Os modelos de negócios baseados em aplicativos definitivamente são uma forte tendência no mundo empresarial. Afinal, nos últimos anos temos visto muitas companhias migrando suas plataformas online para esse formato. Atendimentos e vendas antes realizados apenas nos sites das empresas agora são disponibilizados – e estimulados – em aplicativos próprios. Isso porque, nos apps, as marcas conseguem mapear melhor as preferências dos clientes e, assim, oferecer serviços mais personalizados.
Ter êxito no mercado de aplicativos, porém, não é tão simples. A concorrência é forte e são muitas as características dos apps que influenciam as chances de sucesso. Por isso, cada vez mais as empresas têm recorrido a soluções de análise de dados como o App Annie. Abaixo, conheça mais sobre esta ferramenta, que é líder em monitoramento de performance de aplicativos.
Todos os dados num só lugar
A proposta do App Annie é oferecer uma análise de dados completa sobre praticamente qualquer aplicativo disponibilizado online. Assim, o usuário pode utilizar a ferramenta tanto para estudar a concorrência quanto para analisar o desempenho de seu próprio app.
Para isso, o App Annie reúne estatísticas das principais plataformas de vendas de aplicativos. São cinco as maiores lojas: App Store, Google Play, Amazon App Store, Windows Store e Windows Phone Store.
As informações obtidas com as lojas são processadas e apresentadas pelo App Annie em dois produtos distintos. Confira:
-
App Annie Intelligence
Esta é a ferramenta dedicada à análise de dados de mercado e estudo da concorrência. O cliente pode pesquisar quais são os aplicativos existentes mais bem sucedidos, seja em número de downloads ou em avaliações positivas. A pesquisa oferece inúmeros filtros, como área de atuação do app, tempo de uso médio e métricas de engajamento. A busca também pode ser especificada por regiões geográficas e perfil etário dos usuários.
-
App Annie Connect
Já o Connect é voltado a quem procura acompanhar minuciosamente o desempenho dos seus próprios apps. Nesta ferramenta, o App Annie concentra a análise de dados de todos os parâmetros disponíveis sobre os aplicativos do cliente.
Logo, é possível estudar o mercado e o público nos quais o app faz mais sucesso ou onde não tem bom desempenho. Dessa forma o cliente tem em mãos todas as informações necessárias para traçar suas estratégias de atuação.
O App Annie disponibiliza o Connect e alguns serviços do Intelligence de forma gratuita. Recursos mais avançados são oferecidos no pacote premium, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente.
Foto: iStock/ipopba