Como reduzir custos sem abrir mão da qualidade nos negócios

ambiente de trabalho otimizado

Num mercado cada vez mais competitivo, muitos empreendimentos podem sofrer com repentinas quedas de faturamento. Consequentemente, os lucros diminuem e a tendência mais comum é a de buscar reduzir custos a partir do departamento pessoal. No entanto, seguindo o que defendem os especialistas, o capital humano é o principal ativo das empresas. Neste contexto, investir em observação e estratégia é o melhor caminho para equilibrar as contas de forma produtiva e eficiente. Portanto, confira algumas dicas para identificar e reavaliar situações a fim de reduzir custos sem perder qualidade nos negócios.

 

Oito estratégias para reduzir custos na sua empresa

  1. Comece por pequenas situações

Muitas vezes, pequenas mudanças podem fazer grande diferença no final de cada mês. Por exemplo: você já observou qual é o tipo de iluminação utilizada na estrutura física de sua empresa? Os custos de energia podem ser reduzidos com a substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas pelas de LED. Afinal, além de gastar menos energia, o modelo oferece maior durabilidade. Quando possível, também dê preferência à luz natural, abrindo cortinas e janelas. Reavaliar o consumo e os custos de planos de telefonia é outra boa forma de reduzir custos empresariais. Além de buscar pacotes mais vantajosos, é possível focar a comunicação em aplicativos de internet.

Para completar, aquela recomendação que costuma acompanhar as assinaturas de e-mail de muitas organizações em apoio ao meio ambiente… Em vez de imprimir, priorize digitalizar documentos que podem ser enviados por aplicativos, e-mails ou compartilhados por serviços de nuvem. Atualmente, é possível até mesmo assiná-los a partir de seus dispositivos eletrônicos e aplicativos gratuitos. Entre os mais destacados na App Store está o SignEasy.

  1. Inspire sua equipe com atitudes sustentáveis durante os intervalos

Além de comuns, aqueles pequenos intervalos entre uma atividade e outra fazem parte de muitas recomendações para investir em produtividade. No entanto, em muitas empresas, a pausa para o café ou para a água pode gerar custos desnecessários. Para reduzir custos com copos plásticos, incentive sua equipe a utilizar canecas individuais e personalizadas. Dessa forma também é possível colaborar com o meio ambiente.

  1. Reavalie os gastos com bancos e fornecedores

Não é apenas a sua empresa que precisa se reinventar constantemente. Diversos setores são afetados por mudanças de toda a ordem e disrupções favorecidas pela tecnologia. Por isso é importante fazer análises periódicas em relação à prática de negociação com fornecedores. Faça um levantamento do que é gasto com tarifas bancárias, pesquise taxas em outras instituições financeiras e renegocie.

Em se tratando de demissões ou contratações, analise todos os custos envolvidos. É essencial contratar novos funcionários ou é possível terceirizar? É realmente vantajoso dispensar alguém e ficar determinado período com a equipe reduzida? Vale lembrar do período necessário para a adaptação das rotinas de trabalho.

  1. Priorize planejamentos tangíveis

Crie e estimule metas mensais, semestrais ou anuais realistas. Conduza análises e pesquisas sobre o seu negócio, comparando-o com outras empresas do mesmo segmento. Especialmente no que se refere ao uso de tecnologias: computadores, aplicativos, dispositivos móveis e a interação entre todos eles. Nesse contexto, e inclusive sob a perspectiva das PMEs, as soluções Apple estão em crescente preferência entre as organizações. O investimento inicial na plataforma Apple pode, sim, até ser mais alto do que com alternativas baseadas em outros sistemas. No entanto, os ganhos de produtividade e a redução de despesas recorrentes costumam virar esse jogo em pouco tempo. Afinal, tudo no iPad, iPhone, iMac e MacBook está a serviço do crescimento dos pequenos e médios negócios. Clique aqui e saiba mais!

  1. Corte gastos e ganhe em produtividade com a Apple

Assim como gastos com energia elétrica e custos fixos, o licenciamento de software é outra questão que costuma pesar no orçamento das empresas. No entanto, clientes Apple levam ampla vantagem nessa rubrica quando se fala em reduzir custos. Para começar, todo Mac já vem de fábrica com o sistema operacional (macOS) pronto para usar. Afinal, os dispositivos da Apple são desenvolvidos de forma integrada, em que software e hardware constituem um projeto único. Dessa forma, o usuário recebe de fábrica o “pacote completo”, sem pagar a mais por isso. Outra grande aliada das empresas é a poderosa suíte de produtividade iWork, nativa do macOS. Com ela, os colaboradores têm sempre à mão as ferramentas necessárias para o dia a dia do escritório. Para entender as vantagens da plataforma no que se refere ao Custo Total de Propriedade, clique aqui.

  1. Crie seus próprios aplicativos

Reduzir custos muitas vezes representa desenvolver soluções próprias e personalizadas para atender a necessidades corporativas. Pensando nisso, a iPlace mantém sua própria software house, batizada de iPlace Lab. Com ela, os desafios e particularidades de cada cliente são analisados estrategicamente e transformados em aplicativos capazes de alavancar negócios. Tudo com o selo de qualidade da parceria internacional com a OneSpan – líder global em soluções de autenticação e segurança. Veja aqui como funciona a iPlace Lab.

  1. Automatize o sistema de controle de despesas

Controlar todos os gastos da empresa costuma ser uma tarefa desafiadora e extremamente burocrática. Afinal, tal processo geralmente envolve um volume significativo de documentos. Assim, qualquer erro ou extravio pode causar grandes problemas. No entanto, um bom sistema de controle oferece a possibilidade de reduzir custos de gerenciamento e ainda automatizar os processos. É o caso da Expense Mobi – a solução ideal para controlar e desburocratizar todo o fluxo de despesas corporativas. Compatível com Mac e dispositivos iOS, ela garante praticidade e mobilidade de uso, além de uma visão geral sempre atualizada das despesas. Neste link é possível conhecer todos os diferenciais da Expense Mobi.

Outra funcionalidade oferecida pelo sistema é o controle diferenciado das despesas de viagem. Assim, a partir do uso inteligente da tecnologia, é possível gerenciar comprovantes de despesa e providenciar seus encaminhamentos de maneira muito mais ágil. Consequentemente, a empresa consegue otimizar o tempo despendido pelo setor responsável por gerenciar os reembolsos e reduzir custos de processos.

  1. Invista em produtividade para o setor de TI

Já é sabido que, com um parque Apple, as empresas recebem o melhor em relação a software e hardware. Afinal, as soluções da marca geram menos trabalho para o time de suporte e mais resultados para o negócio. Para conhecer todas as facilidades para implantar o ecossistema Apple, entre em contato com a iPlace. Você também pode clicar aqui e baixar um e-book exclusivo para descobrir como a Apple oferece o melhor custo-benefício do mercado.

 

Foto: iStock/scyther5

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: