Dia do Podcast: 5 opções que discutem temas educacionais

African teen girl wearing headphones study with internet chat skype teacher prepare for exam, black girl school student learning online, watch webinar make notes looking at laptop, distance education

Em 21 de outubro, o Brasil comemora o Dia do Podcast – uma homenagem à publicação do primeiro programa nacional online. Apesar de ter surgido em 2004, foi em 2018 que o formato começou a crescer de maneira vigorosa. Desde então, os podcasts conquistam cada vez mais a atenção dos ouvintes como fonte primária de informação, entretenimento e aprendizado. Isso porque há programas dedicados aos mais diversos temas do cotidiano. De notícias a entrevistas, passando por finanças, esportes, humor, cultura e – é claro! – educação. Assim, representam ótimas opções para professores e equipes pedagógicas que buscam inspiração e atualização constantes. Por isso, prepare os fones ou a caixinha de som e dê o play nestas dicas da iPlace Educacional!

 

Escolha seu podcast preferido sobre educação

1.     Educando para Transformar

Educando para Transformar é uma série de seis episódios que integra o podcast da Fundação Telefônica Vivo. Desenvolvidos em parceria com o Estúdio Folha, os programas abordam temas relevantes e atuais. Entre eles, a parceria entre pais e educadores, a profissão do professor e a relação com os alunos. Além disso, são pautas o protagonismo jovem, o poder da educação para transformar vidas, o empreendedorismo social e o voluntariado.

2.     Folha na Sala

A Folha de São Paulo também possui seu próprio podcast especialmente produzido para professores: o Folha na Sala. Dessa forma, a cada episódio apresenta notícias e análises sobre educação. Além disso, traz histórias de professores e de suas práticas em salas de aula de todo o Brasil. Com mais de 60 episódios disponíveis no Apple Podcasts, o programa estreou sua quarta temporada em agosto de 2021.

3.     Papo de Educador

Outro programa dedicado a inspirar docentes e toda a comunidade escolar é o Papo de Educador, do professor Damione Damito. Seja por meio de entrevistas ou bate-papos, os episódios trazem novas ideias, teorias e boas práticas em educação. Logo, ajudam a divulgar experiências inovadoras e a debater formas de melhorar o ensino no Brasil. Entre outros, o programa destaca temas como ensino híbrido, formação de professores, aprendizagem criativa e educação baseada em projetos.

4.     Sala de Professor

Assim como o Papo de Educador, o Sala de Professor propõe uma conversa leve e descontraída para tratar de educação. Para isso, os apresentadores Fabiana Paixão e Walisson Ferreira compartilham a tarefa de comandar o programa. Com mais de 50 episódios disponíveis, o Sala de Professor discute temas como metodologias ativas, ensino híbrido e gamificação. Além disso, pautas como indústria 4.0, diversidade e inclusão também são alvos de debate.

5.     TED Talks Educação

Já para quem gosta de acompanhar alguns dos maiores educadores, pesquisadores e líderes comunitários, o TED Talks Educação é ótima pedida. Aliás, os episódios costumam ter de 5 a 20 minutos de duração, servindo como “pílulas” de inspiração diária. O formato escolhido abarca histórias e visões de diversas personalidades que já participaram dos eventos e conferências TED mundiais.

 

Um catálogo que promove o diálogo

No Apple Podcasts você encontra a maior e mais falada coleção de programas sobre educação e qualquer outro assunto. Desde os grandes nomes do segmento até podcasts independentes originais. Afinal, todas as vozes contam – e podem se fazer ouvir com o apoio da Apple.

Aliás, para saber mais sobre tudo que a tecnologia educacional da Apple pode fazer por sua instituição de ensino, contate-nos! Nossos especialistas estão à sua disposição pelo fone 4020.7900 ou e-mail contato@iplace-educacional.com.br.

 

Foto: iStock/fizkes

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email