Privacidade e segurança contra ameaças virtuais são temas cada vez mais relevantes para o mundo corporativo. Afinal, informações pessoais controladas pelas empresas tornaram-se um capital tão ou mais valioso que o próprio dinheiro. Por isso, é fundamental considerar a aplicação de uma camada extra de proteção para suas conexões com a internet. O melhor é que isso pode ser feito de maneira bastante simples, a partir do uso de VPN.
Do inglês “Virtual Private Network”, o VPN é uma rede virtual privada que “escolta” o tráfego de dados entre dispositivos. Assim, antes de chegar ao destino, as informações passam por um servidor dedicado que previne o acesso por agentes externos. Ou seja, ele permite que os usuários se conectem a um site sem que nenhum intermediário consiga ver seus dados. Inclusive em situações remotas, quando é preciso utilizar conexões públicas de wi-fi – em aeroportos, shoppings e hotéis, por exemplo. Afinal, é justamente nessas situações que o risco de hackers interceptarem sua comunicação pela web fica ainda maior.
Na prática, com o VPN, sua navegação fica anônima e criptografada, como se as informações estivessem trafegando num “túnel”. Assim, quem está de fora não consegue ver o que acontece do lado de dentro. Por isso, este é o melhor aliado para proteger senhas de banco, mensagens privadas e logins em diferentes sites. Tanto que as redes VPNs são muito utilizadas em todo o mundo. Também por essa razão há grande variedade de soluções, tanto gratuitas quanto pagas. Estas últimas geralmente são mais completas, robustas e, por conseguinte, mais confiáveis.
Como escolher seu serviço de VPN
Confiabilidade é a questão fundamental a ser levada em conta na hora de escolher uma rede VPN. Afinal, trata-se de uma conexão privada que transportará suas informações através de um servidor de terceiros. Então, apesar de existirem diversos aplicativos gratuitos, considere que a segurança corporativa está entre os quesitos em que mais se justificam os investimentos.
Obrigatoriamente, os VPNs gratuitos precisam encontrar maneiras para sustentar toda a estrutura deste serviço, que não é pequena. Afinal, disponibilizar servidores dedicados para oferecer uma conexão segura custa dinheiro. Assim, muitos apps gratuitos acabam tirando seu sustento da venda dos dados de tráfego para terceiros. Ou seja, as plataformas transformam o túnel numa redoma. Então, antes de implementar qualquer solução, seja ela gratuita ou não, busque conhecer o máximo possível sobre suas práticas. Afinal, ainda existem projetos sustentáveis que não usam seus dados como moeda de troca.
Um VPN brasileiro e diferenciado
Recentemente incluído na App Store, o Spod é um aplicativo 100% brasileiro que oferece 30 dias de uso gratuito. Dessa forma, é possível testar todas as funções e avaliar se a ferramenta é a melhor aplicação para suas necessidades. Além de uma rede virtual privada, o Spod atua como firewall, agregando ainda mais segurança aos dispositivos iOS. Tudo porque é capaz de bloquear tanto ameaças ao sistema quanto os famosos rastreadores de publicidade.
Assim, com a função Filtro Web do Spod, oferece uma navegação realmente anônima e livre de exposição a cookies. Inclusive, este é um dos grandes diferenciais do app, que permite controlar quais bloqueios devem ser feitos para cada dispositivo. Os usuários podem, ainda, utilizar a aba Alertas para saber tudo que está acontecendo.
Compatível com iPhone e iPad, o Spod facilita a conexão remota da equipe ao sistema, sem comprometer a segurança dos dados. Além disso, o serviço permite a escolha de conexão entre servidores no Brasil ou nos EUA. A dispensa do cadastro é mais um diferencial da ferramenta para garantir o anonimato. Depois do período de avaliação, o pagamento do plano escolhido ocorre diretamente por sua conta da App Store. Para tanto, basta optar pela contratação mensal ou anual.
Foto: iStock/Jirsak