iOS e macOS: segurança total com atualizações automáticas

seguranca digital

Seus dispositivos estão atualizados com as versões mais recentes dos respectivos sistemas operacionais? Sabidamente, dar pouca prioridade aos updates é uma prática ainda muito comum em empresas brasileiras. No entanto, representa uma atitude bastante arriscada para os negócios. Afinal, a defasagem de versões não se reflete apenas no design da experiência. Na realidade, manter um sistema operacional atualizado é fundamental para garantir otimização, eficiência e, sobretudo, a segurança das rotinas corporativas.

Embora muitos gestores tratem as atualizações como rotina secundária, grande parte delas está relacionada a melhorias de segurança. Ou seja, são responsáveis por evitar que pequenos detalhes possam acarretar grandes consequências. Além disso, as versões mais recentes disponibilizadas pelos desenvolvedores costumam contribuir de forma significativa para aumentar a performance dos dispositivos. Assim, ajudam a investir em produtividade, reduzindo o tempo de processamento de tarefas e oferecendo novos atalhos para funcionalidades relevantes. Ou seja, as atualizações asseguram mais estabilidade e máximo poder de desempenho para atender às necessidades dos negócios.

No caso dos sistemas iOS e macOS, as atualizações oferecidas aos usuários corporativos costumam favorecer especialmente questões administrativas e produtivas. Assim, oferecem novas funções de monitoramento e controle e garantem ainda mais agilidade e simplicidade para realizar tarefas. Sem falar, evidentemente, na indiscutível relevância de manter os sistemas da empresa sempre protegidos com os melhores recursos de segurança.

 

Android x iOS e macOS: questões de segurança

Para a Apple, manter o software atualizado é uma das atitudes mais importantes para zelar pela segurança dos equipamentos. Por isso, a marca atua na divulgação constante das atualizações desenvolvidas e na disponibilização de todo o suporte aos usuários. Inclusive, neste link é possível saber tudo sobre as atualizações de segurança da Apple. Essa é uma das estratégias utilizadas para garantir que cada dispositivo iOS e MacOS se mantenha constantemente atualizado. Enquanto isso, a versão mais recente do Android, segundo recente pesquisa, está em apenas 1,1% dos aparelhos móveis no mundo. Conforme o site Android Developers, da Google, a versão Nougat é a mais utilizada pelos usuários. Assim, as versões 7.0 e 7.1 estão presentes em 28% dos dispositivos. O antigo líder do gráfico do Android Developers é o Marshmallow, utilizado por 28,1% dos usuários. Em terceiro lugar vem a versão Lollipop, com 24,6%. Isso porque o Android é um projeto avulso, posteriormente distribuído para uso em aparelhos de diferentes marcas e modelos. Em contrapartida, a plataforma Apple é desenvolvida desde o rascunho como um projeto integrado de hardware e software. Dessa forma, os produtos têm maior vida útil e podem ter seu sistema atualizado de maneira simples e constante.

 

Atualizações automáticas

Uma importante vantagem da Apple está nas atualizações automáticas – que, além de gratuitas, ocorrem de forma silenciosa. Ou seja, em nenhum momento sobrecarregam as atividades dos usuários. Por exemplo: o Mac verifica se há atualizações de segurança diariamente e, quando há uma nova versão disponível, a instala automaticamente. Assim, o usuário apenas recebe uma notificação quando o processo é concluído.

Toda essa simplicidade e agilidade é acompanhada por outros diferenciais em escala corporativa. Afinal, por meio de soluções como o MDM, é possível automatizar o gerenciamento remoto de dispositivos. Assim, a Apple garante muito mais facilidade para acompanhar as atualizações e garantir a segurança do parque empresarial num mesmo nível.

Foto: iStock/metamorworks

 

Compartilhe este post

Veja também: