Apps de arquitetura garantem mais agilidade para a rotina

Concentrated young business people working on blueprints and digital tablet at the office

Tanto no escritório quanto no canteiro de obras, a tecnologia modificou a rotina dos profissionais de arquitetura. Afinal, com bons softwares aliados a equipamentos robustos e versáteis, é possível estabelecer um fluxo de trabalho ainda mais eficiente. Nesse sentido, muitos arquitetos (e vários outros profissionais liberais – como programadores, designers e publicitários, por exemplo) preferem a tecnologia Apple. Aliás, essa é uma tendência verificada também em empresas de todos os tamanhos. Isso porque segurança, inovação, praticidade e alto desempenho são elementos cada vez mais indispensáveis ao mundo dos negócios. Além disso, com a iPlace Corporativo, os dispositivos Apple adquiridos por sua companhia já chegam prontos para o trabalho.

Ferramentas digitais para arquitetura

Sem dúvida, o AutoCad é um dos programas mais conhecidos e utilizados por profissionais de arquitetura. Não apenas dentro dos escritórios, onde o Mac garante máxima performance, como em qualquer outro lugar. Afinal, ele também pode ser baixado no iPhone e no iPad – e de maneira gratuita. Desse modo, os profissionais da área ganham ainda mais praticidade e mobilidade para exercer suas tarefas. Ao mesmo tempo, novos softwares têm surgido para facilitar a rotina de arquitetos e decoradores. Por isso, conheça a seguir alguns apps que certamente serão úteis ao seu dia a dia!

Medida

Em primeiro lugar, trazemos uma ferramenta nativa do sistema que, sem dúvida, você deverá aplicar muito em seu cotidiano. Isso porque o app Medida usa tecnologia de realidade aumentada para transformar seu iPhone ou iPad numa trena digital. Assim, você pode medir o tamanho de aberturas e ambientes, bem como detectar automaticamente as dimensões de objetos retangulares. Além disso, consegue salvar uma foto de suas medições.

Sun Surveyor Lite

Certamente, a posição solar de um imóvel está entre os principais detalhes que o profissional de arquitetura precisa considerar. Não apenas para priorizar o conforto térmico das instalações, como para valorizar ainda mais seus projetos. Nesse sentido, o Sun Surveyor Lite é um dos aplicativos indispensáveis para iPhone e iPad. Afinal, ele é capaz de resolver o mistério sobre horários do nascer e pôr-do-sol, por exemplo. Além disso, você encontra uma profusão de recursos interativos a partir do app.

Com a bússola 3D e as efêmeras detalhadas, é possível visualizar o caminho do sol. Seja ao longo do dia ou durante o ano inteiro. Ao mesmo tempo, o app traz características como a informação “sombra solar”. Com ela, é possível calcular o comprimento das sombras projetadas pelos objetos.

Magicplan

Com o Magicplan, você pode realizar medições, relatórios e cálculos diretamente no canteiro de obras. Desse modo, consegue ser mais produtivo em sua rotina e dispensar horas extras no escritório. Com interface amigável e tecnologia inovadora, o app oferece um recurso prático de medição digital. Com ele, basta seguir alguns passos, que o material e os custos são calculados automaticamente.

Ao mesmo tempo, o Magicplan permite adicionar fotos, imagens 360°, notas e modelos de inspeção para criar relatórios estruturados. Como se não bastasse, a ferramenta permite criar esboços com dimensões detalhadas e juntar peças para formar uma planta baixa. Além de criar modelos 3D em segundos, editar paredes e objetos em elevação. Para completar, o Magicplan disponibiliza mais de 1.000 objetos para equipar suas plantas baixas.

Homestyler Decoração 3D

Enquanto isso, o Homestyler 3D serve como fonte de inspiração para aprimorar a decoração dos seus projetos de arquitetura. Afinal, oferece uma atmosfera mais lúdica, semelhante à dos jogos de design de interiores. Aliás, permite acesso às produções da comunidade do app e estimula interações entre os usuários. Com isso, você pode compartilhar suas criações, bem como analisar o estilo de outros criadores e participar de desafios semanais. Além disso, o app disponibiliza um catálogo de móveis e objetos para simular composições no seu iPhone ou iPad.

É possível, ainda, optar por decorar projetos prontos ou utilizar a realidade aumentada para inserir itens em seu ambiente. Da mesma forma, pode-se criar um projeto do zero, bastando fornecer as medidas desejadas. Em seguida, é só inserir as categorias de itens e escolher entre variedades de poltronas, estantes, luminárias e outras opções.

Se o seu escritório de arquitetura já tem as melhores tecnologias Apple, baixe agora suas ferramentas preferidas na App Store! Já para adquirir ou atualizar seu parque de Mac, iPad e iPhone, entre em contato com a iPlace Corporativo!

 

Foto: iStock/Wavebreakmedia

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: