Da junção das palavras “iPod” e “broadcast” surgiu o podcast – formato de conteúdo em áudio que vem ganhando muita popularidade. Seguindo a essência do rádio, esse tipo de mídia oferece como principal vantagem o acesso à informação sob demanda.
Dessa forma, pode ser consumida a qualquer hora e em qualquer lugar: no carro, no ônibus, no metrô, na academia… Para isso, basta um iPhone, iPad ou iPod. Com frequência, esses dispositivos também são combinados com fones de ouvido e caixinhas de som.
Assim, os podcasts permitem otimizar o tempo entre a realização de tarefas e a busca por informação e conhecimento. Além disso, por disponibilizarem conteúdo sobre os mais variados temas, contribuem efetivamente para a atualização profissional. Logo, os podcasts são a nova forma de aprender sobre qualquer coisa.
Em 2018, o Brasil foi o segundo país que mais baixou podcasts no mundo. Aproveitando a onda, muitas empresas estão investindo nesse formato de mídia para adaptar sua comunicação – tanto interna quanto externa. Afinal, após o auge do vídeo digital, a segunda era de ouro do áudio se aproxima. Assim, algumas dicas podem ser úteis para fazer o melhor aproveitamento dos programas de áudio no mundo corporativo.
Como usar podcasts para o desenvolvimento profissional
No ambiente corporativo, a flexibilidade oportunizada pelos podcasts pode ser aproveitada especialmente para estimular a atualização profissional. Além disso, muitos deles são capazes de contribuir para melhorar as práticas do mercado e agregar novidades da própria empresa. Por essa razão, a Nielsen Brasil, especializada em pesquisa de mercado, decidiu criar seus próprios podcasts. Um deles, aberto aos seus clientes finais; outro, exclusivo para a equipe interna. Assim, encontrou uma forma de fazer suas informações chegarem ao público de maneira mais eficiente e produtiva. Afinal, de um lado, empresa gera uma grande quantidade de conteúdo sobre consumo online e offline no país. Mas, de outro, as pessoas nem sempre encontram tempo para ler tudo o que é produzido.
Assim, a Nielsen descobriu nos podcasts o formato mais conveniente, ágil e flexível para atingir seus objetivos. Especialmente quando a ideia é manter sua equipe informada sobre tudo o que acontece dentro da organização. Nesse contexto, o formato é capaz de auxiliar em processos de integração e requalificação de funcionários. Ao mesmo tempo, pode servir para fazer a apresentação de novos produtos, serviços e soluções oferecidas pela companhia. Outra aplicação positiva do podcast é a preparação do time de vendas. Além disso, para profissionais cujas rotinas incluem constantes deslocamentos, os programas de áudio servem ainda como companhia durante estes trajetos. Porém, ainda que muitos dos podcasts mais famosos sejam longos, as produções corporativas devem manter durações mais curtas.
Dicas para preparar seu roteiro empresarial
Com baixo custo de produção, o podcast pode ser lançado de maneira simples e prática pela empresa. Para tanto, basta saber preparar um bom roteiro antes da gravação. Por isso, confira nossas dicas – e mãos à obra!
- Defina os objetivos do podcast e mantenha o foco na audiência (no público) que deseja atingir.
- Utilize a linguagem mais adequada ao público.
- Consulte quais os temas de interesse dos colaboradores – gerais e específicos. Dessa forma, é possível saber quais são as informações mais relevantes que devem ser incluídas na programação.
- Elabore as pautas com cuidado, considerando que deve haver início, meio e fim em cada episódio. Na abertura, inclua uma introdução, explicando qual será o tema discutido. A seguir, desenvolva os tópicos pertinentes e depois faça uma conclusão.
- Dê preferência a programas curtos, com até 20 minutos.
- Mesmo que o podcast não tenha um apresentador profissional, determine que um mesmo participante sempre conduza a conversa. Isso evitará dispersão durante o programa.
- Grave um programa piloto sem a pretensão de ir ao ar. Dessa forma, é possível “quebrar o gelo” e fazer com que os participantes percam o medo inicial do microfone.
- Crie um canal de comunicação (pode ser um e-mail) para que a audiência envie críticas e sugestões.
Com bons conteúdos, o podcast da sua empresa tem tudo para ser um sucesso. Afinal, trata-se de um formato em franco crescimento no Brasil, que permite “hackear” a rotina. Isto é, possibilita transformar momentos potencialmente tediosos ou improdutivos em oportunidades de aprendizado e atualização profissional.
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