Como atingir a consistência rumo ao sucesso profissional

businessman showing virtual approved check mark

Ao longo de nossas carreiras, estamos sempre procurando formas de atingir – ou aumentar – o tão sonhado sucesso profissional. Assim, nessa jornada lidamos com diversas etapas, como a criação de objetivos, a perseguição das metas e, inclusive, a frustração. Afinal, infelizmente é comum que as coisas não saiam exatamente como planejávamos.

Altos e baixos fazem parte do processo, mas é preciso focar naquilo que realmente importa: a consistência. Isso porque, naturalmente, é muito mais interessante que você seja sempre bom naquilo que faz. Isto é, não adianta ter desempenho excelente às vezes, mas abaixo da média em outros momentos. Aliás, essa oscilação costuma estar mais relacionada a foco, motivação e disciplina do que à capacidade técnica para o trabalho.

Mas, então, como obter essa regularidade enquanto perseguimos nossas metas?

 

Atingindo o sucesso profissional através da consistência

A receita para evitar os altos e baixos na sua própria dedicação ao trabalho é criar situações que mesclem previsibilidade e novidade. Isso porque geralmente nos sentimos estressados num cenário com muitas incertezas. O período de home office e suas surpresas diárias (como interrupções da família e barulhos na rua) são exemplos disso. Afinal, muitas das pessoas que sentiram dificuldade de trabalhar em casa também não possuíam um ambiente perfeito no escritório. Porém, na empresa, já conheciam a rotina, sabiam dos prós e contras, e se sentiam no controle.

Em contrapartida, o excesso de previsibilidade também se torna monótono a médio e longo prazo, gerando desmotivação. E a falta de ânimo, evidentemente, não contribui nada para o sucesso profissional. Logo, é preciso se antecipar à monotonia e criar formas de manter pelo menos um ar de novidade nas tarefas diárias.

Abaixo, veja algumas sugestões de como criar esse equilíbrio e manter a consistência:

 

Trace objetivos realistas

Como visto, precisamos nos sentir pelo menos parcialmente no controle de nossa trajetória para mantermos o foco. Portanto, na hora de planejar a carreira, não coloque como objetivo o resultado final, mas o caminho a ser percorrido. Ou seja, não tenha como meta “chegar ao cargo de diretor”, pois isso não depende só de você. Em vez disso, planeje “obter as qualificações necessárias para virar diretor”. A partir daí, você consegue criar etapas mais concretas, como desenvolver novas habilidades profissionais.

Faça planos detalhados

Sempre que criar um objetivo ou atividade, já planeje detalhadamente como colocá-la em prática. Assim, caso pretenda fazer um curso ou ler um livro sobre sucesso profissional, por exemplo, já anteveja quais horários dedicará a isso. Da mesma forma, coloque um prazo de finalização. Assim, a responsabilidade se tornará mais concreta – e será menos provável que você perca a motivação.

Não confie apenas na força de vontade

Ao longo da trajetória em busca do sucesso profissional sempre precisaremos lidar com nossos pontos fracos e é necessário reconhecê-los. Hoje em dia, por exemplo, é muito comum as pessoas terem dificuldade de se concentrar no trabalho por conta das constantes notificações no celular. Logo, não adianta tentar confiar na força de vontade de resistir aos impulsos. O melhor, nesse caso, é desligar o aparelho durante o expediente ou deixá-lo fora do alcance. Ou seja, antecipe-se e desarme os seus próprios comportamentos que podem prejudicar a produtividade.

Diversifique a rotina

Por fim, é preciso relembrar que o excesso de previsibilidade também se torna prejudicial para a tão almejada consistência. Assim, devemos aliar o planejamento à diversificação. E, embora isso possa parecer difícil ou mesmo contraditório, na verdade é bastante fácil. Afinal, pode ser feito através de iniciativas simples, como alternar os turnos ou locais de trabalho. Pequenas ações, mas que geram um grande impacto positivo.

 

Para mais dicas sobre gestão, tendências e sucesso profissional, bem como soluções de tecnologia, acompanhe sempre o blog da iPlace Corporativo!

 

Foto: iStock/ BernardaSv

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email