárias aos usuários em trabalho remoto

Nos últimos meses, por motivos óbvios, muitas empresas precisaram instituir (e muitas outras reforçaram) suas próprias políticas de trabalho remoto. Com isso, ficou bem claro que a distância entre a casa do colaborador e o escritório não precisa significar isolamento. Afinal, com soluções como o iWork, disponibilizado gratuitamente pela Apple em seus dispositivos, é bem fácil encurtar distâncias. Isso porque essa suíte de apps corporativos para iOS, iPadOS e MacOS pode ser usufruída 100% online. Logo, permite não apenas o compartilhamento de documentos, como a fácil colaboração entre membros de suas equipes de trabalho.

 

iWork: uma plataforma para o trabalho remoto

A suíte iWork oferece ao usuário as principais ferramentas necessárias no dia a dia profissional. Seja no escritório, no home office ou mesmo na rua, em deslocamento. Afinal, como citado anteriormente, a suíte é disponibilizada nativamente tanto no Mac quanto no iPhone e no iPad. Em todos eles, inclui os apps Pages, Numbers e Keynote, destinados à criação e edição de textos, planilhas e apresentações multimídia, respectivamente.

Em qualquer dos equipamentos, os aplicativos iWork podem ser utilizados localmente, em sessão individual; ou online, de forma colaborativa. Consequentemente, trata-se de uma solução extremamente útil ao trabalho remoto, quando cada membro da equipe está num local diferente. No modo online, documentos do iWork podem ser visualizados e editados por até uma centena de pessoas ao mesmo tempo. Inclusive, para utilizar esse recurso, basta que o arquivo seja compartilhado através do iCloud.

 

Convidando pessoas para a sessão de trabalho remoto

O primeiro passo é iniciar sessão no iCloud do seu Mac, iPad ou iPhone. Em seguida, ative o iCloud Drive para Pages, Numbers e Keynote. Feito isso, abra o documento que deseja compartilhar e toque no botão Colaborar, disponível na barra de ferramentas. Por fim, basta selecionar as pessoas com quem deseja compartilhar o arquivo.

 

Definindo restrições de compartilhamento

Na janela que se abre ao tocar em Colaborar, há um botão chamado Opções de Compartilhamento. Clique nele para definir configurações de privacidade do arquivo que está sendo compartilhado. Assim, você poderá definir se o acesso ao documento ocorrerá exclusivamente via convite ou também por meio de link avulso. Da mesma forma, é possível definir se os demais usuários da sessão poderão editar ou apenas visualizar o documento.

 

Criando uma senha de acesso

Além das configurações acima, é possível criar uma camada extra de segurança com a utilização de uma senha. Para tanto, os processos são distintos, dependendo do dispositivo que estiver sendo usado. No Mac, com o documento aberto, clique em Arquivo e então em Definir Senha. No iPhone ou no iPad, a opção é acessada através do botão Mais. Já em sessões online no iCloud.com, ela pode ser encontrada em Ferramentas.

 

Utilizar a suíte iWork online para trabalho remoto é apenas uma das inúmeras possibilidades que a Apple proporciona às empresas. Para conhecer ainda mais vantagens da plataforma, clique aqui e descubra como Mac, iPad e Phone podem revolucionar seus negócios!

 

Foto: iStock/Inside Creative House

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email