Como o iOS pode revolucionar seus processos produtivos

iOS-na-industria-1024x683
Produtividade é palavra de ordem em qualquer segmento da indústria. O desafio das empresas está em entregar sempre mais resultados, mas utilizando menos recursos. Nesse cenário, os produtos Apple ajudam a inovar – e um ambiente iOS pode revolucionar os processos internos de sua fábrica. A seguir, conheça o caso da SKF, que está usando o iPhone e o iPad para alavancar toda sua operação.

 Produtividade máxima com um ambiente iOS

O exemplo da multinacional SKF serve para ilustrar como a inovação tecnológica colabora na otimização da indústria. A empresa de engenharia, com sede na Suécia, está no mercado desde 1907, produzindo peças automotivas, motores e rolamentos. E as soluções da Apple são um dos segredos para essa longevidade dos negócios.

A companhia sueca utiliza mais de 30 aplicativos especialmente desenhados para a gestão das operações. Os inconfundíveis iPhone e iPad são vistos não somente no escritório dos altos executivos, mas também no chão de fábrica.

Um dos apps que a SKF utiliza é o MOST, que eliminou relatórios em papel. Hoje, é possível visualizar a linha de montagem em tempo real. Assim, os operadores conseguem perceber se há necessidade de manutenção em alguma máquina. Caso surja um problema, basta tirar uma foto do equipamento e enviá-la ao gestor. A equipe pode se comunicar por chat, garantindo que qualquer contratempo seja resolvido na hora.

Interface homem–máquina

O iPad também se tornou uma interface entre trabalhador e maquinário. O aplicativo Shaft Align, por exemplo, conecta via bluetooth o dispositivo móvel à peça em produção. Com isso, pode-se verificar se o alinhamento está correto. Quaisquer ajustes são feitos com base num passo a passo que inclui até mesmo um modelo em 3D. Assim, checagens e reparos ocorrem com a simplicidade de um toque na tela.

Além disso, os colaboradores possuem um acervo digital com todos os catálogos, manuais e materiais de marketing da SKF. São milhares de páginas para download. O acesso off-line é útil tanto para vendedores quanto para engenheiros. Afinal, imagine trabalhar a 150 metros de profundidade, onde não há wi-fi, e precisar de informações atualizadas sobre um produto. Com o iPad em mãos, tudo fica mais simples.

Ambiente iOS gera mais resultados na indústria

O uso do iPhone e do iPad no chão de fábrica assegura um diferencial competitivo para a SKF. Em alguns casos, houve redução de mais de 10% na carga de trabalho, devido à eficiência conquistada. Desse modo, é como se a empresa conseguisse colocar mais 800 pessoas trabalhando na produção ou atendendo diretamente o consumidor.

Imagine o que um ambiente iOS pode fazer por sua equipe! Contate a iPlace pelo e-mail contato@iplacecorp.com.br ou pelo fone 4020.7900 e descubra como aproveitar a plataforma Apple no seu empreendimento.

Foto: iStock/shironosov

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: