Apresentando M1 Pro e M1 Max

Apple_M1-Pro-M1-Max_Chips_10182021-1068x694

A Apple anunciou hoje M1 Pro e M1 Max, os próximos chips inovadores para Mac. Ampliando a arquitetura transformacional do M1, o M1 Pro oferece desempenho incrível com eficiência de energia líder do setor, enquanto o M1 Max leva esses recursos a novos patamares. A CPU em M1 Pro e M1 Max oferece desempenho de CPU até 70 por cento mais rápido do que M1, então tarefas como compilar projetos em Xcode são mais rápidas do que nunca.

A GPU em M1 Pro é até 2x mais rápida que M1, enquanto M1 Max é até espantosos 4x mais rápido que M1, permitindo que usuários profissionais voem através dos fluxos de trabalho gráficos mais exigentes.M1 Pro e M1 Max introduzem uma arquitetura de sistema em um chip (SoC) para sistemas profissionais pela primeira vez. Os chips apresentam memória unificada rápida, desempenho líder do setor por watt e incrível eficiência de energia, juntamente com maior largura de banda e capacidade de memória.

M1 Pro oferece até 200 GB / s de largura de banda de memória com suporte para até 32 GB de memória unificada. M1 Max oferece até 400 GB / s de largura de banda de memória – 2x a do M1 Pro e quase 6x a do M1 – e suporte para até 64 GB de memória unificada. E enquanto os laptops mais recentes chegam a 16 GB de memória gráfica, ter essa enorme quantidade de memória permite fluxos de trabalho com uso intensivo de gráficos anteriormente inimagináveis ​​em um notebook.

A arquitetura eficiente do M1 Pro e M1 Max significa que eles oferecem o mesmo nível de desempenho, esteja o MacBook Pro conectado ou usando a bateria. M1 Pro e M1 Max também apresentam mecanismos de mídia aprimorados com aceleradores ProRes dedicados especificamente para processamento de vídeo profissional.

M1 Pro e M1 Max são de longe os chips mais poderosos que a Apple já construiu.“M1 transformou nossos sistemas mais populares com desempenho incrível, tecnologias personalizadas e eficiência de energia líder do setor. Ninguém jamais aplicou um design de sistema em um chip a um sistema profissional até hoje com M1 Pro e M1 Max ”, disse Johny Srouji, vice-presidente sênior de Tecnologias de Hardware da Apple.

“Com ganhos massivos no desempenho de CPU e GPU, até seis vezes a largura de banda da memória, um novo mecanismo de mídia com aceleradores ProRes e outras tecnologias avançadas, M1 Pro e M1 Max levam o silício da Apple ainda mais longe e são diferentes de qualquer outra coisa em um profissional caderno.”

M1 Pro: um nível totalmente novo de desempenho e capacidade

Utilizando a tecnologia de processo de 5 nanômetros líder do setor, o M1 Pro contém 33,7 bilhões de transistores, mais de 2x a quantidade do M1.

Uma nova CPU de 10 núcleos, incluindo oito núcleos de alto desempenho e dois núcleos de alta eficiência, é até 70 por cento mais rápida do que M1, resultando em desempenho profissional de CPU inacreditável. Comparado com o mais recente chip de laptop de PC de 8 núcleos, M1 Pro oferece até 1,7x mais desempenho de CPU com o mesmo nível de energia e atinge o desempenho máximo do chip de PC usando até 70 por cento menos energia.

Mesmo as tarefas mais exigentes, como edição de fotos em alta resolução, são realizadas com facilidade pelo M1 Pro.M1 Pro tem uma GPU de até 16 núcleos que é até 2x mais rápida do que M1 e até 7x mais rápida do que os gráficos integrados no mais recente chip de laptop para PC de 8 núcleos.

Comparado a uma poderosa GPU discreta para notebooks PC, M1 Pro oferece mais desempenho enquanto usa até 70% menos energia.

M1 Pro pode ser configurado com até 32 GB de memória unificada rápida, com até 200 GB / s de largura de banda de memória, permitindo que criativos como artistas 3D e desenvolvedores de jogos façam mais em movimento do que nunca.

M1 Pro e M1 Max apresentam uma CPU de até 10 núcleos que é até 1,7x mais rápida do que o mais recente chip de laptop de PC de 8 núcleos no mesmo nível de energia e atinge o desempenho máximo do chip de PC em até 70 por cento menos potência.

M1 Max: o chip mais poderoso do mundo para um notebook profissional

M1 Max apresenta o mesmo CPU poderoso de 10 núcleos que M1 Pro e adiciona uma GPU de 32 núcleos maciça para desempenho gráfico até 4x mais rápido do que M1. Com 57 bilhões de transistores – 70 por cento mais do que M1 Pro e 3,5 vezes mais do que M1 – M1 Max é o maior chip que a Apple já construiu.

Além disso, a GPU oferece desempenho comparável a uma GPU de última geração em um laptop PC profissional compacto, consumindo até 40 por cento menos energia e desempenho semelhante ao da GPU de última geração nos maiores laptops, usando até 100 watts menos potência. Isso significa que menos calor é gerado, os ventiladores funcionam silenciosamente e com menos frequência e a vida útil da bateria é incrível no novo MacBook Pro.

M1 Max transforma fluxos de trabalho com uso intensivo de gráficos, incluindo renderização complexa de linha do tempo até 13x mais rápida no Final Cut Pro em comparação com a geração anterior do MacBook Pro de 13 polegadas.M1 Max também oferece uma malha on-chip de largura de banda maior e dobra a interface de memória em comparação com M1 Pro para até 400 GB / s, ou quase 6x a largura de banda de memória de M1.

Isso permite que M1 Max seja configurado com até 64 GB de memória unificada rápida. Com seu desempenho incomparável, M1 Max é o chip mais poderoso já construído para um notebook profissional.

Mecanismo de mídia rápido e eficiente, agora com ProRes

M1 Pro e M1 Max incluem um mecanismo de mídia projetado pela Apple que acelera o processamento de vídeo enquanto maximiza a vida útil da bateria. M1 Pro também inclui aceleração dedicada para o codec de vídeo profissional ProRes, permitindo a reprodução de vários streams de vídeo ProRes 4K e 8K de alta qualidade usando muito pouca energia.

M1 Max vai ainda mais longe, fornecendo codificação de vídeo até 2x mais rápida do que M1 Pro e possui dois aceleradores ProRes. Com M1 Max, o novo MacBook Pro pode transcodificar vídeo ProRes no Compressor até um notável 10x mais rápido em comparação com a geração anterior do MacBook Pro de 16 polegadas.

M1 Pro e M1 Max adicionam aceleradores ProRes dedicados ao mecanismo de mídia, proporcionando processamento de vídeo incrivelmente rápido e com baixo consumo de energia.

Tecnologias avançadas para um sistema profissional completo

M1 Pro e M1 Max são carregados com tecnologias personalizadas avançadas que ajudam a levar os fluxos de trabalho profissionais para o próximo nível:

  • Um mecanismo neural de 16 núcleos para aceleração de aprendizado de máquina no dispositivo e desempenho aprimorado da câmera.
  • Um novo mecanismo de exibição aciona vários monitores externos.
  • Controladores Thunderbolt 4 integrados adicionais fornecem ainda mais largura de banda de E / S.
  • O processador de sinal de imagem personalizado da Apple, junto com o Neural Engine, usa vídeo computacional para melhorar a qualidade da imagem para vídeos mais nítidos e tons de pele de aparência mais natural na câmera embutida.
  • A melhor segurança da categoria, incluindo o mais recente Secure Enclave da Apple, inicialização segura verificada por hardware e tecnologias anti-exploração de tempo de execução.
Um poderoso mecanismo de exibição em M1 Pro e M1 Max conduz vários monitores externos, enquanto controladores Thunderbolt adicionais fornecem mais largura de banda de E / S.

Um grande passo na transição para o silício da Apple

O Mac está agora há um ano em sua transição de dois anos para o silício da Apple, e M1 Pro e M1 Max representam outro grande passo à frente. Esses são os chips mais poderosos e capazes que a Apple já criou e, junto com o M1, eles formam uma família de chips que lidera a indústria em desempenho, tecnologias personalizadas e eficiência de energia.

macOS e aplicativos revelam os recursos do M1 Pro e M1 Max

O macOS Monterey foi projetado para liberar o poder do M1 Pro e M1 Max, oferecendo desempenho inovador, recursos profissionais fenomenais e duração de bateria incrível. Ao projetar Monterey para o silício da Apple, o Mac desperta instantaneamente do repouso e todo o sistema é rápido e incrivelmente responsivo.

As tecnologias de desenvolvedor, como Metal, permitem que os aplicativos aproveitem ao máximo os novos chips, e as otimizações no Core ML utilizam o poderoso Neural Engine para que os modelos de aprendizado de máquina possam ser executados ainda mais rápido.

Os dados de carga de trabalho do aplicativo Pro são usados ​​para ajudar a otimizar como o macOS atribui tarefas multithread aos núcleos da CPU para desempenho máximo, e recursos avançados de gerenciamento de energia alocam tarefas de maneira inteligente entre os núcleos de desempenho e eficiência para velocidade incrível e vida útil da bateria.

A combinação do macOS com M1, M1 Pro ou M1 Max também oferece proteções de segurança líderes do setor, incluindo inicialização segura verificada por hardware, tecnologias anti-exploração de tempo de execução e criptografia rápida em linha para arquivos. Todos os aplicativos da Apple para Mac são otimizados para – e executados nativamente – silício da Apple, e há mais de 10.000 aplicativos e plug-ins universais disponíveis.

Os aplicativos Mac existentes que ainda não foram atualizados para o Universal funcionarão perfeitamente com a tecnologia Rosetta 2 da Apple, e os usuários também podem executar aplicativos para iPhone e iPad diretamente no Mac, abrindo um novo universo de possibilidades.

Compromisso da Apple com o meio ambiente

Hoje, a Apple é neutra em carbono para as operações corporativas globais e, em 2030, planeja ter um impacto climático líquido zero em todo o negócio, o que inclui cadeias de suprimentos de fabricação e todos os ciclos de vida dos produtos. Isso também significa que cada chip criado pela Apple, do design à fabricação, será 100% neutro em carbono.

Imagens: Apple/NewsRoom

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email