Estratégia: inovação constante é a chave para o sucesso

Apostar na inovação é a melhor forma de manter seus produtos e serviços relevantes e em alta no mercado

O termo “commodity” normalmente é associado a matérias-primas como grãos, minerais, petróleo e carne. Mas você já parou para pensar que mesmo produtos do mercado de inovação podem vir a ser considerados commodities? Afinal, a revolução tecnológica que vivemos é veloz e impiedosa. Portanto, pode rapidamente tornar obsoletas invenções que até pouco tempo atrás eram tidas como as mais modernas e disruptivas. Nesse cenário, você sabe como manter sua empresa sempre no rumo certo?

 

Tecnologia como commodity?

Para entender bem essa questão, é importante compreender de forma ampla o conceito de commodity. Muito presente na área econômica, o termo refere-se a itens que oferecem basicamente as mesmas características, independentemente de quem os produz. Assim, sem particularidades que agreguem valor, tais produtos passam a ter seu preço definido basicamente pela relação oferta x demanda.

No mercado de tecnologia, em princípio, o cenário tende a ser o oposto. Isso porque a área cultiva inovação, agregando importância e valor aos produtos. Porém, sendo um mercado extremamente dinâmico, ascensão e declínio (ou estagnação) estão muito próximos. Logo, um serviço ou dispositivo hoje visto como revolucionário pode, em um ou dois anos, já estar ultrapassado.

 

Inovação recorrente: a melhor estratégia

Se tal desvalorização de um item de tecnologia o torna realmente uma “commodity”, este é um debate para os economistas. No entanto, o certo é que nenhuma empresa quer se ver nesse cenário desfavorável. Assim, o melhor é sempre investir na atualização constante do portfólio e em novas versões de produtos.

É isso, por exemplo, que faz a Apple – provavelmente o mais bem-sucedido case de tecnologia do mundo. Desde que lançou seus primeiros dispositivos, ainda nos anos 1970, a empresa sempre apostou na inovação recorrente. Não à toa, produtos que foram revolucionários já em seu nascimento, como o iPhone, continuam sendo constantemente atualizados e reinventados.

Tal estratégia de êxito, entretanto, não é exclusividade da gigante de Cupertino, podendo ser replicada por empresas de todos os tamanhos. Desde grandes organizações já consolidadas até pequenas startups em seus primeiros passos. Assim, não importam as dimensões ou o estágio de desenvolvimento dos negócios. Quando se trata de tecnologia, o caminho do sucesso sempre é trilhado através da inovação. Esta é uma lição que precisa ser internalizada e vivida por todo gestor moderno.

Aliás, quando o assunto é inovação, a Apple e a iPlace Corporativo são grandes parceiras do crescimento da sua empresa! Por isso, aproveite nosso conteúdo e contate nosso time de especialistas. Você logo descobrirá como Mac, iPhone e iPad podem revolucionar a produtividade no trabalho! E, do mesmo modo, como a iPlace oferece um mundo de vantagens para o seu negócio!

 

Foto: iStock/dima_sidelnikov

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email