Como atingir suas metas usando dez minutos por dia

Portrait of a young beautiful designer enjoying coffee during write new ideas.

Quem vive entre múltiplas demandas sabe que o acúmulo de tarefas, por vezes, impede o cumprimento de prazos e metas. Aliás, o excesso de trabalho quase sempre prejudica os níveis de qualidade das entregas, o desempenho geral e a produtividade. Ao mesmo tempo, entra em cena outro grande problema muito comum na era digital: a procrastinação. Ou seja, a vontade de adiar ou demorar a fazer algo, especialmente frente aos incontáveis atrativos da internet. Assim, quando não utilizados para fins profissionais, redes sociais, apps de mensagens e demais sites viram sabotadores de suas metas. Felizmente, em oposição a essas situações, existem ótimos hacks de produtividade. Entre eles está a “Regra dos 10 Minutos”, muito utilizada pelo diretor de engenharia na Dropbox, Alex Allain.

A técnica favorece a agilidade e a atenção para estimular o profissional a cumprir suas tarefas de maneira integral. Isso porque é baseada na tática de dividir um grande projeto em etapas menores. Dessa forma, é possível atuar nele um pouquinho a cada dia, facilitando um maior nível de engajamento em suas tarefas. Além disso, a regra ajuda a perceber os avanços conquistados, mesmo que em tão pouco tempo. Consequentemente, vai contribuindo para reduzir a vontade de procrastinar.

Outro impeditivo na busca de suas metas é o medo consciente ou inconsciente de falhar em alguma demanda. Já com a Regra dos 10 Minutos, a ansiedade, o receio e o temor são atenuados. Assim, dão lugar à confiança e à segurança para desenvolver as atividades de forma mais eficiente e produtiva.

 

Aplicando a Regra dos 10 Minutos

De modo geral, aplicar a Regra dos 10 Minutos é muito simples. Para tanto, basta manter sua atenção focada na realização de uma tarefa, sem interrupções, ao longo de dez minutos. Passado esse período, você pode tanto continuar com a atividade quanto alternar para outra. Foi assim que Alex Allain conseguiu escrever um livro em curto espaço de tempo. Tudo porque instituiu que trabalharia na obra todos os dias, sem desculpas, por um mínimo de dez minutos. No entanto, isso não significa que ele tenha se dedicado especificamente a escrever em todos esses dias. Em momentos de pouca inspiração, Alex também investia em formatação, revisão, edição e brainstorming – tudo sendo compreendido como progresso. Afinal, a desobrigação de produzir a todo o custo também ajuda a tornar o trabalho mais leve e exequível. Logo, a Regra dos 10 Minutos pode ser aplicada em quaisquer que sejam os seus desafios. Experimente!

 

Foto: iStock/Nebojsa93

Compartilhe este post

Veja também: