Filmes educativos: saiba como usá-los nas aulas a distância

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Inteiramente dependente da tecnologia, a educação a distância vem explorando recursos até então pouco utilizados no setor de ensino. São os casos, por exemplo, dos espaços virtuais de aprendizagem e dos apps para videoconferências ou apresentações multimídia online. Porém, nem só de tecnologias disruptivas vive o EaD. Assim, vale lembrar que recursos eletrônicos mais tradicionais, como filmes educativos, também podem (e devem!) ser empregados no ensino remoto.

Por exemplo, documentários e até obras de ficção constituem ferramentas muito úteis para engajar os alunos nos conteúdos de aula. Afinal, pelo viés do entretenimento, facilitam a compreensão acerca do assunto proposto e favorecem o ambiente de debate. Além disso, especialmente no contexto do EaD, ajudam a construir uma experiência compartilhada entre os alunos. Ou seja: mesmo estando em lugares diferentes, ao assistir e debater o mesmo filme, os estudantes se sentem mais conectados.

 

3 passos para incorporar filmes educativos ao EaD

Pensando nisso, hoje a iPlace Educacional traz algumas dicas de como trabalhar os conteúdos audiovisuais nas aulas a distância. Confira!

 

1.     Escolha o material adequado

A primeira etapa é, considerando o conteúdo das disciplinas, encontrar um filme que faça uma abordagem educativa do assunto. Isso costuma ser mais fácil para as aulas de História, tendo em vista o grande número de produções com essa temática. Porém, existem muitos filmes que podem ser usados em outras matérias escolares. Aliás, aqui no blog da iPlace já trouxemos uma lista de indicações de longas para serem trabalhados em várias disciplinas. Além disso, sempre que possível, privilegie a escolha de um filme conhecido, que talvez até mesmo já tenha sido visto pelos alunos. Isso porque, ao assisti-lo pela segunda vez, o estudante consegue extrair mais informações úteis para o trabalho em aula.

 

2.     Estimule a análise

Ao propor tarefas com filmes educativos, o ideal é antecipar o que você espera dos alunos após a sessão. Ou seja, procure já direcionar a atenção dos estudantes aos pontos e assuntos que mais interessam na aula. Isso pode ser feito através de um roteiro de perguntas específicas ou com estímulo a reflexões mais abrangentes. Aliás, talvez até de forma interdisciplinar, provocando os alunos a encontrar conexões entre diferentes conteúdos. Dessa forma, eles poderão assistir ao filme mais focados, tornando mais produtivas as tarefas subsequentes.

 

3.     Trabalhe os filmes educativos em grupos

Após todos terem assistido ao filme, o ideal é propor que a turma debata o material. Até porque a interação com os colegas estimula o pensamento crítico e potencializa o aprendizado. Porém, no contexto do EaD, sugere-se evitar atividades desse tipo em grandes grupos. Isso porque uma videochamada com muita gente falando ao mesmo tempo tende a ficar desorganizada e confusa. Logo, ao debater filmes educativos, o melhor é separar os alunos em pequenos grupos. Dessa forma, as falas de todos os participantes de fato serão ouvidas. Depois, cada grupo pode apresentar suas conclusões para a turma através de apresentações multimídia ou enviar ao professor um relatório por escrito.

 

Para mais dicas sobre comportamento, métodos e ferramentas voltadas ao ensino a distância, acompanhe sempre o blog da iPlace Educacional!

 

Foto: iStock/Love portrait and love the world

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