Apple revela nova experiência na Tela Bloqueada e novas maneiras de compartilhar e se comunicar no iOS 16

Apple lança novo iOS 16

A Apple apresentou o iOS 16 com a maior atualização na Tela Bloqueada e novos recursos de compartilhamento, comunicação e inteligência, transformando a maneira de usar o iPhone. O iOS 16 traz a Fototeca Compartilhada do iCloud para dividir fotos com a família, atualizações para o Mensagens e o Mail que ajudam usuários a se conectar com facilidade e melhorias poderosas para o Texto ao Vivo e a Pesquisa Visual.

“O iOS 16 é um grande lançamento com atualizações que mudarão a forma de usar o iPhone”, disse Craig Federighi, senior vice president of Software Engineering da Apple. “Renovamos todo o design e o funcionamento da Tela Bloqueada e acrescentamos recursos novos para torná-lo mais pessoal e útil. Também adicionamos a Fototeca Compartilhada do iCloud para famílias, novos recursos no Mensagens e no Mail que acreditamos que os usuários vão adorar e melhorias na tecnologia de inteligência do Texto ao Vivo e da Pesquisa Visual”.

Experiência personalizada na Tela Bloqueada

Com o iOS 16, a Tela Bloqueada está mais pessoal, linda e útil. Graças a um novo efeito em multicamadas, a imagem é exibida artisticamente ao redor da indicação de hora na Tela Bloqueada, criando uma sensação de profundidade. Os usuários também podem mudar o formato da data e da hora com vários estilos e cores de fonte.

A Tela Bloqueada traz widgets inspirados nas complicações do Apple Watch para exibir informações com mais facilidade, como próximos eventos do calendário, previsões do tempo, nível da bateria, alarmes, fuso horário, status dos círculos de Atividade e muito mais.

Uma nova galeria da Tela Bloqueada traz várias opções para o usuário se inspirar, como coleções da Apple, incluindo Pride e Unity, para celebrar momentos culturais especiais, além de um papel de parede Tempo que mostra as condições meteorológicas atuais, e a opção Astronomia, com imagens da Terra, da lua e do sistema solar. Os usuários podem criar variações da Tela Bloqueada usando seus emojis ou cores favoritas.

O novo recurso Live Activities ajuda usuários a ficar por dentro das principais novidades em tempo real, como partidas, treinos, caronas ou pedidos de comida diretamente na Tela Bloqueada.

As notificações foram redesenhadas para surgirem de baixo para cima, deixando a visão da Tela Bloqueada personalizada livre.

Encontre equilíbrio com o Foco

O Foco está mais poderoso e fácil de configurar. Agora ele se conecta à Tela Bloqueada para oferecer aos usuários uma nova maneira de vincular um papel de parede e widgets da Tela Bloqueada a um modo específico do Foco.

Um lugar para fotos de família com a Fototeca Compartilhada do iCloud

A Fototeca Compartilhada do iCloud oferece a famílias uma nova maneira de compartilhar fotos com uma biblioteca separada do iCloud para até seis pessoas colaborarem, contribuírem e aproveitarem. Os usuários podem optar por compartilhar fotos de sua biblioteca pessoal, de uma data ou de pessoas específicas. Também é possível escolher enviar fotos para uma Fototeca Compartilhada automaticamente usando uma nova função no app Câmera. Além disso, usuários receberão sugestões inteligentes para compartilhar uma foto que inclui os participantes da Fototeca Compartilhada.

Novidades do Mensagens

Usuários podem editar ou desfazer o envio de mensagens recentes e marcar uma mensagem como não lida para deixá-la para depois. Além disso, o SharePlay está chegando ao Mensagens para usuários curtirem juntos conteúdos como filmes e músicas e terem o controle da reprodução enquanto conversam pelo app.

Novas ferramentas para o Mail

Agora é possível agendar um e-mail com antecedência e até desfazer o envio alguns instantes depois, antes da mensagem chegar à caixa de entrada do destinatário. O Mail detecta se o usuário esqueceu de incluir uma parte importante da mensagem, como um anexo. Os usuários também poderão voltar para uma mensagem a qualquer momento com a opção Remind Later e receber lembretes automáticos com o recurso Follow Up para acompanhar um e-mail que não tenha sido respondido. O Mail também traz a maior renovação do recurso de pesquisa, que agora usa técnicas avançadas para entregar resultados mais relevantes, precisos e completos.

Melhorias no Texto ao Vivo e na Pesquisa Visual

O Texto ao Vivo usa a inteligência do aparelho para reconhecer texto em imagens no iOS, e agora também incluirá vídeos. Os usuários podem pausar o vídeo em qualquer quadro e interagir com o texto. O Texto ao Vivo também adiciona uma função que oferece aos usuários maior rapidez para converter moedas, traduzir textos e muito mais.

A Pesquisa Visual abre um novo mundo de possibilidades nas fotos. Usuários podem manter pressionada uma parte da imagem para destacá-la do fundo e colocá-la em apps como o Mensagens. A Pesquisa Visual agora também reconhece pássaros, insetos e estátuas.

Novos recursos adicionados ao app Carteira, como Apple Pay Later, Order Tracking e muito outros

Com o recurso Apple Pay Later, usuários dos EUA podem dividir o pagamento de uma compra com o Apple Pay em quatro parcelas iguais por até seis semanas, sem taxas ou juros. Incorporado à Carteira e criado para a saúde financeira dos usuários, com o Apple Pay Later é mais fácil ver, acompanhar e reembolsar pagamentos feitos com o novo recurso na Carteira. Usuários podem solicitar o Apple Pay Later ao finalizar uma compra com o Apple Pay ou na Carteira. O recurso está disponível na rede Mastercard em todos os sites ou apps que aceitam Apple Pay. Além disso, com o recurso Order Tracking do Apple Pay, usuários podem ver recibos detalhados e informações de rastreamento na Carteira de compras feitas pelo Apple Pay com vendedores participantes.

Mais compatibilidade para chaves e documentos na Carteira. Usuários podem usar documentos na Carteira em apps que peçam verificação de identidade e idade. Para garantir uma experiência privada e segura, o app terá acesso somente às informações necessárias para concluir a transação, e o usuário poderá rever o consentimento e escolher compartilhar seus dados usando o Face ID ou o Touch ID. Além disso, usuários podem compartilhar com segurança as chaves de casa, do hotel, do escritório e do carro na Carteira por meio de apps de mensagens.

A nova geração do CarPlay

O CarPlay será capaz de mostrar conteúdos em várias telas do carro, criando uma experiência unificada e consistente. A integração profunda com o veículo permitirá aos usuários controlar o rádio ou mudar a temperatura do ar-condicionado diretamente pelo CarPlay. E, usando os dados do veículo, o recurso mostrará a velocidade, o nível de combustível, a temperatura e muito mais no painel de informações. Os usuários poderão personalizar a direção escolhendo entre diferentes designs do painel e, graças à compatibilidade com widgets, informações dos apps Tempo e Música também poderão ser exibidas no painel do carro.

Outros recursos

O Safari incorpora os Grupos de Abas para compartilhar uma coleção de sites com a família e amigos, tornando mais fácil adicionar abas e ver o mesmo que as outras pessoas. Navegar no Safari está ainda mais seguro com chaves-senha. Elas são chaves digitais únicas fáceis de usar que ficam no aparelho e nunca são armazenadas em um servidor na web, por isso os hackers não conseguem vazá-las ou enganar os usuários para que eles as compartilhem. Criadas para substituir senhas, as chaves-senha usam o Touch ID ou o Face ID para uma verificação biométrica. Além disso, as Chaves do iCloud ficam sincronizadas no iPhone, no iPad, no Mac e na Apple TV com criptografia de ponta a ponta. As chaves-senha também funcionam em apps e na web, e os usuários podem iniciar sessões em sites ou apps em aparelhos que não são fabricados pela Apple usando apenas o iPhone.

O Mapas da Apple agora calcula trajetos com até 15 paradas que os usuários podem planejar com antecedência e sincroniza automaticamente as informações do Mac para o iPhone na hora de sair. Ele também traz atualizações de trânsito, tornando mais fácil antecipar o custo do trajeto, adicionar cartões à Carteira, ver saldos baixos e recarregar ingressos.

O Compartilhamento Familiar oferece uma maneira mais simples de configurar uma conta infantil com os controles parentais certos desde o começo. Ele inclui sugestões de restrição para apps, filmes, livros, músicas e muito mais de acordo com a idade, e simplifica a configuração de aparelhos novos aplicando automaticamente os controles parentais que já existem. Quando a criança pedir mais tempo no aparelho, os guardiões podem aceitar ou recusar o pedido diretamente no Mensagens.

O recurso Ditado oferece uma nova experiência no aparelho que permite alternar facilmente entre voz e toque. Os usuários podem digitar no teclado, tocar no próximo campo, mover o cursor e inserir sugestões do QuickType sem precisar parar o Ditado. O recurso ainda pontua e adiciona emojis ditados automaticamente.

A Siri permite usar atalhos assim que um app é baixado, sem nenhuma configuração inicial. Usuários podem adicionar emojis a uma mensagem, pedir para a Siri enviar mensagens automaticamente sem precisar de confirmação e desligar ligações e chamadas FaceTime sem usar as mãos dizendo apenas “E aí, Siri, desligar”.

O app Casa tornou mais fácil navegar, organizar e visualizar acessórios. Melhorias na arquitetura subjacente oferecem aos usuários um controle mais eficiente e seguro de sua casa inteligente. Uma atualização de software no iOS 16 trará compatibilidade com o padrão Matter de conectividade da casa inteligente a partir de setembro. Será possível ter uma integração perfeita de vários acessórios em plataformas diferentes, ajudando a completar a visão de uma casa inteligente.

O app Fitness está disponível a todos os usuários do iPhone para ajudar a registrar e alcançar metas de treino, mesmo sem um Apple Watch. Os usuários do iPhone podem definir uma meta diária de Movimento no app Fitness para ver como as calorias ativas completam o círculo Movimento. Os sensores de movimento do iPhone conseguem acompanhar passos, distância, lances de escada e treinos de apps de terceiros. Eles podem converter esses dados em uma estimativa das calorias ativas para contribuir para o objetivo diário do Movimento. Usuários também podem compartilhar o círculo Movimento com amigos para terem mais motivação.

O app Saúde agora vem com o recurso Medicamentos, que permite criar e gerenciar uma lista de medicamentos, configurar horários e lembretes e acompanhar seus remédios, vitaminas e suplementos. Nos EUA, os usuários podem apontar a câmera do iPhone para um rótulo para adicionar um medicamento, ler sobre o que estão tomando e receber um alerta se houver risco de interação medicamentosa. Além disso, usuários podem compartilhar seus dados do app Saúde com a família e amigos, e criar um PDF com os registros de saúde disponíveis de instituições de saúde conectadas.

O Apple News traz uma nova seção para acompanhar times e ligas favoritos, receber histórias de centenas das melhores editoras, acessar resultados de jogos, cronogramas e tabela de classificação das melhores ligas profissionais e universitárias diretamente no app News.

O Game Center traz um painel renovado que mostra as atividades e conquistas de amigos nos jogos em um só lugar. Assim, os jogadores podem se aliar ou competir com seus amigos com mais facilidade.

O Áudio Espacial personalizado oferece uma experiência de áudio ainda mais precisa e envolvente. Os ouvintes podem usar a câmera TrueDepth no iPhone para criar um perfil pessoal de Áudio Espacial que proporciona uma experiência de áudio exclusiva.

Um novo recurso de privacidade chamado Verificação de Segurança consegue ajudar usuários que sofrem de violência doméstica ou conjugal removendo rapidamente todos os acessos que concederam às outras pessoas. Ele inclui uma redefinição de emergência que ajuda usuários a encerrar a sessão do iCloud em outros aparelhos, redefinir permissões de privacidade e limitar mensagens apenas para o aparelho em mãos.

As atualizações de Acessibilidade incluem o Detecção de Porta, que ajuda usuários cegos ou com deficiência visual a usar o iPhone para dar os últimos passos até o destino, e o Espelhamento do Apple Watch para usuários com deficiência física ou motora que usam recursos assistivos como o Controle por Voz e o Controle Assistivo para interagir com o Apple Watch pelo iPhone. Além disso, as Legendas ao Vivo facilitam a pessoas surdas ou com deficiência auditiva acompanhar ligações ou chamadas FaceTime, usar redes sociais ou apps de videoconferência, transmitir mídias ou conversar com alguém que esteja próximo.

Disponibilidade

A prévia para desenvolvedores do iOS 16 já está disponível para os membros do Apple Developer Program em developer.apple.com, e uma versão beta pública estará disponível para os usuários do iOS no mês que vem em beta.apple.com. Novos recursos de software estarão disponíveis no segundo semestre como uma atualização de software gratuita para o iPhone 8 e posterior. Para obter mais informações, acesse iOS 16. Os recursos estão sujeitos a mudanças. Alguns recursos podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os idiomas.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email